Foto: M Azur/Catholic News
O Papa Francisco virá ao Brasil em 2017 para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, no interior de São Paulo.
As chances de vir também a Brasília são grandes.
Embora a visita à capital federal não esteja oficialmente confirmada, a Igreja de Brasília se prepara, nos bastidores, para receber o Papa. Com informações do Fato Online
A passagem pela Capital Federal integraria o roteiro da segunda visita do pontífice argentino ao Brasil, quatro anos depois de ele comandar a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que reuniu mais de três milhões de pessoas no Rio de Janeiro, em 2013.
“Seria inexplicável o Papa viajar pela segunda vez ao Brasil e não vir à capital. Ele também é chefe de Estado. É como o Obama visitar o Brasil duas vezes e não conhecer Brasília”, afirmou dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da capital, ao Fato Online.
Ainda que não haja confirmação oficial por parte da Santa Sé, dom Marcony encara a passagem de Francisco por Brasília como algo muito provável.
“O Vaticano ainda não tem a programação fechada: faltam dois anos. Mas a possibilidade é muito real”, disse o bispo.
Ao discursar em Aparecida (SP), em 2013, o papa Francisco, como de costume, pediu oração aos fiéis e avisou: “Até 2017, porque eu vou voltar”.
Convites
A presidente Dilma Rousseff o convidou para conhecer Brasília ainda durante aquela visita, mas não havia espaço para mudanças de última hora na agenda do chefe da Igreja Católica.
O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, também já fez o convite para que Francisco visite a capital.
O pedido deve ser reforçado quando a nova diretoria da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – agora presidida pelo arcebispo de Brasília – visitar o Papa. O encontro não tem data marcada, mas deve ocorrer ainda neste ano.
Memória
A última vez que um Papa esteve em Brasília foi em 1991, quando João Paulo II, proclamado santo no ano passado, foi recebido pelo então presidente Fernando Collor de Mello, após o tradicional beijo no chão na chegada ao aeroporto.
Antes, em 1980, João Paulo II também esteve em Brasília. O Brasil vivia o regime militar, liderado pelo presidente João Figueiredo.
Foram as duas únicas visitas de Papas à capital do Brasil, a maior nação católica do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário