> TABOCAS NOTICIAS : Varejo da PB tem maior alta do país entre maio e junho, aponta IBGE

sábado, 16 de agosto de 2014

Varejo da PB tem maior alta do país entre maio e junho, aponta IBGE

As vendas do varejo na Paraíba apresentaram alta de 3,9% no mês de junho em comparação com maio, já com ajustes das características específicas de datas comemorativas dos dois meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi a maior do país e foi apontada na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (14). No país, houve recuo de 0,7% em relação ao mês anterior, o pior desde maio de 2012, quando houve retração de 0,8%.

Comparando junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, a alta registrada na Paraíba (7,4%) foi a maior do Nordeste e quarta do país. No Brasil, o melhor resultado foi do Acre, que registrou crescimento de 15% no período.

Conforme o levantamento do IBGE, o índice de crescimento verificado na Paraíba no mês de junho é melhor do que o observado em maio, quando o estado havia registrado alta de 6,2% em relação ao mesmo mês de 2013 e de 0,5% na comparação com abril.

O crescimento de vendas apontado pelo IBGE, no entanto, não chegou a ser verificado no dia a dia de muitos lojistas, segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes. “No setor de vendas de vestuário e calçados sentimos uma redução em comparação a junho do ano passado. Isso se deve principalmente à Copa do Mundo, quando muitas lojas fechavam na hora dos jogos e também porque a abertura coincidiu com o Dia dos Namorados”, comentou, acrescentando que a alta pode ter sido verificada em outros setores, como o de venda de alimentos, por exemplo.

Na pesquisa divulgada pelo IBGE são considerados os resultados de vendas de combustíveis e lubrificantes; supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; vestuário, calçados e tecidos; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; além de outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Varejo Ampliado
No varejo ampliado, que considera também as vendas de veículos e peças automotivas, a Paraíba registrou um crescimento de 4,9% em comparação com junho do ano passado. Este é segundo melhor resultado do país, menor apenas que o do Acre (5,1%). G1 – PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário