> TABOCAS NOTICIAS

.

.

terça-feira, 16 de junho de 2026

França vence Senegal e supera estreia difícil na Copa

Com brilho de Mbappé
Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
Mbappé marcou dois na vitória francesa*Dylan Martinez/Reuters
A França venceu Senegal por 3 a 1 nesta terça-feira (16), em Nova York, pela 1ª rodada do Grupo I da Copa do Mundo. Uma das favoritas ao título mundial, a seleção francesa teve uma estreia muito difícil, mas ainda assim arrancou a vitória no segundo tempo. Os gols do triunfo foram marcados no segundo tempo, através de Kylian Mbappé (duas vezes) e Bradley Barcola.

O triunfo ampliou uma sequência de vitórias em estreias da França em Mundiais. A última vez que os franceses não venceram no início de uma Copa do Mundo foi em 2010 - empate em 0 a 0 com o Uruguai. A vitória é também uma vingança dos Bleus para a derrota sofrida para os senegaleses na abertura do Mundial de 2002. Na ocasião, os africanos iniciaram a derrocada do badalado time comandado por Zinedine Zidane.

Senegal teve uma grande atuação, mas não conseguiu cororar o desempenho com um empate contra a França. Em uma possível disputa com a Noruega por classificação direta, os africanos seguem zerados, enquanto os nórdicos devem vencer o Iraque e ainda podem pontuar contra os franceses. O sonho dos senegaleses é ao menos repetir a histórica campanha de 24 anos atrás, quando foram até as quartas de final.

Os dois times voltam a atuar na próxima segunda-feira (22), pela 2ª rodada do Grupo I da Copa do Mundo. A França enfrenta o Iraque, às 18h (horário de Brasília), na Filadélfia. O Senegal duela com a Noruega, às 21h, em Nova York.

Candidaturas femininas crescem, mas número de eleitas continua baixo

Dados apontam avanço lento na ocupação de cadeiras legislativas
Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil
© Leticia de Maceno/Instituto Marielle Franco
O número de mulheres que disputam vagas para a Câmara dos Deputados cresceu quase dez vezes entre 1998 e 2022, mas não houve avanço proporcional na ocupação de cadeiras no Legislativo. O total de candidatas à Câmara saltou de 358, em 1998, para 3.668, em 2022, um aumento de aproximadamente 925%. No mesmo período, o número de deputadas federais eleitas passou de 29 para 90, alta de 210%.

Os dados estão no Portal da Classe Política, lançado nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática (INCT-ReDem), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nas eleições de 2022, as mulheres conquistaram 17,5% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 17,8% das vagas nas assembleias estaduais, os maiores percentuais da série histórica analisada, mas ainda abaixo de um quinto da representação parlamentar total. Mais na agenciabrasil

Governo decide retirar urgência de PL que põe fim à escala 6 X 1

Projeto enviado pelo Executivo trava votações na Câmara e tem conteúdo semelhante à PEC aprovada pelos deputados em maio.
Por Lala Freitasblogdovalente
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que deverá retirar o regime de urgência constitucional do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e estabelece a adoção da escala 5×2. A medida deve destravar a pauta da Câmara dos Deputados, que está paralisada devido ao vencimento do prazo de apreciação da proposta.

O texto estava previsto para ser analisado pelos parlamentares nesta terça-feira (16), mas a retirada da urgência atende a um pedido feito anteriormente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, que buscava liberar a tramitação de outras matérias consideradas prioritárias pela Casa.

A proposta encaminhada pelo Executivo possui conteúdo semelhante ao da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Câmara em 27 de maio. Relator das duas iniciativas, o deputado federal Leo Prates informou que pretende promover ajustes no texto para evitar impactos sobre os salários dos trabalhadores e custos adicionais para os empregadores, embora ainda não tenha detalhado quais mudanças serão realizadas.

Tanto o Palácio do Planalto quanto a presidência da Câmara orientaram suas bases a seguirem os mesmos parâmetros já aprovados na PEC. Na prática, as propostas mantêm os salários atuais e reduzem gradualmente a carga horária semanal.

Pelo cronograma previsto, a jornada passaria de 44 para 42 horas semanais sessenta dias após a promulgação da medida. A redução para 40 horas ocorreria ao final de um período de transição de 14 meses.

O projeto foi enviado ao Congresso com regime de urgência constitucional, mecanismo que obriga a Câmara a analisar a matéria dentro de um prazo determinado. Como o período expirou em 30 de abril sem votação, a proposta passou a impedir a apreciação de outros projetos em sessões ordinárias.

Anvisa libera detergentes e desinfetantes da Ypê fabricados a partir de março

Lava-roupas feitos antes de 1º de abril continuam suspensos pelo órgão regulador
Foto: Divulgação
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou, nesta segunda-feira (15), a suspensão de venda, distribuição e uso de detergentes e desinfetantes da Ypê, nos lotes com número final 1 fabricados a partir de 1º de março. Já os lava-roupas líquidos dos mesmos lotes permanecem suspensos.

A decisão atualiza as restrições impostas à Química Amparo, fabricante da Ypê, após a agência identificar falhas no controle de qualidade da fábrica de Amparo (SP). No mês passado, a agência já havia liberado lotes suspensos feitos a partir de 1º de abril.

Segundo a Anvisa, os produtos mais recentes foram liberados porque a empresa apresentou laudos com resultados satisfatórios e passou por inspeções realizadas em conjunto com autoridades sanitárias estaduais e municipais.

Com a nova resolução, permanecem suspensos os detergentes e desinfetantes de lotes terminados em 1 fabricados até 28 de fevereiro. No caso dos lava-roupas líquidos, a restrição continua valendo para todos os lotes com final 1 produzidos antes de 1º de abril.

A Anvisa afirmou que a mudança ocorreu após inspeção realizada no fim de maio por técnicos do órgão, do governo de São Paulo e da Vigilância Sanitária de Amparo, além da análise de documentos e laudos apresentados pela empresa no início de junho.

Justiça anula empréstimos consignados feitos em caixas eletrônicos por pessoas analfabetas

STJ decidiu que uso de senha bancária não substitui exigências legais para contratação de crédito por consumidores vulneráveis
Por Ana Almeida / blogdovalente
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu anular contratos de empréstimo consignado firmados por pessoas analfabetas em caixas eletrônicos e outros terminais de autoatendimento quando não forem observadas as formalidades previstas na legislação. A decisão foi tomada pela Terceira Turma da corte ao julgar o caso de um aposentado que sofreu descontos em seu benefício do INSS.

Além da nulidade dos contratos, os ministros determinaram que a instituição financeira devolva os valores descontados do benefício previdenciário do consumidor. A restituição inclui cobranças de anuidade de cartões, tarifas de contratação e de disponibilização de cheque especial.

O caso chegou ao STJ após o aposentado questionar descontos considerados indevidos. Embora o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tenha validado as operações realizadas por meios digitais, a corte superior entendeu que o uso de cartão bancário e senha pessoal não é suficiente para comprovar a manifestação de vontade do contratante.

Relator do processo, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva destacou que pessoas analfabetas possuem plena capacidade civil, mas contratos escritos exigem cuidados específicos, como assinatura a rogo e a presença de duas testemunhas, conforme prevê o Código Civil.

Segundo o ministro, essas garantias legais também devem ser preservadas no ambiente digital. Para o STJ, a senha bancária serve para autenticar operações rotineiras, mas não pode ser utilizada para criar novas obrigações financeiras, como empréstimos consignados.

Roblox cria contas para menores de 16 anos e amplia controle dos pais

Entenda como funciona
Plataforma passa a restringir jogos e chats por faixa etária e exigirá verificação por selfie para acesso a conteúdos destinados a adultos
Foto: Divulgação/Roblox
A plataforma de jogos Roblox começou a liberar nesta terça-feira (16) dois novos tipos de conta voltados para usuários menores de 16 anos. A mudança será implementada globalmente e cria diferentes níveis de acesso conforme a idade dos jogadores, em uma tentativa de reforçar a segurança de crianças e adolescentes dentro do ambiente virtual.

