Na noite da última quinta-feira (15/05), aconteceu no Plenário Raimundo Lima da Câmara Municipal de Itabuna, uma sessão especial requerida pelo vereador Glaby Carvalho (Glebão-PV), com o tema voltado para a segurança do comércio da cidade.
O evento contou com participações de autoridades e representantes comerciais, como: Paulo Costa (Presidente da Associação de Lojistas da Paulino Vieira), José Adauto (Sindicom), Dr.ª Maria das Graças Valadares (Delegada de Furtos e Roubos), Jorge Braga (CDL), José Humberto (Secretário de Indústria e Comércio) e Dr.° Andirlei Nascimento (Presidente da OAB).
Representando o Sindicato do Comércio (Sindcom), Adauto falou sobre os problemas encontrados na segurança e opinou sobre possíveis soluções para que haja uma diminuição de assaltos. “É preciso que em Itabuna tenha uma casa para acolher menores infratores, o governo precisa investir em políticas públicas para que isso aconteça de forma ativa. Aumento de vagas no presídio, melhoria na estrutura da Polícia Civil e aumento no número de efetivos da Polícia Militar, são algumas das coisas que precisam ser feitas”, disse.
A delegada Dr.ª Maria das Graças disse que há dificuldades para que haja um controle em relação aos números de assaltos. “Em situação em que o assalto foi feito por um menor, há muita desordem, pois em Itabuna não tem casa de acolhimento para menor infrator, e seguindo a lei temos que liberar esse infrator em no máximo cinco dias, dependendo da situação o Juiz encaminha para Salvador. Ou seja, ficamos ‘com braços e mãos atadas”, afirmou.
O presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa e foi firme ao declarar sobre a atual realidade do assunto. “A segurança pública é um direito do cidadão e um dever do estado, consequentemente a violência estar desenfreada. Existe uma morosidade muita grande da justiça que gera uma sensação de impunidade, quem dever estar nas ruas somos nós cidadãos e não os marginais”, declarou o advogado.
O vereador Glebão, fez um balanço geral após o fim da sessão. “Vamos tirar do papel esse projeto, para que o funcionamento seja imediato. Já estamos marcando uma reunião para que tudo seja definido e que possamos ter um reforço maior nem só com a base policial e também de videomonitoramento. Consequentemente, todos comerciantes e clientes terão uma segurança reforçada”, finalizou o edil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário