> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Ex-técnico da Seleção Brasileira, Parreira é internado no Rio de Janeiro; hospital não divulga estado de saúde

Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Um dos nomes mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Carlos Alberto Parreira está internado no Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela própria unidade hospitalar nesta quarta-feira (17), mas sem detalhes sobre o quadro clínico do ex-comandante da Seleção Brasileira. Via BN

Aos 83 anos, Parreira enfrenta desde 2023 um linfoma de Hodgkin, câncer que afeta o sistema linfático, responsável por parte das defesas do organismo. Embora tenha apresentado evolução positiva no tratamento e chegado a um período de remissão da doença, o treinador precisou retomar os cuidados médicos após a reaparição do quadro.

Em nota oficial, o Hospital Samaritano informou apenas que o ex-treinador encontra-se internado, destacando que não divulgará informações adicionais em respeito à privacidade do paciente e às determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Figura histórica da Seleção Brasileira, Parreira participou diretamente de algumas das principais conquistas do futebol nacional. Integrante da comissão técnica campeã do mundo em 1970 como preparador físico, ele alcançou o auge da carreira ao comandar o Brasil no tetracampeonato mundial conquistado nos Estados Unidos, em 1994.

Além do título da Copa do Mundo, o treinador também esteve à frente da equipe nas campanhas vencedoras da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005. Em 2013, retornou à Seleção como coordenador técnico para o ciclo da Copa do Mundo de 2014 e integrou a comissão que conquistou a Copa das Confederações disputada no Brasil.

Parreira ainda teve duas outras passagens pelo comando da equipe nacional, em 1983 e na Copa do Mundo de 2006. Ao longo de sua trajetória na Seleção, acumulou 177 partidas, consolidando seu nome entre os profissionais mais importantes da história do futebol brasileiro.

BUERAREMA-BA: SERVIDORES DA INFRAESTRUTURA RECEBEM NOVO FARDAMENTO DE TRABALHO

A entrega foi realizada pelo prefeito Gel da Farmácia e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Luis Humberto
Os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura receberam, na última segunda-feira (15), o novo fardamento de trabalho. A entrega foi realizada pelo prefeito Gel da Farmácia e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Luis Humberto, no pátio do Almoxarifado Municipal.

A ação reforça o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais responsáveis por serviços essenciais que contribuem diariamente para o desenvolvimento da cidade.

Durante a entrega, o prefeito Gel da Farmácia destacou a importância de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na manutenção e no crescimento do município.

A iniciativa demonstra o respeito da administração municipal pelos trabalhadores que atuam em funções essenciais, como manutenção das vias públicas, limpeza urbana, obras, conservação de espaços públicos e demais serviços que garantem mais qualidade de vida à população.

O novo fardamento proporciona mais segurança, conforto e identificação aos servidores durante a execução de suas atividades, além de fortalecer o reconhecimento da importância do trabalho desempenhado por cada profissional.

Para o secretário Luis Humberto, investir na valorização dos servidores da infraestrutura é reconhecer a dedicação e o empenho daqueles que contribuem diariamente para uma cidade mais organizada, limpa e preparada para o futuro.

A Prefeitura de Buerarema segue trabalhando com responsabilidade e planejamento, fortalecendo as políticas de valorização do servidor público e garantindo melhores condições de trabalho para aqueles que ajudam a transformar o município todos os dias.

STJ manda nomear candidata convocada sem aviso quatro anos depois do concurso

Julgadores reconheceram direito de candidatos a vagas curso de formação abertas por desistência de outros convocados
Freepik
Quando a nomeação para um cargo público ocorre anos depois do concurso, a convocação do candidato deve ir além da publicação no Diário Oficial e da comunicação online, sob risco de violação do princípio da razoabilidade. Por Isabel Briskievicz Teixeira / estagiária da revista Consultor Jurídico

Com esse entendimento, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão unânime, determinou a nomeação de uma candidata para um cargo público quatro anos depois de ter prestado um concurso.

O colegiado deu provimento a um recurso especial, que reformou um acórdão proferido em segunda instância.

A candidata, autora do recurso, alegou que a administração pública violou os princípios da publicidade e razoabilidade depois de perder o cargo por não responder à convocação, que veio quatro anos depois dela prestar o certame.

Ela sustenta que depois de um longo tempo depois da homologação do concurso, é necessário que a administração adote um meio eficaz para informar o candidato, como a convocação pessoal.

Razoabilidade
A relatora do caso no STJ, ministra Regina Helena Costa, apontou que o acórdão que negou a convocação da candidata violou o princípio da razoabilidade ao não procurar outras formas de informá-la sobre a convocação, “uma vez que é inviável exigir que o candidato acompanhe, diariamente, durante longo lapso temporal, as publicações no Diário Oficial e na internet”.

Tal decisão teve entendimento contrário ao fixado anteriormente no STJ. Diante disso, ela deu provimento ao recurso, nos termos do artigos 932, V, do Código de Processo Civil, e 34, XVIII, e 255, III, ambos do Regimento Interno do STJ.

Recurso
A União entrou com um agravo interno, alegando que o edital não previa intimação pessoal e, por isso, a convocação foi feita somente pelo Diário Oficial e na página oficial do órgão. Diante disso, pediu que a decisão fosse reformada.

CR7 está a um gol de recorde que ninguém conseguiu alcançar

Atacante disputa sua sexta Copa do Mundo pela seleção portuguesa
Luana Campos•galaticosonline
A estreia de Portugal na Copa do Mundo pode render mais um capítulo histórico para Cristiano Ronaldo. Caso marque contra a República Democrática do Congo nesta quarta-feira (18), o atacante se tornará o primeiro jogador a fazer gols em seis edições diferentes do torneio.

CR7 já balançou as redes nas Copas de 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, sendo o primeiro atleta da história a alcançar a marca de gols em cinco Mundiais.

Aos 41 anos, o português disputa sua sexta Copa do Mundo e segue ampliando seus números pela seleção. Até aqui, são 22 partidas e oito gols marcados em Mundiais.

Portugal estreia às 14h (horário de Brasília), de olho na classificação e em mais um possível recorde do seu principal jogador.

Neymar treina pela primeira vez com o elenco da Seleção e aumenta chances de retorno contra o Haiti

Por Leonardo Baran, dos Estados Unidos / Thiago Tolentino
Foto: Leonardo Baran / Bahia Notícias
A expectativa pela volta de Neymar ganhou força nesta quarta-feira (17). Após iniciar a transição física nos últimos dias, o camisa 10 participou do treinamento da Seleção Brasileira e trabalhou com o restante do elenco pela primeira vez desde a lesão na panturrilha direita.

"Estavam com saudades?", disse Neymar à imprensa após pisar no gramado do CT Columbia Park.

A presença do atacante foi confirmada com imagens por Leonardo Baran, correspondente do Bahia Notícias nos Estados Unidos. Ele já havia revelado no programa BN na Bola, na última terça-feira (16), que existia uma expectativa interna pela presença do atacante entre os relacionados para o duelo contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. 

O treinamento desta quarta representa mais um avanço no processo de recuperação. Na terça, Neymar havia retornado ao gramado para atividades controladas. Agora, o jogador participou das movimentações ao lado dos companheiros, aumentando as chances de voltar a ficar à disposição da comissão técnica de Carlo Ancelotti.

Câmara aprova "Lei Suzane von Richthofen", que impede que assassino receba herança de membros da família

Por Edu Mota, de Brasília*bn
Foto: Reprodução Redes Sociais
Em sessão realizada nesta terça-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto de lei 23/2026, que altera o Código Civil para proibir que herdeiros condenados por homicídio tenham acesso, por vias indiretas, ao patrimônio de outros parentes da mesma família. O projeto, conhecido como “Lei Suzane von Richthofen”, tramita em caráter conclusivo, e se não receber recurso no plenário da Câmara, seguirá para análise do Senado.

Apresentado pela deputada Dayany Bittencourt (União-CE), faz referência ao caso de Suzane von Richthofen, condenada pelo assassinato dos próprios pais em 2002, e que cumpre agora em regime de liberdade condicional. Richtofen voltou ao centro do debate após surgir a possibilidade jurídica de herdar parte do patrimônio de um tio encontrado morto em janeiro deste ano.

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos, foi beneficiada pela decisão da juíza Vanessa Vaitekunas Zapater, da 1ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional II de Santo Amaro, que fundamentou a escolha na ordem legal da sucessão. Conforme o Código Civil, parentes colaterais de terceiro grau, como sobrinhos, precedem os de quarto grau, como primos.

A magistrada ressaltou em sua decisão que “o histórico criminal de Suzane não tem relevância jurídica para a definição da inventariança”. Como apenas Suzane se habilitou formalmente como herdeira, foi considerada a única apta para o encargo. A decisão que beneficiou Suzane von Richthofen ocorreu em meio a uma disputa familiar pela herança deixada pelo médico aposentado Miguel Abdalla Netto, estimada em R$ 5 milhões.

Flávio José nega críticas ao MP-BA após redução de cachê no São João: "Me reservei ao direito de não concordar com corte"

Foto: Facebook
O cantor Flávio José voltou a falar sobre a polêmica da redução de cachês para as apresentações no São João da Bahia em 2026. Após cancelar mais de 10 apresentações que faria no estado, o artista desabafou em uma postagem do Bahia Notícias sobre a situação.

O veterano, que em seu primeiro pronunciamento citou o Ministério Público, afirmando que tinha descoberto pelo órgão a redução no cachê, disse que não fez críticas ao MP ao falar sobre a situação.

"Misericórdia, meu DEUS eu nunca levei a população nenhuma informação quanto mais inverídica. Nunca citei o MP em nada. Eu apenas me reservei o direito de não concordar com o corte feito no valor que solicitei, pois tenho certeza de que o valor que solicitei foi um valor justo", escreveu.
A mensagem de Flávio José foi em resposta a uma declaração do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Pedro Maia, que, na ocasião, disse que o MP-BA nunca impediu o artista de se apresentar, apenas solicitou que o aumento pedido pelo veterano fosse justificado.

"Como cidadão, eu não posso aceitar que um gestor público aumente mais de 40% o gasto na contratação de um artista sem nenhum fator que justifique essa mudança de um ano para o outro. [...] Quando o maior representante do forró fala, ele se manifesta, e eu tenho certeza de que as portas estão abertas para ele."

Dados do painel junino do MP-BA apontam que em 2025 o cachê de Flávio José para shows na Bahia foi de R$ 250 mil. O artista pedia R$ 350 mil para as apresentações no estado em 2026, o que representaria um aumento de cerca de 40% no valor cobrado.

Ao divulgar a agenda para o mês de junho, o cantor confirmou apenas 17 apresentações, todas elas fora da Bahia, cancelando mais de 15 shows no estado. O cantor e sanfoneiro Mestrinho foi anunciado como o substituto de José em Vitória da Conquista, enquanto Santanna, O Cantador, irá substituir o artista em Feira de Santana.

Coreia usa psiquiatra para buscar vantagem na Copa

Foto: Divulgação/YouTube
A seleção da Coreia do Sul adotou uma estratégia diferente para a disputa da Copa do Mundo de 2026. A equipe conta com o psiquiatra esportivo Han Deok-hyeon na delegação, com a missão de acompanhar o comportamento dos atletas e auxiliar a comissão técnica na preparação e definição da equipe titular. As Informações são do Ge.

Além de realizar atendimentos individuais com os 26 convocados, o especialista acompanha os treinamentos em campo para avaliar fatores como compreensão tática, confiança e estabilidade emocional dos jogadores. As informações coletadas são compartilhadas diretamente com o técnico Hong Myung-bo e influenciam as decisões da comissão técnica antes das partidas.

A iniciativa já é vista como um diferencial pela seleção asiática, que estreou com vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca. Com experiência em esportes de alto rendimento e passagens por instituições renomadas dos Estados Unidos, Han Deok-hyeon integra uma estrutura montada para potencializar o desempenho da Coreia do Sul durante o Mundial.

Gonet afirma que defesa de Bolsonaro não apresentou fatos novos para revisão de pena

Pedido busca anular condenação de 27 anos e três meses imposta no processo da tentativa de golpe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o pedido apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) para rever a condenação de 27 anos e três meses de prisão imposta no processo relacionado à tentativa de golpe de Estado. O parecer foi encaminhado à Corte nesta terça-feira (16).

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustenta que não há elementos novos capazes de justificar a reabertura da discussão sobre a sentença. Segundo ele, a decisão condenatória foi baseada em um conjunto consistente de provas e todas as teses apresentadas pela defesa já foram analisadas pelo Supremo.

Gonet argumenta ainda que não existem fundamentos para reduzir a pena aplicada ao ex-presidente. De acordo com o parecer, a defesa não apresentou fatos inéditos, novas evidências ou qualquer elemento que demonstrasse erro judicial, falsidade de provas ou irregularidades capazes de invalidar a condenação já confirmada pela Corte.

Influenciadores na Copa correm risco por uso errado de visto

Ao SBT News, a advogada Débora Cunha Romano afirma que monetização pode violar regras de visto nos EUA que exige vsito de trabalho para monetização de conteúdo
Vicklin Moraes/sbt
Estádio SoFi na Califórnia 11 de maio de 2026 | REUTERS/Daniel Cole
Em meio à Copa do Mundo, os Estados Unidos emitiram um alerta a influenciadores estrangeiros que entram no país com visto de turista e pretendem monetizar conteúdo durante a estadia. Segundo o governo americano, a prática pode ser enquadrada como atividade profissional irregular.

Em nota divulgada na semana passada, o Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que criar conteúdo com objetivo de gerar renda, inclusive para redes sociais, é considerado trabalho. Nesses casos, é exigido um visto compatível com atividade profissional, e não o visto B-2, voltado exclusivamente a turismo, visitas familiares ou tratamento médico.

De acordo com o órgão, conteúdos sobre a chegada aos Estados Unidos, bastidores de gravações, parcerias comerciais e produção recorrente no país podem indicar finalidade econômica da viagem, descaracterizando o caráter turístico.

Gravar em estádio não é direito irrestrito
Segundo a advogada, mesmo com ingresso pago, o torcedor não tem liberdade total para produzir conteúdo. Organizadores como a FIFA estabelecem regras para proteger direitos de transmissão, propriedade intelectual e acordos comerciais, o que impõe limites à captação e divulgação de imagens.

“De forma geral, organizadores de grandes eventos esportivos internacionais, como a FIFA, normalmente estabelecem regras específicas para proteger direitos de transmissão, propriedade intelectual e acordos comerciais relacionados ao evento. Por isso, a compra de um ingresso não significa necessariamente o direito de produzir ou divulgar qualquer tipo de conteúdo sem limitações", afirmou.

Ainda segundo Romano, há distinção jurídica entre uso pessoal e exploração comercial. O registro casual de um torcedor tende a ser tratado de forma diferente da produção de conteúdo com finalidade econômica, especialmente quando envolve monetização, patrocínios ou estratégia profissional.

Segundo a determinação, transmissões ao vivo são mais sensíveis do que publicações pontuais, que costumam enfrentar menos restrições. Lives podem afetar diretamente os direitos de mídia negociados com emissoras e parceiros comerciais.

Risco e sanções
O descumprimento das regras pode levar a sanções, incluindo retirada do estádio. Em casos mais graves, quando há reprodução relevante do jogo ou impacto na exploração dos direitos de transmissão, também pode haver questionamento judicial.

STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas por conteúdos publicados na internet

Corte deve concluir definição das regras que ampliam deveres de empresas como Google e Facebook na remoção de conteúdos ilícitos
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (17) o julgamento que vai definir as regras para responsabilização das plataformas digitais por conteúdos publicados por usuários. A decisão terá impacto direto sobre empresas como Google e Facebook e deverá orientar a atuação de juízes e tribunais em todo o país. Por: Metro1 

O caso envolve recursos apresentados pelas próprias plataformas contra entendimentos da Corte relacionados ao artigo 19 do Marco Civil da Internet. O dispositivo prevê que provedores só podem ser responsabilizados por conteúdos de terceiros caso descumpram uma ordem judicial de remoção.

Em 2025, porém, o STF considerou que essa regra não oferece proteção suficiente aos direitos fundamentais e decidiu que as plataformas podem ser responsabilizadas em determinadas situações, mesmo sem decisão judicial prévia.

Tese deve definir aplicação das novas regras
Relator dos recursos, o ministro Dias Toffoli apresentará a redação final da tese que consolidará o entendimento da Corte. O texto estabelecerá os parâmetros que deverão ser observados pelas empresas na prevenção e retirada de conteúdos considerados ilícitos.

Entre as medidas previstas está o chamado dever de cuidado. Pela proposta, as plataformas deverão adotar ações para reduzir riscos de violações de direitos fundamentais, além de manter canais específicos para recebimento e análise de pedidos de remoção de conteúdo.

O voto de Toffoli também reforça a obrigação das empresas de atuar de forma mais rigorosa em casos envolvendo crimes antidemocráticos, terrorismo, racismo e conteúdos que incentivem o suicídio. As plataformas poderão ser responsabilizadas em situações de falha sistêmica no controle desses materiais.

Divergências sobre início da aplicação
Apesar da maioria já formada em torno das novas obrigações, os ministros ainda discutem quando as regras passarão a valer para processos em andamento.

Toffoli defendeu que o entendimento seja aplicado a ações ajuizadas até a conclusão do julgamento. Já o ministro Flávio Dino sustentou que a decisão deve produzir efeitos imediatos, tomando como referência a data dos fatos analisados.

"Quanto mais protelar, mais a tecnologia será outra e o julgamento cairá em espécie de desuso", afirmou Dino durante a sessão da última semana.

O ministro Cristiano Zanin apresentou uma terceira proposta, sugerindo que o marco temporal seja definido a partir da conduta analisada em cada processo, incluindo tanto publicações quanto omissões na retirada de conteúdos.

Debate inclui plataformas de baixa interferência

Primeira metade de junho tem recordes de chuva pelo Brasil

Brasília registra o junho mais chuvoso desde o início das medições, Goiânia tem o segundo maior acumulado em 65 anos e parte do Rio já superou a média do mês
Naiara Ribeiro/sbt
A primeira metade de junho terminou com volumes de chuva muito acima do normal em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Segundo análise da Climatempo, com base em dados de órgãos de monitoramento meteorológico, em alguns locais o acumulado registrado em apenas 15 dias superou em mais de dez vezes a média esperada para todo o mês.

Os maiores volumes foram observados entre Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em áreas próximas à divisa entre Goiás e o Triângulo Mineiro, os acumulados passaram dos 200 milímetros, algo incomum para uma época do ano normalmente marcada pelo tempo seco em boa parte do Centro-Oeste e do interior do Sudeste. Em alguns pontos da região, a média de chuva para junho varia entre 20 e 30 mm.

Onde a chuva mais se acumulou
Em algumas regiões, choveu em duas semanas o que normalmente não se espera para todo o mês de junho.

Confira alguns dos maiores volumes registrados entre os dias 1º e 15:
• 227 mm na região da Usina de Ilha Solteira (MG)
• 206 mm na região da Usina Engenheiro Luiz Muller (GO
• 175,3 mm em Andradina (SP)
• 162,6 mm em Indiaporã (SP)
• 129,2 mm em Três Lagoas (MS)
• 116,6 mm em Paranaíba (MS)

Até cidades onde junho costuma passar praticamente sem chuva tiveram acumulados acima do normal. Em Montes Claros (MG), choveu 32,1 mm nos primeiros 15 dias do mês. Em um junho comum, o acumulado na cidade fica em torno de 2 mm. Mais no sbtnews

Polícia Federal é acionada após ameaça de bomba em voo da Azul no Aeroporto de Brasília

Foto: Divulgação / Azul
Uma ameaça de bomba manteve um avião da Azul Linhas Aéreas em solo, no Aeroporto Internacional de Brasília, na noite desta terça-feira (16). Segundo informações do jornal Metrópoles, a Polícia Federal (PF) foi acionada e iniciou uma varredura no interior da aeronave, em busca do suposto artefato. Nenhum objeto foi encontrado na ocasião.

Não há informações sobre o que teria provocado a suspeita. Em nota, a Inframérica, concessionária responsável pela administração do terminal, confirmou a operação. “A Polícia Federal realizou, na noite desta terça-feira, um procedimento de verificação e inspeção em uma aeronave no Aeroporto de Brasília, seguindo protocolos operacionais de segurança aeroportuária. O Plano de Contingência da concessionária foi acionado, conforme prevê a regulação”, disse.

A concessionária completou dizendo que “a ação foi coordenada com os órgãos competentes e com a administração aeroportuária, sem registro de intercorrências ou impactos à operação e às atividades do aeroporto. A aeronave foi liberada para seguir viagem”, detalhou a Inframérica.

Áustria bate Jordânia na Copa após 28 anos longe dos Mundiais

Europeus venceram por 3 a 1 e assumiram a vice-liderança do Grupo J, atrás da Argentina
Foto: Reprodução/Redes Sociais/@oefb_1904
A Áustria estreou com vitória na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Jordânia por 3 a 1, no Levi's Stadium, em Santa Clara, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo J. O resultado colocou os europeus na segunda posição da chave, atrás apenas da Argentina, que goleou a Argélia por 3 a 0. Por: Metro1

Os austríacos saíram na frente com Romano Schmid ainda no primeiro tempo. A Jordânia, que disputa seu primeiro Mundial, reagiu logo após o intervalo com um belo gol de Olwan e chegou a sonhar com um resultado histórico. No entanto, um gol contra de Al-Arab e um pênalti convertido por Marko Arnautovic nos acréscimos garantiram o triunfo da seleção europeia.

O resultado marcou um retorno positivo da Áustria à principal competição do futebol mundial. A equipe não participava de uma Copa desde 1998 e voltou a vencer uma partida no torneio pela primeira vez desde 1990, encerrando um longo jejum em Mundiais.

A equipe da Jordânia criou boas oportunidades desde os minutos iniciais, assustou em finalizações de Haddad e Fakhoury e quase empatou ainda no primeiro tempo em uma cabeçada de Olwan que acertou o travessão. O atacante também foi o responsável pelo gol jordaniano ao acertar um chute preciso de fora da área no início da etapa final.

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina hoje (17)

Quitação do débito pode ser feita por boleto, PIX, cartão de crédito ou débito em conta
Camila Stucaluc/sbt
Enem | Reprodução
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 que não obtiveram isenção da taxa têm até esta quarta-feira (17) para efetuar o pagamento. O valor da taxa é de R$ 85, o mesmo cobrado na edição anterior.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagar por PIX, basta acessar o QR no boleto – gerado na Página do Participante.

O Enem 2026 será aplicado nos dias 8 e 15 de novembro. O primeiro dia de provas contará com questões sobre linguagens e ciências humanas, além de redação. O segundo dia, por sua vez, terá perguntas sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo, serão 180 questões, sendo 90 em cada dia.

A aplicação do exame será feita em universidades espalhadas por todo o Brasil. Os locais de prova serão divulgados futuramente. Em todas as edições, os portões costumam abrir às 12h e fechar às 13h (horário de Brasília). Já a aplicação começa às 13h30.

Inscrição automática
A partir deste ano, estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública serão cadastrados automaticamente no Enem pelas redes de ensino. A mudança visa ampliar a participação dos alunos no exame e integrar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Mesmo com a inscrição automática, os alunos ainda deverão acessar a página do exame para confirmar a participação. Também será necessário escolher a língua estrangeira da prova e informar se haverá necessidade de atendimento especializado ou recursos de acessibilidade.

Para que serve o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.

Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Neste ano, o Enem também segue possibilitando que participantes maiores de 18 anos usem o exame como certificação de conclusão do ensino médio.

Confira o cronograma do Enem 2026
Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho
Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 17 de junho
Solicitação de tratamento por nome social: de 25 de maio a 12 de junho
Solicitação de atendimento especializado: de 25 de maio a 12 de junho
Resultado do atendimento especializado: 26 de junho
Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho
Resultado do recurso: 10 de julho
Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro

Antidepressivo é encontrado no cérebro de tubarões na costa do Rio

Foto: Reprodução/Magnirfic
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificaram a presença de sertralina, um dos antidepressivos mais utilizados no Brasil, no tecido cerebral de tubarões-martelo monitorados na costa fluminense. A descoberta faz parte de um estudo desenvolvido pelo Projeto EcoShark, que acompanha a saúde desses animais desde 2018.

Segundo os pesquisadores, os tubarões analisados foram capturados acidentalmente em áreas como Copacabana, Barra da Tijuca e Recreio. O estudo aponta que resíduos de medicamentos descartados por meio do esgoto podem chegar ao oceano e ser absorvidos por espécies marinhas. A pesquisa ainda avalia os possíveis impactos dessas substâncias no organismo dos animais.

Os cientistas destacam que ainda não há evidências de alterações comportamentais causadas pela presença do antidepressivo nos tubarões. No entanto, o achado reforça preocupações sobre a contaminação dos ambientes marinhos por resíduos farmacêuticos e a necessidade de ampliar o monitoramento ambiental e o tratamento de esgoto no país. Via 180graus

Governo estuda ampliar acesso ao crédito para beneficiários do Bolsa Família

Foto: Divulgação/Governo
O Governo Federal estuda ampliar o acesso ao crédito para famílias atendidas pelo Bolsa Família. A proposta busca oferecer uma alternativa de financiamento para beneficiários que desejam investir em atividades capazes de gerar renda e melhorar as condições financeiras da família. As informações são do redebrasilnews.

Diferentemente de modalidades anteriores, o modelo em análise não prevê desconto automático das parcelas diretamente no benefício. A ideia é que o pagamento seja realizado por meio de outras fontes de renda do beneficiário, como pequenos negócios, trabalhos autônomos ou atividades informais.

A iniciativa tem potencial para alcançar milhões de brasileiros. Atualmente, o Bolsa Família atende mais de 21 milhões de famílias em todo o país, sendo considerado um dos principais programas de transferência de renda e combate à pobreza.

Na prática, o crédito poderá ser utilizado para investimentos produtivos. Um exemplo é o de pequenos empreendedores que desejam ampliar suas atividades, adquirir equipamentos ou melhorar a estrutura do negócio, aumentando a capacidade de geração de renda e fortalecendo a autonomia financeira das famílias.

Alerta para raiva dos herbívoros preocupa produtores gaúchos

A doença é fatal e já soma 45 focos ativos no estado
Estado RS – A Secretaria da Agricultura emitiu um alerta sanitário para a raiva dos herbívoros em municípios da Serra e do Litoral Norte. São Francisco de Paula e Caraá estão entre as áreas com maior preocupação. Também existe risco de avanço para Canela, Três Coroas, Riozinho, Maquiné e Rolante.

Vacinação é a principal proteção
O RS registra pelo menos 45 focos ativos da doença neste ano. A orientação é que os produtores reforcem a vacinação de bovinos, búfalos, cavalos, ovinos e suínos. A Secretaria também pede que sejam informados locais onde haja presença de morcegos-vampiros, principais transmissores da enfermidade.

Doença mata em poucos dias
A raiva afeta o sistema nervoso dos animais. Os primeiros sinais costumam ser isolamento, apatia e dificuldade para engolir. Depois surgem tremores, perda de coordenação e paralisia. Após o aparecimento dos sintomas, a doença é considerada 100% fatal e pode levar à mort3 entre três e sete dias.

Risco também para humanos
A enfermidade pode ser transmitida às pessoas pelo contato com saliva de animais infectados. Por isso, a recomendação é não mexer na boca de animais com suspeita da doença e comunicar imediatamente o serviço veterinário oficial. Este é o terceiro alerta sanitário emitido pela Secretaria da Agricultura em 2026.  Fonte: O Sul e Seapi / Via NPExpresso

PORTO SEGURO-BA: Terceira gestão assume operação do Hospital Regional após duas rescisões em 9 meses

Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab
Por Eduarda Pinto / BN
A empresa S3 Gestão em Saúde assumiu, a partir desta segunda-feira (15), a gestão do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro. A empresa, que é a terceira organização a comandar o hospital nos últimos nove meses, iniciou a operação da unidade após uma série de protestos trabalhistas e inconformidades administrativas que marcaram as duas últimas gestões.

O contrato de gestão da S3 Gestão em Saúde, divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), possui um valor global estimado em R$ 297.309.515,88 (duzentos e noventa e sete milhões, trezentos e nove mil, quinhentos e quinze reais e oitenta e oito centavos) para o custeio geral da operação do hospital, além de R$ 1.327.267,50 (um milhão, trezentos e vinte e sete mil, duzentos e sessenta e sete reais e cinquenta centavos) destinados especificamente para o pagamento de órteses, próteses e materiais especiais (OPME).

A mudança foi formalizada por meio da Portaria Nº 769, assinada pela Secretária da Saúde da Bahia (Sesab), em 12 de junho de 2026, e também divulgada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. A medida formaliza que a gestão e a execução dos serviços do hospital saem do Instituto Setes (antigo Instituto Vida Forte) e passam para a Associação de Proteção à Maternidade e Infância Ubaíra - S3 Gestão em Saúde.

O Hospital Luís Eduardo Magalhães é uma das referências em atendimento hospitalar da região da Costa do Descobrimento. A unidade desempenha papel estratégico nos atendimentos de urgência e emergência, internações e procedimentos especializados. Mais no bahianoticias

Pai é demitido após faltar ao trabalho para ficar com o filho na UTI

Felipe com o filho, Lohan — Foto: Arquivo pessoal
Felipe Guimarães, do RJ, precisava escolher entre comparecer ao trabalho ou estar com o filho, que nasceu com uma condição genética rara. Ele não teve dúvida: faltou para acompanhar o pequeno no hospital. Mas a escolha teve um custo: seu emprego. Conheça a história!

Quando soube que o filho de quatro meses precisaria ser internado na UTI, Felipe Guimarães, do Rio de Janeiro, fez o que qualquer pai faria: faltou no trabalho para ficar com ele. Mas, pouco depois, recebeu uma notícia que o pegou de surpresa - foi demitido por não comparecer.

"Foi desesperador para mim e para a minha esposa", diz, em entrevista à CRESCER.

Segundo Felipe, o filho, Lohan, nasceu com epidermólise bolhosa, uma doença genética rara que torna a pele extremamente frágil. "Ela causa bolhas se tiver qualquer atrito, não tem cura pra essa doença ainda, existe o tratamento que é de custo muito alto", explica.

'Tenho a plena certeza de que fiz o certo, minha família em primeiro lugar'
A condição foi descoberta no dia do parto, em 4 de fevereiro deste ano. "Quando a bolsa estourou, minha esposa chegou no hospital e precisou fazer cesária, pela cor do líquido que estava saindo. Quando ele nasceu, ele não chorou. Nasceu com umas lesões e precisou ir direto para a UTI. Ele foi entubado, ficou no oxigênio e precisou colocar sonda gástrica", afirma. Mais na revistacrescer

Fiocruz identifica circulação silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

Foto: Reprodução / Fiocruz da Bahia
Pesquisadores da Fiocruz Bahia identificaram a circulação silenciosa do Trypanosoma cruzi, parasita causador da doença de Chagas, em Salvador. A enfermidade pode ser assintomática por anos, mas provoca graves lesões cardíacas e digestivas na fase crônica. Via BN

O estudo, publicado na revista Acta Tropica sob coordenação de Fred Luciano Neves Santos, utilizou cães domésticos como "sentinelas" nos bairros Alto do Cabrito e Marechal Rondon. Dos animais testados, nove apresentaram anticorpos contra o parasita (taxa de 5,1%). A infecção em áreas vulneráveis e sem saneamento adequado indica risco de transmissão pelo "barbeiro", o inseto vetor.

A análise associou a infecção à idade avançada dos cães, sugerindo exposição cumulativa ao parasita. Como nenhum animal manifestou sintomas clínicos, os autores alertam para o caráter oculto da transmissão e destacam que os dados são preliminares.

Segundo informações do Ministério da Saúde, obtido pelo jornal O Globo, de 1,9 a 4,6 milhões de brasileiros vivem com a doença de Chagas, a maioria sem diagnóstico, o que inviabiliza o tratamento precoce. O cenário em Salvador não é isolado.

Outro mapeamento da Fiocruz, publicado na PLOS Neglected Tropical Diseases, revelou que 11,6% de um grupo de risco testado em Feira de Santana contraiu a infecção. A maioria dos casos estava ligada à migração de áreas endêmicas e à presença do vetor nas residências. Ambos os estudos reforçam a necessidade urgente de expandir a vigilância epidemiológica na Bahia.

Fiscalização contra exploração sexual resgata 22 mulheres da servidão no Nordeste

Força-tarefa identificou vítimas em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e desarticulou rede de exploração
Agência Gov | Via Ministério do Trabalho
Reprodução/MTE
Foram identificadas situações de tráfico de pessoas, servidão por dívida, jornada exaustiva e condições degradantes de trabalho
A ação integrada coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, resgatou 22 mulheres submetidas a condições análogas à escravidão em estabelecimentos onde ocorria exploração sexual nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, durante a Operação Donos da Noite. A operação foi realizada entre os dias 10 e 16 de junho e reuniu diferentes instituições no enfrentamento às violações de direitos. Participaram o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com informações da Auditoria Fiscal do Trabalho, as ações ocorreram nos municípios de Goiana (PE), Nova Cruz (RN), Guarabira, Pedro Régis e Alagoa Grande (PB), onde foram identificadas situações de tráfico de pessoas, servidão por dívida, jornada exaustiva e condições degradantes de trabalho. As investigações apontam que os estabelecimentos fiscalizados estavam vinculados a uma mesma organização criminosa.

Do total de vítimas resgatadas, quatro foram encontradas em Pernambuco e 18 na Paraíba, estado onde se concentrava o principal núcleo de atuação do grupo investigado. A maioria das mulheres era oriunda do Ceará e havia sido deslocada para trabalhar nos locais fiscalizados.

Durante a operação, os auditores-fiscais do Trabalho constataram mecanismos utilizados para restringir a liberdade das trabalhadoras, incluindo o controle de dívidas e transferências compulsórias entre diferentes estabelecimentos administrados pela mesma organização. Também foram identificados relatos de violência e outras violações de direitos humanos. Mais na agenciagov

Bancos poderão descontar dinheiro da conta automaticamente com chegada do Pix Pensão

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, em 10 de junho, o projeto de lei “Pix Pensão”. Proposto pela deputada federal Tabata Amaral, o objetivo é implementar a transferência automática de pensões alimentícias por meio do sistema Pix. Por Alan da Silva*diariodocomercio

Com isso, é esperado que a agilidade nos repasses minimize atrasos e reduza o número de ações judiciais relacionadas à inadimplência de pagamentos de pensão alimentícia.

O projeto, que arrecadou suporte significativo no Senado, agora aguarda votação no plenário. A aprovação do requerimento de urgência em sua tramitação e o parecer na CCJ reforçam a modernização do sistema de pagamentos de pensões.

O “Pix Pensão” busca ser uma resposta direta às dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros devido à burocracia e aos atrasos frequentes na obtenção desses recursos essenciais.
Implementação e implicações do “Pix Pensão”

A operacionalização do novo sistema é direta: uma vez aprovada a lei, beneficiários podem solicitar a transferência automática da pensão em qualquer fase do processo judicial.

Isso visa garantir regularidade no recebimento dos valores, independentemente do emprego formal ou vínculo do devedor. No entanto, a proposta não define claramente o papel das instituições financeiras.

Argentina bate Argélia com hat-trick de Messi e espanta maldição em estreias

Lionel Messi fez três gols na estreia da Argentina na Copa do Mundo 
Jay Biggerstaff/Imagn Images via Reuters
A Argentina venceu a Argélia por 3 a 0 nesta terça-feira (16), em Kansas City, pela 1ª rodada do Grupo J da Copa do Mundo. Atual campeã, a seleção argentina não teve uma atuação coletiva espetacular, mas começou com vitória graças ao imensurável talento de Lionel Messi. O gênio definiu a partida com três gols e igualou Miroslav Klose como maior artilheiro dos Mundiais. Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

O resultado no primeiro jogo quebra uma maldição do futebol argentino. Essa foi a primeira vez que a Argentina venceu uma estreia de Copa do Mundo como atual campeã. Nas outras duas vezes que esteve nesta condição, a Albiceleste foi derrotada. Em 1982, perdeu por 1 a 0 para a Bélgica na Espanha; já em 1990, na Itália, foi superada por Camarões também pelo placar mínimo.

A Argentina também largou na frente no Grupo J da Copa do Mundo e já pensa na classificação. Um empate na próxima rodada, diante da Áustria, já deve garantir os atuais campeões na próxima fase. Caso avance em primeiro, os argentinos enfrentarão o vice-líder do Grupo H, formado por Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai.

A Argélia voltou aos Mundiais após 12 anos e conheceu sua 2ª derrota para seleções sul-americanas na história. A primeira foi para o Brasil, em 1986, no México. Essa foi a 8ª derrota em 14 jogos dos argelinos em Mundiais. O objetivo do país do norte da África é passar de fase, algo que só conseguiu em uma das quatro participações anteriores.

Lionel Messi faz história
A noite em Kansas City não escondeu que seria de Lionel Messi desde o início. A atração suprema do jogo balançou a rede rapidamente, logo nos primeiros minutos, mas viu o lance ser anulado por impedimento. Em seguida, a Argélia também marcou com Fares Chaibi, porém, o gol também foi invalidado por posição irregular.

Após o começo animado, Lionel Messi apareceu para colocar a Argentina à frente com um golaço. Depois de receber um passe quebra linhas de Rodrigo De Paul, o camisa 10 soltou sua canhota de fora da área e viu o goleiro Luca Zidane contribuir para o 1 a 0. A vantagem no placar relaxou os argentinos, que administraram a vantagem mínima até o fim do primeiro tempo.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Sánchez diz que não aceitará resultado de eleição no Peru

Partido de candidato esquerdista alega que processo eleitoral não apresenta o nível de transparência necessário para refletir a escolha do eleitorado
Sofia Pilagallo/sbt
Keiko Fujimori e Roberto Sánchez, candidatos à presidência do Peru | Fotos: Reuters/Reuters
O Juntos por el Perú (Juntos pelo Peru), partido do candidato esquerdista Roberto Sánchez, afirmou que não reconhecerá o resultado final das eleições presidenciais do Peru. A legenda alega que o processo eleitoral não apresenta o nível de transparência necessário para refletir a escolha do eleitorado.

Com mais de de 99% das urnas apuradas, Sánchez aparece atrás da adversária, Keiko Fujimori, alinhada à extrema direita. A diferença entre os dois é de aproximadamente 35 mil votos, o equivalente a cerca de 0,2 ponto percentual. Apesar do estágio avançado da contagem, as autoridades eleitorais ainda não proclamaram oficialmente o vencedor da disputa.

Diante desse cenário, o partido convocou uma manifestação para a próxima quarta-feira (17), em Lima, além de novos atos ao longo da semana em diferentes localidades. Já no último sábado (13), coletivos, sindicatos e apoiadores do candidato de esquerda se reuniram na Praça San Martín, no centro da capital, e seguiram em marcha até a sede do Jurado Nacional de Eleições (JNE).

Um dia antes, na sexta-feira (12), Sánchez usou as redes sociais para defender a revisão das atas eleitorais. O candidato pediu a recontagem de todos os documentos que possam ser analisados dentro dos limites previstos pela legislação, argumentando que a pequena margem que o separa de Keiko justificava uma nova verificação dos registros.

Sánchez também fez um apelo público à adversária para que apoiasse o processo de revisão e recontagem dos votos. O vice da chapa de Keiko, Luis Galarreta, rejeitou a proposta logo após o convite. Dois dias depois, a própria candidata se manifestou e ressaltou que não apoiaria uma recontagem total dos votos.

Durante a apuração do segundo turno presidencial, o JEE informou que 1.595 atas eleitorais estavam sob análise por possíveis inconsistências. O número representa cerca de 1,7% das aproximadamente 92,7 mil atas registradas no processo eleitoral peruano. Novas atas poderão ser submetidas à recontagem caso o JNE considere necessário.

Embora o volume de atas questionadas seja pequeno em relação ao total do sistema eleitoral peruano, seu impacto pode ser relevante em uma disputa tão apertada. A expectativa é que o resultado oficial seja conhecido apenas em meados de julho, após a análise de recursos, contestações e eventuais recontagens apresentadas pelas campanhas.

A legislação peruana prevê a recontagem de votos em diferentes situações. Entre elas estão os casos em que o número de cédulas não coincide com o total de eleitores registrados na mesa; quando há divergências entre os votos registrados na ata e os encontrados na urna; ou quando impugnações apresentadas por partidos são aceitas pelas autoridades eleitorais.

Lentidão
A lentidão na divulgação dos resultados é uma característica recorrente das eleições peruanas. Diferentemente do Brasil, que utiliza urnas eletrônicas, o Peru adota cédulas de papel. Após o fim da votação, os votos são contados manualmente pelas mesas eleitorais, que também preenchem as atas antes do envio dos documentos para processamento pela ONPE.

Pai mata terapeuta da fala após encontrar filho sem roupas durante atendimento

Jovem de 24 anos confessou o crime
Joana Mendes/Jornalista
Polícia Nacional de Espanha*FOTO: Direitos Reservados
Um homem matou à facada o terapeuta da fala do filho menor por suspeitar que o profissional tinha abusado sexualmente da criança, em Espanha.

O crime aconteceu esta segunda-feira numa clínica no bairro de Marxalenes, em Valência, quando o suspeito, de 24 anos, entrou no consultório e se apercebeu que o terapeuta estava com as calças baixas e o filho não tinha fralda. Segundo o La Voz de Galicia, o jovem exigiu imediatamente que lhe fossem mostradas as imagens de vigilância e de seguida agrediu ao soco o terapeuta e esfaqueou-o no pescoço. A vítima não sobreviveu.

De acordo com a mesma fonte, o suspeito entregou-se com as mãos ensaguentadas numa divisão da Polícia Nacional e confessou ter assassinado o terapeuta da fala. As autoridades deslocaram-se até à clínica onde havia sido cometido o crime e encontraram o corpo da vítima. Via cmjornal.pt

PL dos Garis trava no Senado e categoria confirma greve nacional em junho

Divulgação
O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (SindilimpBA) confirmou a adesão à Greve Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Limpeza Urbana, marcada para o próximo dia 22 de junho. Segundo a entidade, a mobilização tem como principal objetivo pressionar o Senado Federal a pautar o Projeto de Lei 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas.

Em nota pública, o sindicato afirma que a paralisação não tem relação com prefeituras ou disputas partidárias, mas busca acelerar a tramitação da proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado. De acordo com o SindilimpBA, o projeto conta com o apoio de 60 senadores que assinaram o requerimento de urgência, mas ainda não foi incluído na pauta de votações.

A entidade considera que a demora mantém milhares de trabalhadores sem o reconhecimento legal da profissão e sem garantias trabalhistas específicas. O PL dos Garis e Margaridas regulamenta a atividade dos trabalhadores da limpeza urbana, incluindo garis e margaridas que atuam em serviços de varrição, coleta e destinação de resíduos.

Entre as medidas previstas estão:
1. Piso salarial nacional de R$ 3.036,00 mensais, mais que o dobro do piso atual em Salvador, fixado em R$ 1.693,78 por convenção coletiva para jornada de 44 horas semanais.

2. Adicional de insalubridade em grau máximo, 40% do salário-base, conforme Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, sem incidir sobre gratificações ou prêmios.

3. Aposentadoria especial para trabalhadores expostos a condições que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

4. Vale-alimentação, cesta básica mensal e plano de saúde, a serem definidos em convenção coletiva, sem integrar a remuneração nem gerar encargos trabalhistas.

5. Normas obrigatórias de segurança e medicina do trabalho, incluindo regras do Código de Trânsito Brasileiro para transporte dos trabalhadores em veículos de coleta.

Ainda segundo o sindicato, a paralisação nacional é uma forma de cobrar que o Senado avance com a votação da matéria, atualmente à espera de inclusão na pauta da Casa.

Servidor da Saúde é afastado após acessar jogo do 'Tigrinho' durante o expediente

Foto: Reprodução/Metrópoles
Um agente de fiscalização sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, em Mato Grosso, foi afastado das funções por 60 dias após a abertura de um processo administrativo que apura o suposto uso de computador da prefeitura para acessar plataformas de apostas online durante o expediente. As informações são do Metrópoles.

De acordo com a administração municipal, uma análise técnica identificou acessos frequentes a sites de apostas, comércio eletrônico e outros conteúdos considerados incompatíveis com as atividades exercidas pelo servidor. O funcionário, identificado apenas pelas iniciais T.C.S., também é alvo de outra investigação iniciada em 2025. 

Segundo a portaria, o novo procedimento apura ainda acessos recorrentes a plataformas de apostas esportivas e a instalação de um jogo de tiro em equipamento pertencente ao poder público. Apesar do afastamento, o servidor continuará recebendo salário durante o período de investigação. Ao final da apuração, a comissão responsável deverá indicar se houve infração funcional e quais medidas poderão ser adotadas.

Noruega vence o Iraque por 4 a 1 na estreia, com show de Haaland

Atacante marcou duas vezes na vitória por 4 a 1, em Boston, e comandou o triunfo norueguês na estreia das equipes pela Copa do Mundo
Foto: Divulgação/Fifa
A Noruega venceu o Iraque por 4 a 1 nesta terça-feira (16), em Boston, e estreou com o pé direito na Copa do Mundo de 2026. Por: Metro1 

Pela primeira rodada do Grupo I, a seleção norueguesa contou com dois gols de Erling Haaland para garantir os três pontos e assumir a liderança da chave. Já os iraquianos começam a competição sem pontuar e aparecem na terceira colocação.

O próximo compromisso do Iraque será contra a França, no dia 22 de julho, às 18h (de Brasília), na Filadélfia. No mesmo dia, a Noruega enfrenta o Senegal, às 21h (de Brasília), em Nova Jersey.

FGTS inativo em 2026: Veja como consultar o saldo e sacar o benefício

FGTS inativo pode render mais do que a poupança em alguns períodos, graças à distribuição anual dos lucros do fundo aos trabalhadores com saldo nas contas/Foto: Divulgação
Trabalhadores podem verificar valores disponíveis pelo aplicativo e solicitar o saque do FGTS inativo em 2026

O FGTS inativo é o saldo existente em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vinculadas a empregos encerrados. Quando o trabalhador deixa uma empresa, a conta referente ao contrato de trabalho deixa de receber depósitos mensais e passa a ser considerada inativa.

Apesar de não receber novos depósitos, o dinheiro continua pertencendo ao trabalhador, rendendo conforme as regras do fundo e podendo ser sacado em situações previstas pela legislação. Recentemente o Governo Federal liberou R$7 bilhões para cerca de 10 milhões de trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário.

Quem pode sacar o FGTS inativo em 2026?
O saque do FGTS inativo não é liberado automaticamente para todos os trabalhadores. Em 2026, a retirada dos recursos depende do enquadramento em uma das modalidades autorizadas por lei.

Entre as principais situações que permitem o saque estão:
Demissão sem justa causa;
Aposentadoria;
Compra da casa própria;
Doenças graves previstas em lei;
Saque-aniversário, para quem aderiu à modalidade;
Permanência de três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, conforme as regras vigentes;
Falecimento do trabalhador, quando os valores podem ser retirados por dependentes ou herdeiros legais.

Antes de solicitar o saque, é importante verificar se a situação se enquadra nas condições estabelecidas pela Caixa Econômica Federal. Mais no aratuon

Beneficiários do INSS podem contestar descontos indevidos até dia 20 de junho

Contestação pode ser feita pelo Meu INSS ou nos Correios; etapa é obrigatória para adesão do acordo administrativo de ressarcimento
Agência Gov | via MTE
O prazo para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contestem descontos associativos não autorizados em seus benefícios termina nesta semana. A contestação pode ser feita até o dia 20 de junho e é obrigatória para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo do Brasil. Até agora, mais de R$3,2 bilhões foram devolvidos a 4,7 milhões de beneficiários em todo o Brasil.

Depois que a contestação for aprovada, os beneficiários poderão aderir ao acordo para receber administrativamente os valores descontados. Ao fechar o acordo, os segurados recebem na conta os valores corrigidos em até três dias úteis.

Mesmo após o término do prazo de contestação, ainda será possível aderir ao acordo de ressarcimento. Quem perder o prazo para contestar, não poderá aderir ao acordo.

Para ter direito à devolução de valores descontados entre março de 2020 e março de 2025, o segurado deve:
Verificar sua situação: confirmar se houveram descontos indevidos pelo aplicativo ou site Meu INSS; pela Central 135 ou nas Agências dos Correios.
Contestar o desconto: informar ao INSS sobre a cobrança não autorizada pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou nas agências dos Correios.
Aguardar a análise: a entidade associativa tem até 15 dias úteis para se manifestar.
Aderir ao acordo: se a entidade não responder ou apresentar documentação irregular (como assinatura falsa), o sistema libera a opção de adesão para o recebimento do valor. A adesão ao acordo de ressarcimento pode ser feita somente pelo Meu INSS ou nos Correios.

Para indígenas, quilombolas e idosos com mais de 80 anos, o ressarcimento é feito de forma automática na folha de pagamento, sem necessidade de adesão manual.

Atenção contra golpesO INSS não envia links ou SMS solicitando dados pessoais;
O Instituto não cobra taxas nem utiliza intermediários para o ressarcimento;
Toda a comunicação oficial ocorre apenas pelo Meu INSS, site gov.br/inss , Central 135 e Correios. Texto: Beatriz Laviola, sob supervisão de Maria Tereza Castro (Ascom/INSS)

Banco responde por golpe por permitir conta corrente com documento falso

Banco foi condenado porque permitiu abertura de conta corrente com documentos falsos, o que viabilizou golpe na venda de dois imóveis
Freepik
A abertura de conta corrente com documento falso e a manutenção com movimentações suspeitas, sem atuação preventiva do banco, configuram falha do serviço a ensejar responsabilidade da instituição financeira.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou um banco a indenizar uma pessoa que sofreu um golpe no valor de R$ 4,8 milhões, na tentativa de compra de dois imóveis.

Os golpistas se passaram pela verdadeira dona dos imóveis e, com documentos falsos, abriram uma conta corrente no nome dela no banco, onde receberam os valores e aplicaram o golpe.

O banco não participou da transação entre vítima e criminosos, mas permitiu que ela fosse concluída por meio da conta aberta com os documentos falsificados. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, no entanto, afastou qualquer responsabilização.

Entendeu que não há nexo de causalidade entre os danos e a conduta descuidada da instituição financeira, pois a causa determinante foi o próprio estelionato praticado por terceiros no contexto da compra e venda do imóvel.

Conta corrente falsa
A 3ª Turma do STJ reformou essa conclusão, reconheceu a responsabilidade do banco e condenou-o a indenizar a totalidade dos danos sofridos pela vítima do golpe.

Essa posição foi construída em voto do ministro Moura Ribeiro, que foi encampado pelo relator, ministro Humberto Martins. Para eles, a abertura da conta forjada é fortuito interno, suficiente para atrair a responsabilidade do banco.

O ministro Moura Ribeiro destacou que os riscos da atividade correm por conta do fornecedor de serviços. Se o dano ocorreu dentro de sua esfera de risco, ele pode ser chamado a responder, independentemente de culpa. Mais na conjur

Vorcaro tentou acionar diretor da PF e PGR antes de prisão

Ex-banqueiro teria pedido a interlocutor para falar com Andrei Rodrigues e Paulo Gonet para evitar "alguma sacanagem" dias antes de ser preso em operação
Valentina Moreira, José Matheus Santos/sbt
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master | Reprodução
Uma petição divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (16) revela que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, antes de ser preso pela primeira vez em novembro de 2025, teria orientado um interlocutor a acionar os atuais chefes da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e da Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet.

Segundo as investigações, o objetivo era impedir o que Vorcaro definiu como "alguma sacanagem" da PF e do MPF.

No texto, a PF afirma que: "Daniel Bueno Vorcaro também afirmou ser importante que o interlocutor reforçasse, junto a Andrei (provavelmente Andrei Augusto Passos Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal) e Paulo (provavelmente Paulo Gustavo Gonet Branco, Procurador-Geral da República), a necessidade de impedir que subordinados, dentro das estruturas hierárquicas da PF e do MPF, praticassem "alguma sacanagem", pois, segundo ele, "aí vai tudo pro saco". O conteúdo da conversa estaria no bloco de notas do ex-banqueiro. O interlocutor não foi revelado no documento.

A manifestação teria antecedido a deflagração da Operação Compliance Zero. Consta nos documentos que o ex-banqueiro teve acesso privilegiado ao conteúdo da investigação. Dois dias antes de sua prisão, Vorcaro já havia tido conhecimento da Notícia de Fato do MPF que originou o caso, bem como da identidade do juiz e da vara em que tramitava o pedido de medidas cautelares contra ele.

Compras internacionais abaixo de US$ 50 voltarão a ser taxadas em 2027 com reforma tributária

Tributação será retomada por meio da CBS, prevista na reforma tributária; alíquota ainda será definida pelo Senado
Por Ana Almeidablogdovalente
Imagem: reprodução/ Revista Cariri
As compras internacionais de até US$ 50 devem voltar a ser tributadas a partir de 2027 com a entrada em vigor da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), prevista na reforma tributária. A nova cobrança substituirá o atual modelo de tributação sobre importações de pequeno valor.

A chamada “taxa das blusinhas”, criada em 2024 com alíquota de 20% sobre compras internacionais abaixo de US$ 50, foi suspensa em maio deste ano. Com a implementação da CBS, no entanto, a tributação dessas operações deverá ser retomada.

A CBS já está em fase de testes em 2025 e deve entrar em vigor efetivamente em 2027. A alíquota ainda não foi definida e será estabelecida pelo Senado Federal até o fim deste ano.

Especialistas estimam que a taxa fique em torno de 9,5%, embora o percentual oficial ainda dependa de regulamentação. A medida faz parte das mudanças promovidas pela reforma tributária, que busca simplificar o sistema de impostos sobre o consumo no país.

Ozempic ajuda a diminuir dependência em drogas, revela estudo

Lorena Fassina / SNB
O Ozempic ajuda contra a dependência de drogas porque age na área de recompensa do cérebro e diminui a “fissura” diz o estudo.- Foto: divulgação

Ozempic contra dependência em drogas? Um novo estudo mostra que o medicamento, que ficou conhecido pelo tratamento do diabetes e da obesidade, pode estar associado a uma menor ocorrência de problemas relacionados ao uso de álcool, nicotina e outras substâncias. É que ele diminui a vontade de usar essas drogas.

Os pesquisadores perceberam que esses da classe dos GLP-1, como o Ozempic, também podem atuar em áreas do cérebro ligadas à recompensa, motivação e desejo intenso por determinadas substâncias.

Pesquisa analisou 600 mil pessoas nos Estados Unidos com diagnóstico de diabetes tipo 2 e o resultado do estudo foi publicado na revista científica The BMJ.

Como fizeram o estudo
Os pesquisadores compararam pessoas que utilizavam medicamentos da classe GLP-1 com outros grupos e observaram uma relação entre o uso desses remédios e uma menor ocorrência de transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Os resultados fizeram uma associação com menores registros relacionados ao uso problemático de álcool, nicotina, opioides e cocaína, além de menos atendimentos de emergência e internações ligados a essas situações.

Segundo os cientistas, uma possível explicação está no funcionamento do cérebro.

Como funcionam esses remédios?
Os medicamentos GLP-1 atuam em regiões relacionadas ao apetite e à sensação de recompensa.

Essas mesmas áreas também participam dos mecanismos envolvidos na compulsão e na busca por determinadas substâncias.

A hipótese é que o remédio possa diminuir a intensidade desses desejos, algo que alguns pesquisadores descrevem como uma redução da “fissura”.

Estudos com álcool também mostram resultados
Além das análises com grandes bancos de dados, pesquisas clínicas começaram a investigar o efeito da semaglutida, princípio ativo do Ozempic e medicamentos semelhantes, em pessoas com transtorno por uso de álcool. Mais no sonoticiaboa

União discute demolição da Ponte do Esqueleto após morte de jovem em salto radical

Governos acertam ações para impedir acesso à estrutura
Foto: Reprodução
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), discute a eventual remoção da ponte do Esqueleto, localizada na divisa entre os municípios de Limeira e Cordeirópolis, em São Paulo, com os governos locais. Por: Agência Brasil 

O posicionamento ocorre após a jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morrer no local, na manhã do último sábado (13). A jovem moradora de Jandira (SP) foi erguida por instrutores de uma empresa privada e arremessada da ponte, sem estar presa às cordas do equipamento de segurança, de uma altura de cerca de 40 metros.

O salto seria na modalidade rope jump​​, quando um praticante salta no vazio a partir de locais muito altos. Em nota à imprensa, a SPU reafirmou que a transferência da propriedade da ponte para o Patrimônio da União foi oficializada em maio deste ano e que nunca autorizou nenhuma atividade no local.

Reunião
Nesta segunda-feira (15), os representantes da Secretaria do Patrimônio da União e a Advocacia Geral da União (AGU) estiveram no interior paulista e se reuniram com a prefeita de Cordeirópolis, Cristina Saad, e com o prefeito de Limeira, Murilo Felix (Podemos), e suas equipes.

Em discurso no G-7, Lula faz críticas veladas a Trump ao citar protecionismo e soberania nacional

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas veladas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (16), durante seu discurso na reunião ampliada do G-7 em Évian-les-Bains, nos Alpes Franceses.

Sem citar diretamente o governo americano, Lula criticou as medidas protecionistas adotadas por países ricos e defendeu que o combate internacional ao crime organizado deve obrigatoriamente respeitar a soberania nacional de cada país. As declarações foram registradas pela imprensa. O Estadão confirmou o tom do discurso.

"O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e a crise política que hoje assolam as democracias. Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas", relata o presidente brasileiro.

As declarações de Lula ocorrem em um momento de forte tensão diplomática, motivada pelo anúncio recente de tarifas alfandegárias impostas pelo governo Trump a produtos brasileiros, além da classificação das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas pelo Departamento de Estado dos EUA. Via BN

PORTO SEGURO-BA: Prefeitura adia para agosto a cobrança de taxa ambiental para veículos de fora da cidade

Foto: Reprodução
A Prefeitura de Porto Seguro decidiu adiar para agosto a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para veículos com placas de fora do município. A medida, que começaria a valer em 15 de junho, teve a implantação postergada para permitir ajustes no sistema de cobrança, ampliação das regras de isenção e realização de uma campanha de orientação para moradores e turistas.  Por Giro Ipiaú 

A taxa será aplicada a veículos que permanecerem na cidade por mais de seis horas e abrangerá todo o território municipal, incluindo destinos turísticos como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. A cobrança será feita por meio de câmeras de videomonitoramento instaladas nos acessos ao município, que identificarão automaticamente as placas dos veículos.

Segundo a prefeitura, os recursos arrecadados serão destinados à preservação ambiental, manutenção da infraestrutura urbana e conservação das estradas e do patrimônio natural da região. Os valores variam conforme o tipo de veículo, com cobrança diária para automóveis, motocicletas, vans, ônibus e caminhões.