A Secretaria Municipal de Saúde continua com o propósito de reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas e reduzir a lista de espera em Itabuna. Nesta quinta-feira, dia 25, por exemplo, novos procedimentos serão realizados na Maternidade Otaciana Pinto, administrada pelo Instituto de Gestão Aplicada (IGA).
A previsão é de que sejam realizadas 22 cirurgias pediátricas com pacientes na faixa etária de quatro a 14 anos. Serão cirurgias de hernioplastia inguinal, hernioplastia umbilical, postectomia e orquidopexia unilateral.
No sábado passado, dia 20, foram realizados 18 procedimentos de histerectomia total, hernioplastia inguinal, hernioplastia umbilical e postectomia em pacientes adultos.
Desde o último mês de maio que o mutirão para realização de cirurgias eletivas vem sendo realizado em Itabuna para atender crianças e adultos. Não há prazo para se encerrar, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Até o momento já foram realizados 160 procedimentos previamente agendados pela Central de Regulação (SISREG). Mas, antes de ir à Maternidade Otaciana Pinto, o paciente precisa ir ao posto de saúde para formalizar os trâmites burocráticos.
Esta é a segunda vez que a Secretaria de Saúde e a Maternidade Otaciana Pinto se unem numa ação dessa natureza, com resultados têm sido positivos.
A capacidade de procedimentos cirúrgicos foi ampliada em 50%, segundo os coordenadores dos mutirões. As cirurgias são de médio e baixo risco, incluem ainda otorrinolaringologia e (amigdalectomia e adenoidectomia) e ginecológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário