> TABOCAS NOTICIAS

.

.

domingo, 21 de junho de 2026

Homem de 49 anos morre em recepção de UPA no DF

Por LAURA SCOFIELD
Foto: Reprodução / G1
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um homem de 49 anos morreu neste sábado (20) na recepção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Recanto das Emas, no Distrito Federal. As circunstâncias da morte são investigadas pela Polícia Civil. O caso foi revelado pela TV Globo e confirmado pela Folha.

Uma testemunha ouvida pela Globo disse que a vítima, chamada Vilmar Pereira da Silva, ficou ao menos quatro horas aguardando atendimento na recepção. Ela disse que pacientes e acompanhantes perceberam quando o homem morreu. Imagens mostram um homem negro sentado em uma cadeira de rodas com o rosto e os braços caídos.

Em nota à Folha, o Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal) negou que o homem estivesse aguardando atendimento quando faleceu. De acordo com o instituto, ele estava em situação de rua e, "periodicamente, costumava usar a UPA como abrigo".

Afirmou ainda que o homem "não passou por classificação de risco, triagem ou qualquer outro procedimento assistencial, pois não estava em atendimento".

Questionado sobre quanto tempo as pessoas aguardam no local, o instituto disse que "o tempo de espera varia conforme a gravidade do quadro clínico, a classificação de risco atribuída e a demanda assistencial da unidade no momento da procura pelo serviço. Casos mais graves recebem atendimento prioritário".

Segundo a PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), o homem foi encontrado em uma cadeira de rodas já sem sinais vitais. Inicialmente, a polícia foi chamada para "averiguar uma possível depredação de patrimônio público" na UPA, pois pessoas ali presentes ficaram revoltadas com a morte do homem.

Neymar treina com elenco completo e se aproxima de estreia pela Seleção na Copa do Mundo

Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira ganhou uma notícia positiva durante a preparação para o confronto decisivo contra a Escócia pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Na atividade em grupo realizada na manhã deste domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey, o atacante Neymar Jr. participou pela primeira vez de um treino completo com o restante do elenco e aumentou as expectativas para voltar aos gramados com as cores do Brasil. Via Bnews

O camisa 10 do Santos e da ‘Canarinho’ trabalhou normalmente com os companheiros durante o período liberado para a imprensa. Até então, vinha realizando apenas parte dos aquecimentos ou atividades específicas com bola, sem integração total ao grupo.

Segundo informações do Globo Esporte, a expectativa do técnico Carlo Ancelotti é de que Neymar fique à disposição da comissão técnica para a partida contra a seleção escocesa marcada para quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília). Com o possível retorno após mais de um mês fora dos gramados, o atleta do Peixe poderá fazer sua primeira aparição nesta edição do Mundial.

Se por um lado o retorno de Neymar anima o ambiente da Seleção, por outro, Ancelotti precisará lidar com um desfalque importante. O atacante Raphinha, bastante criticado pelos torcedores nos primeiros jogos do Brasil, teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita e ficou fora das atividades.

Com isso, o treinador italiano inicia os ajustes para definir quem ocupará a vaga no setor ofensivo. Entre os principais candidatos aparecem Luiz Henrique, que já recebeu oportunidades como titular sob comando de Ancelotti, e Rayan, acionado durante o confronto diante do Haiti.

Embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, o Brasil chega à rodada final na liderança do Grupo C. A Seleção soma os mesmos pontos do Marrocos, mas leva vantagem no saldo de gols. Enquanto Brasil e Escócia se enfrentam, os marroquinos encaram o Haiti para definir a ordem final da chave.

Uruguai e Cabo Verde protagonizam jogão com quatro gols

Estreante no mundial, Cabo Verde segue sem perder na Copa do Mundo
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Federação Cabo-verdiana Futebol
Uruguai e Cabo Verde protagonizaram uma das melhores partidas da Copa do Mundo 2026. Neste domingo (21), as seleções empataram por 2 a 2, pela 2ª rodada do Grupo H, no Estádio de Miami, nos Estados Unidos.

Cabo Verde abriu o placar aos 21 minutos de jogo, com Kevin Pina, de falta. Contudo, o Uruguai buscou uma reação relâmpago. Aos 44, Maximiliano Araújo igualou o marcador e, nos acréscimos da etapa inicial, Agustín Canobbio (do Fluminense) virou o jogo para os uruguaios.

Cabo Verde não desistiu e conseguiu empatar com Hélio Varela. Depois disso, as duas equipes buscaram o desempate e criaram grandes chances. A partida ganhou emoções até o último lance, contudo o confronto ficou em 2 a 2.

Com o resultado, todos os times do Grupo H têm chances de classificação. A Espanha lidera, com quatro pontos, o Uruguai está em segundo, com dois, mesma pontuação de Cabo Verde, que está em 3º. A Arábia Saudita ocupa a 4ª colocação, com um.

O Grupo H volta a jogador na próxima sexta-feira (26), pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Uruguai enfrenta a Espanha, enquanto Cabo Verde pega Arábia Saudita. Ambos os confrontos começam às 21h (horário de Brasília).

Vice de Trump vai à Suíça para negociar tratado de paz com Irã em meio a impasses de confronto no Líbano

Foto: Reprodução / Casa Branca
JD Vance, o vice-presidente dos Estados Unidos, viajou à Suíça neste domingo (21) para a primeira reunião de negociações com o Irã após assinatura de memorando de entendimento para um acordo de paz abrangente no Oriente Médio. ???A proposta tem como objetivo dar fim ao conflito entre os dois países e atenuar os prejuízos causados pelo fechamento do estreito de Ormuz. As informações são da Agência Brasil.

Com duração de 80 minutos, a reunião ocorreu em meio ao impasse da guerra no Líbano entre o Hezbollah e Israel. A delegação iraniana afirmou aos norte-americanos que o acordo final só poderá ser alcançado com o fim da guerra em todas as frentes, incluindo o Líbano. Após Israel atacar o Líbano nesse sábado (20), o Irã anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz que, de acordo com o memorando de entendimento, deveria ficar com o tráfego livre pelos próximos 60 dias.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, afirmou que o encontro na Suíça visou implementar os acordos previstos no memorando, destacando a necessidade de acabar com o conflito no Líbano.Baqaei informou ainda que foram discutidas as isenções para exportação de petróleo do Irã, hoje bloqueadas por sanções dos EUA, assim como as medidas para liberação de fundos iranianos congelados no exterior, também alvo de sanções econômicas.

Reconhecimento facial já alcançou 19 foragidos durante os festejos juninos na Bahia

Foto: Ascom SSP-BA
A tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já possibilitou a captura de 19 foragidos da Justiça durante a Operação São João 2026. O balanço parcial foi divulgado na madrugada deste domingo (21) e reforça o uso de recursos tecnológicos como aliados das forças de segurança nos festejos juninos em todo o estado.

As prisões foram registradas em Salvador e nos municípios de Vitória da Conquista, Gandu, Barra, Glória, Cardeal da Silva, Itororó, São Domingos, Campo Formoso, Serrolândia e Teofilândia. Entre os detidos estão suspeitos procurados por homicídio, roubo e também pessoas com mandados de prisão relacionados ao não pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com a SSP-BA, o Sistema de Reconhecimento Facial permitiu a identificação dos foragidos em áreas monitoradas, contribuindo para impedir que pessoas com pendências judiciais circulassem livremente nos eventos que reúnem milhares de baianos e turistas durante o período junino.

Os festejos de São João acontecem em 283 municípios baianos e contam com a atuação de cerca de 27 mil profissionais das forças de segurança. Além do reforço no efetivo policial e do Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado ampliou os investimentos em tecnologia, monitoramento e inteligência. O Centro Integrado de Comando e Controle permanece em operação acompanhando as ocorrências em Salvador e no interior, enquanto o Disque Denúncia segue funcionando 24 horas para receber informações anônimas da população.

O que outros países fizeram — e o Brasil não consegue (quer)?

Em 2007, a Dinamarca reduziu seus municípios de 271 para 98 em 18 meses, com uma regra simples: qualquer cidade com menos de 20.000 habitantes precisava se fundir com uma vizinha. Servidores não foram demitidos — foram transferidos. Dívidas foram renegociadas. Metade dos cargos políticos locais foram eliminados. 

Na Dinamarca: de 271 reduziu para 98 municípios (2007). 

No Japão: −50% em 11 anos (1999–2010) e na Suécia: 2.498 caiu para 290 (décadas de 1950–70). Nesse contexto e comparação, podemos afirmar que os representantes “comunistas” do povo chinês, são muito mais democráticos do que os nossos representantes fakes.

Em todos esses países acima citados, a fusão foi fruto de consciência política e vontade pública com incentivo, e, em alguns casos, obrigação do governo central. O que se reduziu foi o tamanho da máquina e da farra da política local, e se aumentou a eficiência ao eliminar o gasto equivocado com os falsos cargos de: prefeito, vereadores inúteis, assessores nomeados, rachados. As escolas, os postos de saúde e os bairros permaneceram, e até houve expansão. Mais no giroemipiau1

Ministros do STF evitam ir aos jogos da Copa nos EUA por medo de serem barrados em aeroportos

Foto: Victor Piemonte/STF
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm evitado assistir aos jogos da Copa do Mundo realizados nos Estados Unidos. O receio é serem barrados na chegada aos aeroportos ou na entrada dos estádios por eventuais efeitos remanescentes da Lei Magnitsky, segundo apuração da jornalista Andreza Matais.

Não é possível saber se os magistrados seguem total ou parcialmente sujeitos aos efeitos das sanções aplicadas pelo governo de Donald Trump. No ano passado, a administração norte-americana sancionou o ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky e restringiu vistos de outras autoridades brasileiras. Apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques teriam sido poupados.

Em dezembro do ano passado, os Estados Unidos retiraram a sanção aplicada a Moraes dias após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os vistos, no entanto, permanecem uma incógnita, e nenhum ministro quer arriscar o constrangimento de ser barrado na imigração americana.

O ex-ministro Luís Roberto Barroso, que deixou o STF logo após o fim de sua presidência em outubro, chegou a comentar publicamente o tema enquanto a Lei Magnitsky ainda estava em vigor. "Essa questão dos Estados Unidos quanto ao visto é desagradável. Uma pena que tem acontecido, é injusto, mas não deixa de ser uma competência discricionária de cada país", declarou à CNN Brasil à época.

A Copa do Mundo é disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Ao menos na primeira fase, o Brasil joga apenas em território americano.

Abelardo De La Espriella é eleito presidente da Colômbia

Candidato da direita derrota Iván Cepeda no segundo turno e encerra ciclo da esquerda no país
Duda Ventura, SBT News
Candidato conservador Abelardo De La Espriella, eleito presidente da Colômbia | Reprodução redes sociais
O advogado e empresário Abelardo De La Espriella foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (21), segundo dados preliminares do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela apuração das urnas no país. De acordo com o CNE, o candidato da direita obteve 12.927.006 dos votos (49,65 %), contra 12.681.268 de Iván Cepeda (48,71%), que representa a esquerda colombiana. Apesar de virtualmente eleito, 99,70% das urnas já foram apuradas, o que significa que há uma pequena parcela dos votos que ainda precisa ser apurada.

A vitória marca uma mudança de rumo na política colombiana após o governo de Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país. De La Espriella assume o cargo com a promessa de endurecer o combate ao narcotráfico, ampliar a segurança pública e rever políticas implementadas pela atual administração.

De La Espriella já aparecia à frente de Cepeda no primeiro turno. Com mais de 10 milhões de votos, o direitista conseguiu 43,8% dos eleitores válidos e garantiu a chegada ao Palácio de Nariño.

A eleição também altera o equilíbrio ideológico na América do Sul. Com a saída de Petro, a Colômbia volta a integrar o grupo de governos alinhados à direita na região, ao lado de nomes como Javier Milei, na Argentina, Daniel Noboa, no Equador, e José Antonio Kast, no Chile.

Percurso eleitoral conturbado
O processo eleitoral foi marcado por controvérsias após o primeiro turno. Gustavo Petro e Iván Cepeda questionaram os resultados preliminares, alegando irregularidades relacionadas ao aumento do número de eleitores e de seções eleitorais.

As acusações foram rejeitadas por organizações independentes de monitoramento eleitoral, por veículos de checagem de fatos e pela Missão de Observação Eleitoral da Colômbia, que não identificaram evidências de fraude.

Quem é Abelardo De La Espriella

Retranca funciona para Irã arracncar empate com a Bélgica

Belgas chegaram a ter 81% de posse de bola no 1º tempo, mas não conseguiram furar o bloqueio iraniano
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Divulgação/Fifa
Com propostas de jogo bem diferentes, Bélgica e Irã entraram em campo pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo 2026, no Estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo (21). As seleções ficaram no empate por 0 a 0.

A Bélgica terminou o 1º tempo com 81% da posse de bola e 11 finalizações. Mesmo assim, não conseguiu furar o bloqueio do Irã. Na 2ª etapa, os belgas viram a situação ficar ainda mais difícil, quando o zagueiro Ngoy se atrapalha, errou o recuo para Courtois e agarrou Taremi para impedir o gol. A arbitragem deu vermelho direto e mandou o defensor mais cedo ao chuveiro.

Com o resultado, cada equipe somou um pontos e segue sem vencer nesta edição do mundial. Irã lidera a chave com dois pontos, mesma pontuação da Bélgica que aparece em 2º. Nova Zelândia e Egito têm um, cada um, e ainda se enfrentam neste domingo (21).

O Grupo G retorna aos gramados no próximo sábado (27), pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. A Bélgica duela com a Nova Zelândia, enquanto o Irã mede forças com o Egito. Ambos os jogos começam às 0h (horário de Brasília).

Rebeca Andrade brilha em retorno e conquista ouro no salto no Pan-Americano de Ginástica Artística

Foto: Divulgação/CBG
Neste domingo (21), a ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro na prova do salto do Pan-Americano de Ginástica Artística, disputado no Rio de Janeiro

Última atleta a se apresentar na final, Rebeca alcançou média de 14,433 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio. O resultado marca o retorno da brasileira às competições internacionais após um longo período de afastamento.

Esta foi a primeira participação de Rebeca em um evento oficial desde setembro de 2024. Após disputar o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo, a ginasta optou por interromper a agenda competitiva para tratar dores físicas e dedicar um período à recuperação mental.

Após a conquista, a campeã olímpica celebrou o momento especial vivido na carreira.

“Mostra que estou de volta, que vale a pena, que estou tranquila e que ainda posso entregar o melhor. E que eu tenho de treinar mais também, né? (risos) Isso faz parte, está tudo certo. Estou muito feliz, estou no lugar certo”, afirmou.

Além do ouro conquistado por Rebeca, o Brasil também subiu ao pódio no solo masculino. Vitaliy Guimarães garantiu a medalha de bronze, enquanto o guatemalteco Jorge Vega ficou com o ouro e o colombiano Ángel Barajas levou a prata.

Trump ameaça Irã se país não parar "problemas" no Líbano causados por aliados

Os aliados, citados por Trump, seriam o grupo Hezbollah
Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste domingo (21), que o Irão deve impedir imediatamente os problemas no Líbano causados por aliados do país. Do contrário, as forças americanas irão realizar novas ofensivas.  Por: Metro1 

"O Irã deve impedir imediatamente que seus agentes bem pagos no Líbano causem problemas. Se não o fizerem, atacaremos o Irã com muita força novamente, assim como fizemos na semana passada, só que com mais força", disse Trump, na rede social Truth Social.

Os aliados, citados pelo presidente, seriam o grupo apoiado pelo Irã, Hezbollah, que troca ataques com Israel. A declaração de Trump acontece no momento em que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, está na Suíça para negociar com o Irã, em conversas mediadas por Catar e Paquistão.

Aliados de Flávio Bolsonaro avaliam adiar estreia de filme sobre o pai para depois das eleições

Foto: Reprodução
Aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL) têm defendido que ele encomende uma pesquisa qualitativa para definir se o filme "Dark Horse", cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro financiada com milhões de dólares pelo banqueiro Daniel Vorcaro, deve estrear no Brasil antes ou apenas depois das eleições.

Segundo apuração da coluna de Lauro Jardim, o temor é que a chegada da produção aos cinemas reabra feridas ainda não cicatrizadas, causadas pela revelação da parceria, até então sigilosa, entre Jair Bolsonaro e o ex-banqueiro.

Nos Estados Unidos, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defende posição contrária e afirma que o filme, exibido ao público pela primeira vez na semana passada em Las Vegas, vai ajudar a eleger o irmão.

Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar fraude milionária foi achado em mochila

Acessório estava escondido a cerca de 350 metros do ponto onde o homem foi inicialmente socorrido
Foto: Reprodução
O pé do servidor público que amputou o próprio membro em uma tentativa de fraudar seguradoras para receber uma indenização de R$ 1,5 milhão foi localizado por investigadores dentro de sua própria mochila.

O acessório estava escondido a cerca de 350 metros do ponto onde o homem foi inicialmente socorrido, em uma área da zona rural do município de São Gonçalo dos Campos, no Centro-Norte baiano.

O caso tomou um rumo inesperado quando a polícia constatou que a bolsa continha não apenas o membro cortado, mas também todos os pertences de valor que o servidor alegava terem sido levados pelos criminosos.

Inicialmente, ele havia prestado depoimento afirmando que tinha sido vítima de um assalto seguido de sequestro, no qual os assaltantes teriam roubado seu aparelho celular, relógio e demais bens, além de terem decepado seu pé.

A versão apresentada entrou em contradição imediata com as evidências materiais colhidas no local. A descoberta da mochila revelou que a narrativa do crime violento foi forjada pelo próprio homem com o objetivo único de simular um sinistro e obter o pagamento milionário das apólices de seguro contratadas.

O funcionário público exercia suas funções na cidade vizinha de Amélia Rodrigues, localizada na região do Recôncavo baiano.

Diante da comprovação da tentativa de estelionato e da falsa comunicação de crime, ele foi condenado pelo Poder Judiciário ao cumprimento de 720 horas de prestação de serviços à comunidade, além do pagamento de uma prestação pecuniária fixada no valor de R$ 7.590.

Ronaldinho vira reforço de um time da terceira divisão da Itália

O craque de 46 anos comprou parte do Ravenna e vai investir no clube em uma parceria voltada ao marketing
Via NPExpresso
Ravenna – Itália – O pentacampeão Ronaldinho Gaúcho surpreendeu o mundo da bola mais uma vez. Aos 46 anos, o eterno craque foi anunciado como novo investidor do Ravenna, time que disputa a terceira divisão italiana. A contratação, que na verdade é um negócio de marketing e investimento, não prevê que ele entre em campo para jogos oficiais, mas o brasileiro deve participar de amistosos e eventos promocionais com a camisa do clube.  João Lemes; Fonte: GZH 

Novo capítulo na carreira
Ronaldinho comprou uma parte das ações do time e passa a ser acionista do Ravenna. A apresentação oficial está marcada para o dia 23 de junho, em Miami. “Mal posso esperar para dançar com a bola novamente e escrever um novo capítulo com Ignazio e toda a família Cipriani. O futebol sempre foi uma fonte de alegria para mim”, disse o ex-jogador em suas redes sociais. O presidente do clube, Ignazio Cipriani, não escondeu a admiração pelo novo parceiro, chamando o acerto de algo extraordinário.

Foco em ações beneficentes
A parceria não vai ficar só no futebol. Durante o evento de apresentação, o Ravenna também vai lançar o novo uniforme e anunciar uma doação para a Street Soccer USA, uma organização que ajuda pessoas através do esporte. A negociação foi facilitada pela boa relação de Ronaldinho com o vice-presidente da equipe, Ariedo Braida, figura que foi importante na ida do brasileiro para o Milan, em 2008.

Sem fórmula única, estados reinventam estratégias para recuperar coberturas vacinais

Força-tarefa contra o sarampo, novas rotas de distribuição e apoio aos municípios estão entre as ações premiadas; Para gestores, problema da queda vacinal é multifatorial, e soluções precisam ser adaptadas para cada realidade.  Fonte: Folha de S. Paulo

A recuperação das coberturas vacinais no Brasil tem exigido muito mais do que a garantia de oferta de imunizantes. Melhorar os índices depende de vencer distâncias geográficas, reorganizar serviços, enfrentar a desinformação, aproximar a vacina das pessoas e criar novas formas de cooperação dentro do SUS.

No ano passado, o Brasil retornou à lista dos 20 países com maior número de crianças não vacinadas no mundo, segundo levantamento divulgado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e há uma corrida em curso para reverter esse quadro.

Nas últimas terça (16) e quarta-feira (17), 109 experiências exitosas foram apresentadas em uma mostra promovida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde), na sede da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) em Brasília. As estratégias revelam que não existe uma única solução para um país marcado por realidades tão distintas.

No Tocantins, a iniciativa premiada foi uma força-tarefa que conteve um surto de sarampo iniciado em uma comunidade ortodoxa russa de Campos Lindos, município com cerca de 8.600 habitantes onde havia pessoas não vacinadas. A resposta contou com a parceria entre estado, município e Ministério da Saúde, com ações de educação, bloqueio, busca ativa e vacinação.

Segundo Gisele Carvalho Luz, diretora de vigilância das doenças transmissíveis e não transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, a atuação começou antes mesmo da confirmação dos primeiros casos, registrados em julho do ano passado. “Quando se trata de sarampo, cada hora ganha é revertida em proteção da população”, afirma.

SERRINHA-BA: Tiros assustam foliões durante festa junina; ninguém ficou ferido

Foto: Divulgação
Disparos de arma de fogo causaram correria e pânico na madrugada deste sábado (20) nas proximidades da Arena Marianão, em Serrinha, no norte da Bahia.

O caso ocorreu na Rua Capitão Apolinário, próximo a uma churrascaria com grande concentração de pessoas no primeiro dia de festa. Ninguém ficou ferido.

Testemunhas relataram ter ouvido ao menos um disparo e descreveram o suspeito como um homem de camisa escura. A Polícia Militar confirmou ter ouvido o disparo e realizou buscas na região, mas ninguém foi preso.

Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para ajudar na identificação do autor. Via BN

Brasileira integra comissão médica de Curaçao em empate histórico contra Equador na Copa do Mundo

Foto: Reprodução
Uma brasileira está entre os nomes que ajudaram a escrever um capítulo histórico do futebol na Copa do Mundo da FIFA. A paulistana Suzanne Huurman integra a comissão médica da Seleção de Curaçao, responsável pelo acompanhamento físico e clínico dos atletas.  As informações são do Metrópoles

No último sábado (20/6), Curaçao conquistou seu primeiro ponto na competição ao empatar em 0 a 0 com o Equador, resultado considerado histórico por se tratar da menor nação a pontuar em uma edição de Copa do Mundo.
Suzanne lidera o departamento médico da equipe e celebrou o resultado em suas redes sociais, compartilhando registros da comemoração dos jogadores após o apito final. Entre as imagens divulgadas, estavam publicações do elenco ao lado do rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, e da rainha Máxima, que também acompanharam a partida.

O empate reforçou o momento especial vivido pela seleção curaçauense, que vem ganhando destaque internacional pela campanha na competição e pelo feito inédito dentro do torneio.

Quem foi a primeira pessoa trans da história?

Por Ky Merkley e Nick Winters
Em todos esses tempos você veria diferenças entre as pessoas que entenderia como homens e mulheres
Imagine que você tenha uma máquina do tempo e possa viajar para qualquer civilização da história. Talvez você voltasse à Atenas Antiga ou a um mosteiro na Idade Média. Ou poderia se misturar aos guerreiros hititas antes de uma batalha na Anatólia da Idade do Bronze, região que hoje corresponde à Turquia.

Em todos esses tempos e lugares, você veria diferenças entre as pessoas que, de modo geral, entenderia como homens e mulheres. Veria uma variedade de roupas, penteados, formatos corporais e outros indicadores de gênero nessas diferentes culturas.

Mas, se perguntasse a qualquer pessoa desses períodos o que é essencial para ser homem ou mulher, se um homem poderia se tornar mulher e vice-versa, ou se existiria algum tipo de ser humano além de homens e mulheres, receberia respostas diferentes dependendo de quem consultasse.

E não apenas um monge medieval do século XIII responderia de forma diferente de um guerreiro hitita de 2.500 anos antes. Mesmo dentro de uma única cidade, pessoas com diferentes profissões, papéis sociais ou formas de pensar poderiam responder de maneiras distintas.

O interessante é que, onde quer que existam evidências de fronteiras de gênero em sociedades antigas, também existem evidências de pessoas que cruzavam essas fronteiras. Na verdade, desde que existem seres humanos, existem pessoas que hoje chamaríamos de transgênero.

Nós dois somos professores de Estudos Clássicos, área dedicada ao estudo das culturas da Grécia e de Roma antigas. Nick é especialista em matemática e ciência da Grécia Antiga, enquanto Ky se dedica à história do gênero e das categorias de gênero na Grécia e em Roma. Por isso, vamos nos concentrar principalmente na Grécia Antiga e nas regiões próximas ao refletir sobre pessoas trans em civilizações do passado.

Definindo os termos
O fato de a capacidade de cruzar, borrar ou redefinir as fronteiras de gênero existir desde a Antiguidade não significa que os povos antigos entenderiam o termo “transgênero” da mesma forma que as pessoas o entendem hoje. Atualmente, essa palavra se refere a alguém que foi identificado como menino ou menina ao nascer, mas que posteriormente concluiu que não correspondia à classificação que lhe foi atribuída. Mais na agenciaaids

Disparos de alertas falsos não seguiram padrão do "Defesa Civil Alerta"

Alguns celulares ligados, desligados ou no modo silencioso não tocaram com o alerta
Foto: Reprodução
Os disparos de alertas falsos que foram enviados para celulares de pessoas de diversas cidades do Brasil, na madrugada deste sábado (2), não seguiram o padrão operacional da ferramenta de transmissão do governo, conhecida como "Defesa Civil Alerta".

O sistema foi criado para funcionar com aparelhos desligados, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Mas houve relatos de pessoas que estavam com celulares ligados, desligados ou no modo silencioso, e o alerta falso não tocou.

O ministério apontou que os alertas falsos foram fora do padrão "por se tratar de um acionamento não autorizado". As mensagens, em pelo menos sete unidades da federação, continham a palavra "misantropia", ou variantes.  Por: Metro1

Espanha atropela Arábia Saudita e encaminha vaga na 2ª fase da Copa do Mundo

Lamine Yamal e Oyarzabal marcaram em Espanha 4x0 Arábia Saudita
REUTERS/Claudia Greco
A Espanha desencantou na Copa do Mundo e venceu a Arábia Saudita por 4 a 0 neste domingo (21), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pela 2ª rodada do Grupo H. La Roja abriu 3 a 0 em apenas 24 minutos, com um gol de Lamine Yamal e dois de Oyarzabal. Al-Tambakti (contra) completou a goleada. Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini

A Espanha encerrou um jejum de quatro jogos em Copas (2E, 2D) e se aproximou do mata-mata. A Fúria tem 4 pontos e lidera o Grupo H, enquanto a Arábia Saudita aparece em 3º lugar, com 1. Uruguai e Cabo Verde completam a 2ª rodada às 19h deste domingo.

A definição da chave é na próxima sexta-feira (26), às 21h (de Brasília). A Espanha enfrenta o Uruguai em Guadalajara, no México; a Arábia Saudita encara Cabo Verde em Houston, nos Estados Unidos.

Lamine Yamal iguala Pelé
Lamine Yamal só precisou de 10 minutos para mostrar por que todo mundo esperava sua estreia como titular na Copa do Mundo. Depois de algumas entortadas na marcação, o jovem apareceu sozinho no segundo pau para completar o cruzamento rasteiro de Oyarzabal e iniciar a goleada da Espanha.

Lamine Yamal se tornou o segundo jogador de até 18 anos a abrir o placar em um jogo de Copa do Mundo. O outro? Pelé. O brasileiro passou quase sete décadas como o único a alcançar o feito.

À la 7 a 1
A Arábia Saudita mal viu a cor da bola e já estava levando 3 a 0. Ao construir essa vantagem em 24 minutos, a Espanha repetiu o que só a Alemanha havia alcançado em uma Copa do Mundo no século XXI. Sim, no 7 a 1...

O atropelo atendeu pelo nome de Mikel Oyarzabal, autor de uma assistência e dois gols. O atacante se recuperou do desastre na estreia, quando sequer tocou na bola por 30 minutos. Após o recorde negativo, tornou-se apenas o segundo jogador a participar de três gols em tão pouco tempo em um jogo de Copa.

Salário mínimo pode chegar a R$ 2.020 até 2030, aponta projeção do governo

Estimativa consta no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e depende do desempenho da economia nos próximos anos
Foto: reprodução
A possibilidade de o salário mínimo brasileiro atingir a marca de R$ 2.020 até 2030 tem chamado a atenção de trabalhadores, aposentados e beneficiários de programas sociais em todo o país. A projeção foi apresentada pelo governo federal no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que reúne as previsões econômicas e fiscais para os próximos anos.

Atualmente, o salário mínimo está fixado em R$ 1.621 e serve como referência para milhões de brasileiros. O valor influencia diretamente benefícios como aposentadorias e pensões do INSS, seguro-desemprego e abono salarial.

Projeção prevê aumentos graduais
De acordo com o PLDO, a evolução do salário mínimo deve ocorrer de forma progressiva nos próximos anos. 
As estimativas apresentadas pelo governo são:
2027: R$ 1.717
2028: R$ 1.812
2029: R$ 1.913
2030: R$ 2.020

O cálculo considera reajustes anuais próximos de 5%, levando em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento da economia brasileira.

Arcabouço fiscal pode limitar aumento
Apesar da projeção de R$ 2.020, integrantes da equipe econômica avaliam que o valor efetivo pode ser menor. Isso ocorre porque as regras do novo arcabouço fiscal estabelecem limites para o ganho real do salário mínimo — ou seja, o aumento acima da inflação.

Pelas regras atuais, esse crescimento adicional pode variar entre 0,6% e 2,5% ao ano. Com essa restrição, estimativas do governo apontam que o salário mínimo poderá alcançar cerca de R$ 1.926 em 2030, abaixo da projeção inicial.

Valor ainda não está definido

Mendonça ordena remoção de publicações com ataques a Lula e PT

Ministro André Mendonça diferenciou críticas políticas legítimas de acusações infundadas
Gustavo Moreno/STF
Por considerar que os conteúdos promovem desinformação mediante acusação grave, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro André Mendonça, concedeu liminar nesta sexta-feira (19/6) ordenando a remoção de publicações feitas pelo senador Marcos do Val (Avante-ES) e pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) que associavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, respectivamente, ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e ao financiamento de campanhas por facções criminosas.

A liminar atende a representações ajuizadas pela pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Nos pedidos, a federação alegou que o senador publicou montagem produzida com recursos de inteligência artificial para associar Lula à “narrativa negativa envolvendo Daniel Vorcaro, Banco Master e BTG”, acompanhada das frases “Lula aconselhou Vorcaro a não vende Master ao BTG” e “Amigos ou só negócios?”.

Já o deputado federal foi alvo da representação por divulgar um vídeo em que, ao mencionar a classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas e narcoterroristas pelo governo norte-americano, disse haver “grandes suspeitas nos Estados Unidos de que esse dinheiro ainda financia campanhas do PT”.

Ao analisar o pedido feito contra Marcos do Val, o ministro explicou que criticar Lula por “supostas relações políticas ou institucionais” pertence ao campo da opinião política. Diferente disso, ponderou Mendonça, é usar imagem “aparentemente sintética” para divulgar narrativa negativa em momento pré-eleitoral.

“Não se trata, portanto, de censurar crítica política nem de impedir debate público sobre o Banco Master, Daniel Vorcaro, BTG ou eventuais relações políticas e econômicas de interesse coletivo. O elemento central de ilicitude, neste momento processual, é a veiculação de conteúdo visual aparentemente artificial, em contexto político-eleitoral, sem identificação clara e ostensiva dessa condição”, disse ele.

Quanto ao vídeo divulgado por Sóstenes, o ministro também considerou que, embora a crítica ácida a adversário políticos faça parte do debate democrático, tal ideia “não impede a atuação cautelar da Justiça Eleitoral” quando houver sinais suficientes de que o conteúdo questionado veicula fatos descontextualizados e sabidamente falsos. Mais na conjur

Brasil abre curso de fotografia gratuito e online; inscrições abertas

Lorena Fassina / SNB
As inscrições para o curso de fotografia gratuito e online vão até o dia 2 de novembro e podem ser feitas pela plataforma da Escult. Fotos: divulgação

Se você quer aprender fotografia ganhou uma boa oportunidade: o governo do Brasil abriu inscrições para um curso gratuito, online e com certificado, que pode ser feito por pessoas de todo o país.

A iniciativa é da Escola Solano Trindade de Cultura e Economia Criativa (Escult), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG).

O Curso Livre de Fotografia está com inscrições abertas para sua segunda turma e foi criado para ampliar o acesso à formação na área cultural, atendendo desde pessoas que estão começando até quem já tem contato com a fotografia e quer aprimorar suas técnicas.

Formação gratuita e no ritmo de cada aluno
A proposta é ensinar não apenas como registrar imagens, mas também desenvolver um olhar mais criativo e técnico sobre a fotografia como linguagem, memória e ferramenta de comunicação.

O curso é 100% online, gratuito, autoinstrucional e permite que cada participante organize seus próprios horários de estudo.

Com 60 horas de carga horária.

Etapas do curso
A formação passa por diferentes etapas da fotografia, incluindo:
* história da fotografia
* técnicas de fotometria
* uso de lentes e objetivas
* composição de imagens
* processos de pós-produção

Como se inscrever
As inscrições estão abertas para interessados de qualquer região do país.

Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de novembro de 2026 pela plataforma da Escult.

É uma oportunidade para quem quer aprender fotografia, desenvolver novas habilidades e até abrir caminhos profissionais na área criativa. Boa sorte!

Ortobom é condenada a pagar R$ 300 mil por discriminação de gênero em cargos de gerência

Foto: Reprodução
A Ortobom foi condenada a pagar R$ 300 mil por danos morais coletivos, após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmar decisão que apontou discriminação contra mulheres na fabricante de colchões, sediada em Arapongas, no Paraná.

A condenação tem origem em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, motivada pelo fato de que todas as 22 gerências e as duas subgerências da empresa eram ocupadas por homens em 2022.

A decisão foi confirmada por unanimidade pela Terceira Turma do TST. O relator, ministro Alberto Balazeiro, apontou que a empresa não apresentou "explicação objetiva plausível" para o preenchimento dos cargos e lembrou que mais da metade da população do município onde fica a indústria é composta por mulheres.

Ferry Boat tem filas muito intensas e espera acima de 4 horas em Salvador

Fila do Ferry Boat segue muito intensa no terminal de São Joaquim, enquanto Bom Despacho apresenta movimento mais tranquilo neste domingo (21)
Por Laraelen Oliveira / AratuOn
Ferry Boat opera com espera superior a três horas em Salvador, segundo atualização mais recente do Filômetro da Internacional Travessias/Foto: Divulgação

O Filômetro da Internacional Travessias, empresa responsável pela administração do sistema Ferry Boat, aponta que o terminal de São Joaquim, em Salvador, registra fila muito intensa para embarque de veículos na manhã deste domingo (21).

Fila do Ferry Boat ultrapassa 4 horas de espera em Salvador
De acordo com a atualização mais recente da ferramenta, realizada há cerca de 9 minutos, o tempo de espera no terminal da capital baiana é de mais de quatro horas, situação classificada pela concessionária como fila muito intensa.

Motoristas que pretendem realizar a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica devem se programar com antecedência devido ao grande fluxo de veículos registrado no local.

Ferry Boat conta com monitoramento em tempo real por meio do Filômetro, ferramenta que informa a situação das filas nos dois terminais/Foto: Divulgação

Já no terminal de Bom Despacho, em Itaparica, o cenário é mais tranquilo. Segundo o Filômetro, a situação é de pouca fila, com tempo estimado de espera entre 60 e 90 minutos para embarque.

A recomendação para os usuários é acompanhar as atualizações do Filômetro antes de seguir para os terminais, já que as condições de embarque podem sofrer alterações ao longo do dia em razão da demanda de veículos e passageiros.

'Trump é mais acolhedor com inimigos do que com aliados', diz Premiê da Itália

A primeira-ministra italiana afirmou estar "chocada" com as falas do republicano
Reprodução/Getty Images
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, reagiu às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e classificou suas falas como "completamente mentirosas". Em pronunciamento, a líder italiana afirmou estar "chocada" com o conteúdo das declarações. Via portaldocase

Meloni também criticou a postura de Trump em relação aos aliados dos Estados Unidos. Segundo ela, o presidente americano tem adotado um tom mais duro com países parceiros do que com nações consideradas adversárias do Ocidente.

Durante o discurso, a premiê defendeu uma resposta imediata às declarações e afirmou que a Itália não pretende "implorar mais" diante desse tipo de posicionamento. Para Meloni, as falas de Trump representam um tratamento injustificado a um país aliado.

A troca de declarações ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Washington e parceiros internacionais, reacendendo o debate sobre a condução da política externa dos Estados Unidos.

Musculação ajuda a prevenir Alzheimer e melhora independência de pessoas que têm a doença

Por Laiz Menezes | Folhapress
Foto: © José Cruz/Agência Brasil
A musculação pode desempenhar um papel importante tanto na prevenção do Alzheimer quanto no cuidado de pessoas que já receberam o diagnóstico da doença. Além de ajudar a preservar força, mobilidade e funcionalidade ao longo do envelhecimento, a atividade está associada a mecanismos biológicos que favorecem a saúde cerebral e podem contribuir para reduzir o risco de declínio cognitivo.

O aposentado Rogério Beck, 59, recebeu o diagnóstico de Alzheimer há cerca de dois anos. Desde então, passou a praticar mais exercício físico como parte do tratamento. Trocou a corrida pela musculação e treina de três a quatro vezes por semana, dividindo as sessões por grupo muscular. Diz que sente a diferença nos dias em que não vai: "passo o dia meio irritado, acabo dormindo pior".

A esposa Karin Beck, 55, faz o caminho inverso: treina para prevenir o diagnóstico. Com histórico familiar de Alzheimer -a mãe morreu em 2004 devido a complicações da doença-, ela faz pilates duas vezes por semana, modalidade que combina força, equilíbrio e mobilidade, e acrescentou duas sessões de caminhada à rotina.

Paulo Caramelli, neurologista e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirma que a atividade física, incluindo a musculação, é considerada parte fundamental de estratégias de prevenção e cuidado do Alzheimer. Segundo ele, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco modificáveis para demência, o que coloca o exercício físico no centro das intervenções não farmacológicas.

Entre os mecanismos biológicos associados à musculação, Caramelli destaca a ação das miocinas, substâncias produzidas pelo músculo durante a contração. Essas moléculas entram na circulação e podem alcançar o cérebro, onde estimulam a formação de novas conexões entre neurônios e contribuem para a manutenção da plasticidade cerebral --capacidade do cérebro de se reorganizar, criar novas conexões entre neurônios e se adaptar ao longo da vida.

Pocah passa por cirurgia às pressas após inflamação na região íntima

Foto: Reprodução/redes sociais
A cantora Pocah revelou aos seguidores nas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia de emergência após ser diagnosticada com bartolinite, uma inflamação da glândula de Bartholin, responsável pela lubrificação da região íntima feminina. As informações são Metrópoles.

Internada desde a noite de sexta-feira (19/06), a artista usou os Stories do Instagram neste sábado (20) para tranquilizar os fãs e informar que passa bem. Segundo ela, segue em observação hospitalar e recebendo medicação intravenosa para dar continuidade ao tratamento.

Ao relatar a experiência, Pocah descreveu a intensidade da dor causada pela inflamação. “É uma dor que você não consegue andar, não consegue sentar, você fica sem dignidade total. Eu já estava com ela há quatro dias, é insuportável”, contou.

A ex-participante do Big Brother Brasil 21 também explicou que a bartolinite ocorre quando a glândula de Bartholin fica obstruída e inflamada, provocando grande desconforto.

Pocah revelou ainda que enfrentou o mesmo problema há cerca de três meses, mas acreditou que se tratava de um furúnculo e realizou apenas tratamento convencional. Desta vez, porém, a situação se agravou e exigiu uma drenagem realizada em centro cirúrgico com sedação.

“Dessa vez eu precisei fazer uma drenagem em centro cirúrgico com sedação, porque a dor era insuportável”, afirmou a cantora.

Apesar do susto, a artista garantiu que seu estado de saúde é estável e que não corre riscos.

EUA defendem restrições de viagem ao Irã na Copa do Mundo

Seleção tem que se deslocar para locais de jogos dentro de um prazo de 24h e retornar diretamente à base de treinamentos após término das partidas, no México
Reuters / SBT
Torcedores do Irã comemoram após a partida, em 15 de junho de 2026 | Reuters/Matthew Childs
Os Estados Unidos continuarão avaliando os planos de viagem da seleção iraniana para a Copa do Mundo, mas, por enquanto, o plano original permanece em vigor, apesar de a equipe ter afirmado que apresentaria uma reclamação à Fifa, disse Andrew Giuliani, diretor executivo da Força-Tarefa da Casa Branca para o torneio, em entrevista à Reuters neste sábado.

O Irã está insatisfeito com as restrições que determinam que a seleção pode se deslocar para os locais dos jogos apenas dentro de um prazo de 24 horas antes das partidas e precisa retornar diretamente à sua base de treinamento em Tijuana, no México, logo após o apito final. O técnico Amir Ghalenoei sugeriu que sua equipe é "a mais oprimida de toda a Copa do Mundo".

Giuliani, no entanto, afirma que a situação é dinâmica e que discutirão quais medidas serão adotadas para a terceira partida do Irã contra o Egito, em Seattle, na sexta-feira (26), após o confronto contra a Bélgica, em Los Angeles, no domingo (21).

"A situação é dinâmica", disse Giuliani em uma entrevista exclusiva em Houston. "Temos um plano no momento. Amanhã à tarde (domingo, após a partida contra a Bélgica), eles pegarão o voo de 27 minutos de volta para Tijuana."

"Vamos ver como será para a segunda partida e, no dia seguinte, haverá discussões sobre como será para a terceira em Seattle."

Giuliani defendeu as medidas adotadas e disse que a mudança antes do torneio da base de treinamento da equipe de Tucson para Tijuana reduziu o tempo de viagem do Irã.

Lei que permite reconhecimento de fibromialgia como deficiência exige análise individual

Para TJ-SC, lei catarinense é válida, mas diagnóstico de fibromialgia não gera reconhecimento de deficiência automaticamente
CNJ
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a validade da lei estadual que incluiu a fibromialgia entre as condições passíveis de reconhecimento como deficiência e autorizou a criação da Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF). A interpretação dada à norma, contudo, impede que o simples diagnóstico da doença garanta automaticamente o enquadramento como pessoa com deficiência.

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina contra dispositivos da Lei Estadual 18.928/2024, que alterou a Lei Estadual 17.292/2017. O MP-SC sustentou que a norma invadiu competência legislativa da União ao equiparar, de forma automática, pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência, além de afrontar o princípio da isonomia.

A desembargadora relatora destacou que a legislação nacional e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência adotam o chamado modelo biopsicossocial, no qual o reconhecimento da deficiência depende da análise individualizada dos impedimentos funcionais e das barreiras enfrentadas pela pessoa, e não apenas do diagnóstico clínico.

De acordo com o relatório, a fibromialgia apresenta manifestações variadas, e nem todos os pacientes desenvolvem limitações funcionais que justifiquem o enquadramento jurídico como pessoa com deficiência. “O diagnóstico é o ponto de partida clínico, mas não é, por si só, condição suficiente para o reconhecimento jurídico da deficiência”, frisa a relatora. Mais na conjur

Jorge Jesus é cotado para assumir seleção após Copa do Mundo

Treinador está sem clube desde sua saída do Al-Nassr, da Arábia Saudita
Jorge Jesus durante jogo do Al-Nassr contra o Al-Hilal
© Getty Images
Jorge Jesus desponta como o principal candidato para assumir o comando da seleção de Portugal após o término da Copa do Mundo de 2026. Sem clube desde sua saída do Al-Nassr, da Arábia Saudita, o treinador de 71 anos mantém negociações avançadas para liderar a equipe portuguesa no próximo ciclo, tendo Cristiano Ronaldo como principal referência dentro do elenco.

A mudança ocorrerá porque o atual técnico, Roberto Martínez, já confirmou publicamente que deixará o cargo ao fim do Mundial, independentemente do desempenho de Portugal na competição disputada nos Estados Unidos. O contrato do treinador espanhol se encerra após o torneio. Durante sua passagem, Martínez comandou a seleção em mais de 40 partidas e teve como principal conquista o título da UEFA Nations League.

Nos últimos meses, as conversas entre Jorge Jesus e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) avançaram significativamente. Caso o acordo seja oficializado depois da Copa do Mundo, será a primeira vez que o treinador português comandará uma seleção nacional em sua carreira. Vinícius Daniel•galaticosonline

ITABERABA-BA: Homem é espancado até a morte em rodoviária

A polícia investiga se ciúmes após uma conta paga pela vítima pode ter motivado o espancamento
Redes sociais
Um homem de 27 anos, identificado como Matheus Santos Oliveira de Sousa, foi espancado até a morte na madrugada desta sexta-feira (19), no terminal rodoviário de Itaberaba, no interior da Bahia.

Segundo relatos de testemunhas à Polícia Civil, a vítima foi agredida por dois suspeitos com socos e chutes, principalmente na região da cabeça. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os agressores desferindo os golpes, enquanto uma mulher tenta impedir a ação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro a Matheus. Apesar das tentativas de reanimação, ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

A principal linha de investigação aponta que a vítima e os suspeitos estariam ingerindo bebidas alcoólicas juntos antes das agressões. Ainda segundo a polícia, Matheus teria pago a conta do grupo e, na presença de algumas mulheres, os suspeitos teriam ficado enciumados com a situação.

Diligências seguem em andamento para identificar os suspeitos. Via Bnews

Inverno começa neste domingo (21) no Brasil; veja previsão

Estação deve ter período menos chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e em partes do Norte e Nordeste
Felipe Moraes / SBT
Inverno começou oficialmente neste domingo (21) | Divulgação/Paulo Pinto/Agência Brasil
O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul neste domingo (21), às 5h24, e termina em 22 de setembro, quando a primavera tem início.

Apesar da expectativa pelo frio e por dias mais curtos, o período deve sofrer impactos do El Niño, confirmado no começo do mês pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, em inglês) e que deve elevar temperaturas no Brasil. O fenômeno deve seguir até o fim do inverno no Hemisfério Norte, em fevereiro de 2027.

Termômetros variam drasticamente entre as regiões do país no primeiro dia da nova estação, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor predomina no Centro-Oeste, com possibilidade de temperaturas próximas de 37ºC, e no Norte e Nordeste, ondem máximas podem chegar a 34ºC. Já no Sul, mínimas ficam entre 2ºC e 4ºC no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geadas.

Veja previsão tempo para o primeiro dia do inverno:
Centro-Oeste
As mínimas podem atingir 8ºC no sul de Mato Grosso do Sul e 14ºC no Distrito Federal. Já as máximas mais elevadas, de até 37ºC, são previstas no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás.

Para hoje, a previsão é de pancadas isoladas de chuva no noroeste de MT e possibilidade de chuva no resto do estado. No sul de Goiás e na maior parte de MS, espera-se chuva fraca e passageira. O tempo deve permanecer estável no sul do MS e nas áreas central e norte de GO.

Nordeste
As mínimas devem ocorrer no sul da Bahia, próximas de 14ºC, e em Pernambuco, variando de 18ºC a 20ºC. Já as máximas são esperadas para a faixa entre Ceará, Maranhão e Piauí, podendo marcar 36ºC. No interior de Ceará, Rio Grande do Norte, PI, oeste da Paraíba, norte baiano e oeste pernambucano, ficam entre 32º e 34ºC.

Pancadas de chuva devem se limitar ao norte do Maranhão e do Piauí e ao noroeste do Ceará. Chuva fraca e passageira deve chegar no centro do MA e do PI, no CE, RN, PB, interior de PE, Alagoas, Sergipe e noroeste da BA. Para litorais de AL, PE, SE e extremo norte baiano, a condição aguardada é de chuva isolada. Tempo deve permanecer estável nos demais locais. Mais no sbtnews

Erro comum ao carregar o celular pode acabar com a bateria mais rápido do que você imagina

Imagem de Magnific
A bateria do seu celular acabou ou está naqueles últimos 10% que se esgotam em um piscar de olhos. Você se apressa, encontra o carregador e colocar o celular para carregar. Mas aí eu te pergunto: você liga o carregador à tomada ou ao celular primeiro? Você provavelmente nem registrou o que colocou primeiro, mas esse é um caso em que a ordem dos fatores altera sim o resultado. Segundo especialistas e fabricantes, a ordem correta pode contribuir para proteger a bateria do seu aparelho e aumentar a sua durabilidade. Por Carolina Carvalho * diariodocomercio

A prática mais recomendada é ligar o seu carregador primeiro à tomada e só então conectá-lo ao seu celular. Como explica matéria da Itatiaia, essa ordem é a ideal porque permite que a corrente elétrica se estabilize no carregador antes de chegar ao seu aparelho. Com isso, você diminui a possibilidade de pequenas oscilações ou picos de tensão quando o smartphone começa a receber a energia, além de minimizar eventuais riscos elétricos. Essas oscilações podem contribuir para o desgaste da sua bateria.

