O Ministério de Relações Exteriores (MRE) detalhou nesta quinta-feira, em entrevista pelo Twitter a internautas, a visita que a presidente Dilma Rousseff fará aos EUA no próximo domingo. Em pauta estarão assuntos como educação, acordos comerciais, biocombustíves, ações de desenvolvimento sustentável e reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Dilma tem chegada prevista em Washington no final da tarde, quando será recebida pelo embaixador do Brasil nos EUA e por um representante do cerimonial americano. Ela fica no país até a manhã de terça-feira. Segundo o MRE, essa "será uma visita oficial, não de Estado".
Na segunda-feira, a presidente terá encontro com o presidente Barack Obama e também com empresários brasileiros e americanos. Obama será convidado a participar da Rio 20, fórum sobre desenvolvimento sustentável e receberá de presente obras de arte brasileiras. A política internacional também será assunto no encontro.
"Nessa visita, queremos reiterar o compromisso comum com a reforma do CSNU(Conselho de Segurança da ONU), dotando-o de mais legitimidade e eficácia", postou no microblog o MRE.
Na terça-feira, Dilma deve chegar a Boston e se reunir com as duas mulheres que presidem o MIT e a Universidade de Harvard, além de conversar com o governador de Massachussets. Dilma visitará um laboratório de inovação e participará de mesa redonda com a comunidade acadêmica e científica.
A presidente não deve colocar em pauta a questão do visto para a entrada de brasileiros no EUA.
"Os Governos brasileiro e americano têm trabalhado em conjunto para buscar aproximar ainda mais as duas sociedades. O cronograma do processo que pode levar à isenção de visto para brasileiros cabe, contudo, aos EUA" , disse o Itamaraty.
Na área econômica, estão sendo negociados entendimentos sobre aviação e comunicações. Da Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário