Rinaldo de Oliveira / SNB

Olha que notícia boa. O analfabetismo no Brasil cai ao menor nível desde 2016 e atinge, pela primeira vez, menos de 5% da população com 15 anos ou mais. Os dados, divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (19), mostram um avanço importante na educação do país e na realidade de muita gente simples.
Segundo a pesquisa, o índice de analfabetismo chegou a 4,9% em 2025. Isso significa que, em comparação ao ano anterior, quase 600 mil brasileiros deixaram essa condição e finalmente estão aprendendo a ler e escrever. Isso leva dignidade, mobilidade e oportunidade a quem nunca teve.
Mesmo assim, o Brasil ainda tem 8,4 milhões de pessoas analfabetas. É muita gente que não teve acesso a educação, a maioria precisou trabalhar cedo para ajudar na renda da família. E o Brasil ainda tem muito o que fazer por esses cidadãos. Uma dívida história.
Idosos são os que mais procuram
Os dados recentes mostram uma melhora significativa nos últimos anos. Entre os brasileiros de 15 a 59 anos, a taxa de analfabetismo caiu para 2,6%.
Já entre os idosos com 60 anos ou mais, o índice também recuou bastante: passou de 16% em 2022 para 13,8% em 2025. Foi a primeira vez desde o início da série histórica que essa faixa ficou abaixo de 14%. Mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário