Oscar Niemeyer na chegada à fundação que leva
seu nome, em Niterói (Foto: Carolina Lauriano / G1)
Avesso a eventos públicos no dia do seu aniversário, Oscar Niemeyer deu início às comemorações dos 103 anos, nesta quarta-feira (15), na inauguração de mais uma de suas obras do Caminho Niemeyer, em Niterói, Região Metropolitana do Rio: a Fundação Niemeyer.seu nome, em Niterói (Foto: Carolina Lauriano / G1)
Considerado o pai da arquiteturta moderna, ele chegou ao evento por volta das 11h, acompanhado da mulher, Vera Lucia Niemeyer. "Os amigos vieram me ver, tudo isso é muito bom, uma compensação do meu trabalho", disse ele.
Familiares, amigos e autoridades públicas já aguardavam o aniversariante, que deu uma rápida declaração na entrada da fundação. Lá vão funcionar, além do setor administrativo, o Centro de Pesquisa e Documentação, com as obras do arquiteto, e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
‘Enquanto eu puder trabalhar eu trabalho’, diz Niemeyer aos 103 anos Niemeyer completa 103 anos nesta quarta (15)
(Foto: Carolina Lauriano/G1)Em plena atividade, com diversos projetos em andamento e um vigor surpreendente , Oscar Niemeyer resumiu, com a mesma genialidade que produz suas famosas construções arquitetônicas, um dos seus lemas, ao completar, nesta quarta-feira (15), 103 anos de idade.
“Enquanto eu puder trabalhar eu trabalho, porque o trabalho me distrai, não é sacrifício. Cada problema que aparece é um esforço para resolver que me agrada muito e que ainda consigo fazer”, disse o arquiteto reconhecido mundialmente.
Ele deu início às comemorações de aniversário na inauguração da Fundação Niemeyer, mais uma de suas obras do Caminho Niemeyer, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Lá irá funcionar um Centro de Pesquisa e Documentação, com as obras do arquiteto, e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
O evento contou com a presença do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e ainda diversas autoriades públicas, além de amigos e familiares de Niemeyer.
Creme de abacateManter a cabeça ativa é prescrição de qualquer médico para quem já viveu muito. Mas, segundo o arquiteto Carlos Oscar Niemeyer, bisneto do mestre das curvas em concreto, há um outro hábito que o bisavô pratica religiosamente.
“Tem uma coisa que ele faz há uns 100 anos que é comer a sobremesa preferida dele, um creme de abacate”, confessa Carlos Oscar. Segundo ele, a receita não tem muito segredo, mas a fruta tem que ser batida com sorvete para ficar cremoso.
Carlos também contou que o bisavô participa de aulas de filosofia todas as terças-feiras, com familiares e amigos, e que há cerca de cinco meses, após ficar um período internado em maio, ele parou de fumar, por orientação médica.
A mulher de Niemeyer e fiel companheira, Vera Lucia Niemeyer, disse que estava se sentindo feliz ao comemorar um aniversário tão especial com o marido. “Porque 103 anos, por favor, né, é muita coisa. O importante é que ele está com saúde, produzindo, isso é o que é importante”, disse ela.
Elogios a LulaAo responder à pergunta sobre o que ele esperava ver em 2011 no Rio de Janeiro, após um ano com tantos acontecimentos, Niemeyer fez elogios ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nós estamos em um ano que o brasileiro pode sorrir um pouco, porque o Lula é ligado ao povo, ele é correto, compreende os problemas da América Latina”, afirmou o arquiteto.
Niemeyer comentou ainda sobre um dos diversos projetos atuais, o Aquário de Búzios, na Região dos Lagos, e exaltou seu pioneirismo na arquitetura. “Agora eu fiz um aquário dentro d’água. Nunca ninguém fez um aquário dentro d’água. Isso me distrai”, afirmou. Fonte G1
(Foto: Carolina Lauriano/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário