> TABOCAS NOTICIAS : Declare seu imposto de renda com CPF eletrônico

sexta-feira, 6 de março de 2015

Declare seu imposto de renda com CPF eletrônico

Para os contribuintes que acabarem caindo na malha fina, agora há uma novidade: com o e-cpf é possível regularizar a situação cadastral na hora pela internet. Ainda, se você possui o CPF eletrônico e o utilizou na hora de fazer a sua declaração do Imposto de Renda, você conseguirá acompanhar todo o processo em tempo real pelo mesmo portal onde poderá fazer a regularização, o e-CAC. Foto: Divulgação * Fonte: Gabrielle Trevizan * Surgiu Redação

Desde 2014 a Receita Federal tornou obrigatório o uso de certificados digitais para rendimentos acima de R$ 10 milhões. O objetivo desta medida é aumentar a segurança nas declarações de alto valor, diminuir fraudes e facilitar esclarecimentos dos contribuintes que caíram na malha fina. A experiência tem sido positiva, e provou que o cruzamento de dados se dá com maior precisão a partir do e-CPF, por isso a tendência é que se popularize o certificado e o torne obrigatório.

Segundo a Receita Federal, mais de 90% dos casos de declarações que caem malha fina acontecem por divergências na hora do cruzamento de dados, que com o certificado digital podem ser evitadas. Outra vantagem é a eliminação do trabalho de solicitar documentos de empresas pagadoras, pois todos os informes dessas fontes se encontram no sistema do certificado. O contribuinte pode ainda consultar declarações anteriores, verificar pendências, pesquisar sua situação fiscal e ainda pedir procurações eletrônicas. Porém, a Receita Federal alerta que, mesmo com todo o processo sendo realizado com uso da validação eletrônica, o que antecipa o processo de retificação, a restituição do imposto não é realizada com antecedência em relação aos contribuintes que não a utilizem.

O e-CPF
O certificado digital e-CPF é válido no Brasil desde 2007 para pessoas físicas, e até 2012, quando foi feito o primeiro cálculo, já haviam sido emitidos cerca de quatro milhões de assinaturas do certificado. Nestes cinco anos, quase 30 mil declarações foram realizadas no

Imposto de Renda com o e-CPF. O certificado tem validade de até três anos e pode ser renovado pela empresa emissora. Qualquer pessoa física pode emitir e utilizar o e-cpf. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário