Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, criou um dispositivo que funciona como um fígado.
O fígado em formato 3D limpa as toxinas do sangue.
É a mais recente novidade na área da impressão 3D.
O fígado 3D fica fora do corpo humano e usa partículas para filtrar toxinas que dão origem a certas doenças, como aquelas causadas pelas mordidas de animais ou bactérias.Anteriormente, já havia sido provado que as nano partículas eram eficazes no combate a essas toxinas.
No entanto, era necessário que elas não fossem absorvidas pelo organismo, caso contrário elas poderiam se acumular no fígado, dando origem a uma nova infecção.
Para resolver a questão da captura das toxinas, a equipe liderada pelo nano engenheiro Shaochen Chen criou uma matriz de hidrogel com as nano partículas, que funciona como um fígado, detectando, atraindo e capturando as toxinas do sangue.
Nos estudos 'in vitro', o dispositivo conseguiu neutralizar completamente as toxinas.
Esta criação vai inspirar o desenvolvimento de novos dispositivos de desintoxicação, através da técnica de impressão em 3D, já que esta tecnologia permite uma maior customização dos produtos.
O laboratório de Shaochen Chen já demostrou que é possível usar impressoras 3D para criar outras estruturas e tecidos complexos, como vasos sanguíneos, em apenas alguns segundos, e recorrendo a um hidrogel embebido com células vivas.
Técnicas como essa e as células tronco utilizadas para criação de órgãos, tem ajudado a dar esperança para doenças crônicas.
As conclusões da descoberta foram publicadas no Jornal científico Nature Communications.
Veja também a reportagem publicada aqui no SoNoticiaBoa sobre o criação de um fígado humano em laboratório a partir de células implantadas em camundongos. Como informações do Boas Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário