> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:WENCESLAU É O NOME DO PC DO B PARA 2012

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ITABUNA-BA:WENCESLAU É O NOME DO PC DO B PARA 2012

A cúpula comunista já definiu o candidato do PCdoB à prefeitura de Itabuna em 2012. Nem Davidson Magalhães nem muito menos o ex-vereador Luís Sena. O nome do partido – o que não causa nenhuma surpresa – será mesmo o do vereador e suplente de deputado estadual Wenceslau Júnior.
O partido faz jogo de cena para evitar ataques antecipados ao nome de Wenceslau, principalmente porque o comunista andou de namorico com o prefeito Capitão Azevedo (DEM) – bobagem nesses tempos cada vez mais camaleônicos…
E agora cada um volta ao seu quadrado. É a estratégia do menor atrito possível, com foco mirado em 2012.
Há dias recuados, como diria o colunista Eduardo Anunciação, este blog entrevistou Wenceslau. Ele desconversou quando expusemos a negociação interna. Tentou negar que a candidatura comunista para 2012 já tenha sido definida pela grande cúpula com antecipação, mas faltou-lhe firmeza na negativa. Nem podia ser tão veemente.
Com ênfase mesmo, ele só repetia: – O PCdoB tem um projeto concreto e está com o firme propósito de construir uma alternativa para Itabuna.
O nome praticamente foi selado no final de semana, assim como ocorreu em Salvador, quando o partido se decidiu pela deputada federal Alice Portugal como prefeiturável comunista na capital baiana. Já a escolha itabunense, virou segredo de polichinelo.
Agora, eis porque a opção por Wenceslau: 1) ele se cacifou eleitoralmente em 2010 ao ser o candidato a deputado estadual mais bem votado em Itabuna; 2) Luís Sena, o outro prefeiturável, perdeu o bonde ao abrir mão da disputa; e 3) o capa-preta Davidson Magalhães circula com desenvoltura em Salvador, mas está desapegado de Itabuna e não possuiria a capacidade de aglutinar e seria o de menor potencial eleitoral dentre os três. Essa é uma análise, aliás, já foi exposta aqui em artigo publicado em março (releia aqui).
Outro diferencial de Davidson para os outros dois nomes seria a capacidade de atrair financiadores para a campanha. No mais, Wenceslau levaria vantagem e é nessa toada que o vereador e suplente de deputado se movimenta. O cenário somente mudaria se o vereador, numa articulação governista, assumir mandato na Assembleia Legislativa baiana.
Portanto, agora restará a Davidson participar das grandes articulações em torno do nome de Wenceslau para a sucessão de 2012. A Sena, será dado um papel importante de coordenação e mobilização da campanha do vereador. Sena poderá ser içado à presidência do PCdoB itabunense, em substituição a Wenceslau.
Enquanto os outros dormem de touca, os comunistas já desenharam e definiram as tarefas de cada um da cúpula para 2012. E não estranhe se um Claudevane Leite aparecer como vice, este já se filiando ao PRB.De http://www.pimenta.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário