> TABOCAS NOTICIAS : Vereador condenado por tráfico de drogas toma posse no MS

domingo, 29 de abril de 2012

Vereador condenado por tráfico de drogas toma posse no MS

Um vereador que cumpre pena por tráfico de drogas voltou a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Ele exerce a função parlamentar de dia e volta pra cadeia à noite.
Joanir Subtil Viana passou dois anos preso em uma penitenciária de segurança máxima. Logo no primeiro dia recebeu a notícia de que vai enfrentar um processo de cassação do mandato por falta de decoro parlamentar.

"Nós estamos fazendo o melhor que possa ser feito para mostrar que na classe política existem pessoas de bem, que tem que fazer o certo", afirma o presidente da Câmara, Marco Maia. Em 2009, o vereador foi preso por tráfico de drogas, junto com outras seis pessoas. Na fazenda dele, em Aral Moreira, a 400 quilômetros de Campo Grande, a Polícia Federal encontrou 93 quilos de cocaína.

Condenado a 14 anos de prisão, em regime fechado, o vereador sempre negou a participação no crime e recorreu da sentença. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul confirmou a decisão da primeira instância, mas reduziu a pena para oito anos. Graças a progressão de regime, ele vai cumprir o restante da pena em um presídio semiaberto.

Agora, a rotina do vereador é assim: às 6h, ele deixa o semiaberto e vai para a Câmara Municipal trabalhar. Antes das 20h, retorna ao presídio para dormir. E não precisa andar muito. O alojamento dos detentos fica no final de uma rua, a 100 metros do local.

Na hora de voltar ao presídio, o paletó dá lugar a uma roupa simples: boné e mochila nas costas. Lá dentro, Joanir dorme em beliche e divide o quarto com outros três detentos. O vereador ainda tem mais oito meses de mandato.
De http://g1.globo.com/jornal-nacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário