Pode parecer exagero, mas em alguns aspectos, a TV e seus programas informativos, como os telejornais, está perdendo público cada vez que as pessoas passam mais tempo online. Mas a dúvida que fica é: será que as pessoas estão se informando mais? Nesse emaranhado de disputa por público, os blogs também têm sua fatia.
Foi divulgada uma pesquisa do Ibope mostrando o quanto os programas jornalísticos da TV estão perdendo audiência no Brasil. Só o Jornal Nacional (Globo) perdeu 12% de público. O mais incrível é que essa audiência não migrou para outros canais, mas há indícios de que está migrando para a internet.
Claro que não podemos descartar a TV por assinatura como vilã dessa pulverização de audiências. Cada vez mais pessoas têm centenas de canais para assistir, com programas bem mais interessantes em outros canais (especialmente os de série e filmes) no mesmo horário que os telejornais da TV aberta.
Por outro lado, a internet no Brasil já tem mais de 100 milhões de usuários, metade da população. Se compararmos apenas os jovens com acesso à internet, aí sim a TV está totalmente vulnerável. Se uma dona de casa quer assistir à novela das 9 (21:00h), não precisa mais ficar com a TV ligada na Globo enquanto passa o Jornal Nacional, se tem mais opções para passar o tempo na internet.
Os dados oficiais do Ibope são:
A Internet é grande fonte de informações, mas não podemos inferir que todos que deixam de assistir ao telejornal ou ler uma revista para ficar na internet, estão de fato se informando. Os brasileiros são os que mais passam tempo na internet. A média mensal é de quase 44 horas online.
A grande vantagem disso tudo é que o dinheiro da publicidade que está majoritariamente nas mídias tradicionais, vai migrar mais rápido para a internet. Nós blogueiros podemos ganhar muito com isso. Basta produzirmos conteúdo relevante e de qualidade para atrair esse público que não para de crescer.
Fonte:Ferramentasblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário