O primeiro presidente dos EUA a pensar estrategicamente em juntar as duas partes do hemisfério através de um projeto político – e não do “big stick” – foi Franklin Delano Roosevelt. Assim que assumiu o poder, em 1933, incentivou uma atmosfera de cooperação e boa vontade entre os EUA e os seus vizinhos interamericanos, compatibilizando esforços na área cultural, na diplomacia, na arte, no cinema e no rádio.
Era a chamada Política de Boa Vizinhança: funcionou.
Roosevelt veio ao Brasil em janeiro de 1943, voando diretamente de Casablanca para Natal, com o objetivo de inaugurar a Base Aérea “Campo Parnamirim” – a maior instalação aeromilitar americana fora dos EUA, à época – e plataforma de sustentação das operações aliadas no Norte da África.
Outros vieram. Em 1947, foi a vez do Truman nos visitar. O que sobrou, talvez, de melhor da sua passagem, foi a piada que entrou para os clássicos do nonsense.
Ao saudar o presidente Dutra, ele teria dito “how do you do, Dutra?” ao que o nosso general teria respondido (and) “how tru you tru, Truman?” Dois homens medíocres, direitos – e de direita.
>>> Leia a matéria completa no JB Premium
Nenhum comentário:
Postar um comentário