Senador Paulo paim é autor da proposta que reduz a jornada de trabalho para 5x2
Heber Araújo - bahia.ba/politica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Senador do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT) revelou que a escala 6×1, onde trabalhadores têm que trabalhar seis dias na semana e folgar apenas um dia, deverá entrar em vigor somente em 2027. Entretanto, o político afirmou que para ser aprovada no Congresso Nacional, ainda é preciso muito diálogo.
O parlamentar é o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que promove o fim do formato na jornada de trabalho que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O projeto prevê a redução do tempo de trabalho para uma escala 5×2, fechando um período de 40 horas semanais.
“Na Constituinte, queríamos 40 horas, brigamos, e depois de muita luta fizemos um grande acordo para sair das 48 para as 44 horas. Como não engoli aquela história de perder, apresentei a proposta várias vezes. Sou teimoso”, disse Paim à Folha de São Paulo.
O senador ainda lembrou que, em 1988, quando atuava como deputado, chegou a participar da criação da Constituição Federal, onde lutou por um período de 40 horas semanais na escala de trabalho, não obtendo sucesso. Desde então vem levantando a bandeira sobre escalas de trabalho mais justas para a classe trabalhadora.
O senador já apresentou propostas sobre o assunto em 1994, 1995, 2003 e 2015, esta que foi aprovada no Senado. A proposta busca implementar a redução da jornada de trabalho de forma progressiva sendo aplicada já no dia 1º de janeiro de 2027, desde que aprovada pelo congresso em 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário