Todo mundo se espanta e se diz, de fato, indignado, quando ouve falar da censura na internet. Em países como a China, o monitoramento é constante. Bloqueia-se, de modo definitivo, o acesso a páginas e conteúdos considerados inadequados por um tecnocrata qualquer, de plantão.
Ok, mas o que isso tem a ver com as nossas decisões financeiras? Nada. A não ser que lhe interesse saber os preços praticados por uma mesma empresa multinacional nos diferentes países. Ou se você tem dúvidas entre comprar um produto no Brasil, hoje, ou no exterior amanhã. Ou ainda se valeria a pena encomendar junto ao amigo “muambeiro” aquele perfume que você tanto queria.
Na internet, seria possível descobrir.
Quanto custa o tablet mais popular, nas redes do Walmart norte-americano e brasileiro?
Por quanto é possível comprar um clássico da literatura espanhola, nas lojas virtuais da Amazon brasileira e inglesa?
Bom, se a resposta para alguma dessas perguntas (ou similares) lhe interessa, você rapidamente descobrirá que sua tentativa de acesso, a partir de um servidor aqui do Brasil, ao site do Walmart americano é redirecionada para a loja brasileira. Ou seja, aquilo que, a princípio, seria apenas um recurso para facilitar a vida do consumidor brasileiro, constitui-se em filtragem e censura de informações relevantes para uma adequada decisão financeira.
E como escapar dessa censura? Bom, dá um trabalhinho… mas minha sugestão é que se leia um pouquinho sobre o assunto (clique aqui), antes de experimentar alguns serviços gratuitos (como este aqui).
Informação é poder… E valor!
por: Luiz Maia *http://blogs.diariodepernambuco.com.br
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