Mas calma: se você até hoje sempre conectou o cabo ao aparelho e depois à tomada, pode ficar tranquilo, porque isso provavelmente não vai causar problemas graves no funcionamento do seu celular.

Outros cuidados para prolongar a vida útil da bateria do seu celular
Tente manter a sua carga entre 20% e 80%. Evite deixar o celular descarregar totalmente com frequência. Por isso mesmo, você deve evitar deixar o celular conectado a noite toda, porque ele fica em 100% por longos períodos. Por fim, você deve sempre usar acessórios originais ou certificados, para evitar danificar os componentes da sua bateria.

Motoristas de app e taxistas já podem pedir financiamento para veículo zero

Benefício do Move Aplicativos serve para renovar frota
Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Começa nesta sexta-feira (19) o período para motoristas de aplicativos e taxistas solicitarem financiamento de veículos zero quilômetro por meio do programa Move Brasil. A iniciativa do governo federal é voltada à renovação da frota de transporte individual no país.

Os interessados precisam se cadastrar na plataforma oficial do programa para solicitarem o benefício junto às instituições financeiras, caso tenham atendido aos critérios de participação. Em um prazo de até cinco dias após o cadastro, o trabalhador será informado se poderá participar do programa.

A iniciativa integra o Move Brasil, que prevê linhas de crédito facilitadas para aquisição de veículos novos.

O Move Motos é uma linha de crédito para motociclistas de aplicativos que desejam financiar ciclomotores, motonetas, motocicletas e bicicletas elétricas produzidas no Brasil ou com projeto de investimento voltado à produção no país.

Ele segue os mesmos moldes do Move Aplicativos, que tem como público-alvo motoristas de aplicativos e taxistas interessados em financiar carros.

Essas linhas de crédito são uma expansão do Move Brasil, criado para viabilizar a renovação de frotas no país, por meio de facilidades de financiamento.

Juros
Segundo o Planalto, a taxa a ser cobrada para financiamento dos veículos será de 12,5% ao ano, o que corresponde a 0,99% ao mês para homens e 0,91% ao mês para mulheres.

Os financiamentos serão destinados exclusivamente à compra de veículos novos, com valor máximo de R$ 150 mil. Os automóveis precisam ser de montadoras habilitadas no programa e atender a critérios de sustentabilidade definidos pelo governo.

Brasil tem Rayssa Leal e mais dois na final da Copa do Mundo de Roma no skate

Reprodução / Instagram @rayssalealsk8
O Brasil terá três representantes nas finais da Copa do Mundo de Roma no skate street: Rayssa Leal, no feminino, e Giovanni Vianna e Wallace Gabriel, no masculino.

A disputa pelo título acontece neste domingo (21). O feminino às 14h45 (horário de Brasília), e o masculino às 16h10.

As semifinais aconteceram no formato de duas voltas e três manobras, valendo como nota final a somatória da melhor volta e da melhor manobra. Os oito mais bem colocados avançaram à decisão.

Rayssa Leal fechou na quinta colocação. A skatista somou 148.74 pontos, com 74.05 na primeira volta e 74.69 na primeira manobra.

Ela retornou às pistas após três meses devido a uma lesão. Em março, durante as finais do Mundial de Skate, Rayssa teve uma contusão óssea no joelho direito.

Giovanni Vianna ficou com a quarta colocação. Ele totalizou 159.57 pontos, com 80.09 na segunda volta e 79.48 na primeira manobra.

Wallace Gabriel avançou à final em quinto lugar. O atleta somou 154.09 pontos, com 78.54 na segunda volta e 75.55 na segunda manobra.

O Brasil teve outros três representantes nas semifinais. Na masculina, Kelvin Hoefler ficou em 14º, e Filipe Mota em 16º. Na feminina, Gabi Mazetto ficou em 9º.  Por Folhapress

Vinicius Júnior iguala Romário e entra no top 5 de participações em gols do Brasil em Copas

Foto: Reprodução / Instagram / @vinijr
Eleito o melhor em campo na vitória da Seleção Brasileira sobre o Haiti, Vinicius Júnior alcançou uma marca importante com a camisa amarelinha. O atacante do Real Madrid igualou Romário em participações em gols pelo Brasil em Copas do Mundo e entrou no top 5 brasileiro no recorte desde 1986.

Na partida contra a seleção haitiana, Vini marcou mais um gol e participou diretamente da construção ofensiva brasileira, sendo decisivo para o triunfo da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

Com o desempenho, Vinicius chegou a seis participações em gols em seis partidas de Copa do Mundo. O número coloca o camisa 7 ao lado de nomes históricos da Seleção Brasileira no torneio.

No levantamento de participações em gols pelo Brasil em Copas desde 1986, Ronaldo aparece na liderança, com 19 participações em 19 partidas. Neymar e Rivaldo vêm na sequência, ambos com 11 participações. Careca soma oito, enquanto Vinicius Júnior aparece com seis.

BRASILEIROS COM MAIS PARTICIPAÇÕES EM GOLS EM COPAS DO MUNDO:
Ronaldo - 19 participações em 19 jogos
Neymar Jr. - 11 participações em 13 jogos
Rivaldo - 11 participações em 14 jogos
Careca - 8 participações em 9 jogos
Vinicius Júnior - 6 participações em 6 jogos

Novo acordo trabalhista prevê aumento de quase 18% no salário de funcionários de supermercado

Foto ilustrativa: drobotdean/Freepik
Entrou em vigor a nova Convenção Coletiva de Trabalho dos supermercados de Goiás. O acordo, celebrado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Supermercado de Goiás (Secom-GO), estabeleceu duas mudanças principais: reajustes salariais por função e fechamento total em três feriados (1º de maio, 4 de outubro e 25 de dezembro).

O limite de horário aos domingos até as 11h, outra mudança que havia sido aprovada, foi derrubado pelo Tribunal Regional do Trabalho. Os supermercados estão liberados para funcionar além deste horário.

O documento do acordo coletivo também concede dois bônus adicionais por tempo de serviço: 4% para quem tem três anos de casa e 6% para cinco anos. Três municípios goianos ficaram de fora do pacto por pertencerem a outras jurisdições sindicais: Rio Verde, Itumbiara e Catalão.

Aumento salarial
Os percentuais de aumento variam conforme a ocupação. O maior reajuste, de 17,96%, foi aplicado aos ajudantes de açougue e padaria, além de vendedores e atendentes, cujo salário subiu de 1.412 para 1.665,55 reais.

O segundo maior percentual, 16,35%, beneficiou o fiscal de controle e perdas, que passou de 1.700 para 1.977,87 reais. Abaixo, a lista completa dos valores corrigidos:

Operador de hipermercado e patinador: de 1.600 para 1.775,52 (10,97%)
Repositor de frios, laticínios e perecíveis: de 1.500 para 1.665,55 (11,04%)
Operador de caixa: de 1.500 para 1.665,55 (11,04%)
Salgadeiro e cozinheiro: de 1.500 para 1.665,55 (11,04%)
Açougueiro, padeiro, confeiteiro e atendente de peixaria: de 1.800 para 1.977,87 (9,88%)
Fiscal de loja: de 1.800 para 1.977,87 (9,88%). Mais no diariodocomercio