Com a atualização, usuários entre 9 e 15 anos passarão a utilizar a versão Roblox Select, enquanto crianças menores de 9 anos serão direcionadas para a Roblox Kids. Já os jogadores com 16 anos ou mais continuarão utilizando a versão padrão da plataforma.

A medida ocorre após a empresa enfrentar questionamentos de autoridades em diferentes países. No Brasil, investigações apontaram a existência de jogos com apologia a facções criminosas e conteúdos que simulavam ataques a escolas, aumentando a pressão por mecanismos mais rígidos de proteção para menores.

Verificação por selfie
Uma das principais mudanças envolve a comprovação de idade. Para acessar conteúdos voltados ao público adulto, os usuários precisarão realizar uma verificação por selfie. Quem não concluir o procedimento ficará impedido de acessar a versão padrão da plataforma e também perderá acesso aos recursos de chat, independentemente da idade.

O sistema funciona de forma semelhante aos mecanismos de validação utilizados por aplicativos bancários. A plataforma analisa a imagem enviada para estimar a idade do usuário. Caso o resultado esteja incorreto, será possível contestar a avaliação mediante o envio de um documento de identidade. Mais no metro1

BA: Governo Federal autoriza desapropriação de área quilombola de 606 hectares em Taperoá

Por Maurício Leiro / Francis Juliano/bn
Foto: Reprodução / Memórias do Baixo Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que declara de interesse social, para fins de desapropriação, os imóveis rurais localizados no território quilombola de Graciosa, em Taperoá, no Baixo Sul da Bahia.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (11) e integra o processo de regularização fundiária da comunidade.

De acordo com o decreto, a área tem em torno de 606 hectares e foi reconhecida como território quilombola por meio de uma portaria, emitida em junho do ano passado pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária].

A partir da publicação do decreto, o Incra fica autorizado a promover e executar os procedimentos de desapropriação dos imóveis rurais inseridos no território reconhecido da comunidade quilombola.

Pelo decreto, não haverá indenização em terreno público em relação a bens como gado, máquinas e implementos agrícolas, exceto nos casos de benfeitorias realizadas de boa-fé e autorizadas por lei.

A medida também frisa que a declaração de interesse social não impede a implantação ou operação de obras e estruturas consideradas de interesse público, nem a prestação de serviços ou o aproveitamento de potencial energético e minerário existente na área, desde que essas atividades sejam de acordo com o processo de regularização fundiária do território quilombola.

A comunidade quilombola de Graciosa aguarda a conclusão do processo de titulação coletiva das terras, etapa considerada fundamental para a garantia da segurança jurídica e da preservação dos direitos territoriais dos seus moradores.

Gestantes não podem trabalhar expostas a ruído elevado, afirma TST

Segundo relatórios, níveis de ruído chegaram a ultrapassar 90 decibéis
Magnific
A ministra Maria Helena Mallmann, do Tribunal Superior do Trabalho, rejeitou um recurso de um frigorífico contra uma decisão que obriga a empresa a adotar medidas de proteção para trabalhadoras gestantes na unidade de Seberi (RS). Segundo a ministra, a ordem fundamentou-se em relatórios técnicos e no princípio da precaução.

A controvérsia teve origem em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que apontou a exposição de gestantes a níveis de ruído superiores a 80 decibéis, considerado o chamado “nível de ação” pelas normas de saúde e segurança do trabalho. Com base em uma inspeção realizada na unidade industrial, a Justiça do Trabalho determinou, em caráter liminar, uma série de providências para proteger as trabalhadoras e os nascituros.

De acordo com o relatório de inspeção, 11 das 21 gestantes identificadas na unidade trabalhavam em locais com níveis de ruído entre 80,9 e 93,2 decibéis. Segundo o MPT, a exposição poderia provocar efeitos extra-auditivos, incluindo alterações cardiovasculares, neurológicas e hormonais, além de aumentar riscos de complicações gestacionais.

Outro argumento é o de que o som transmitido sobre a parede abdominal e do útero para a cabeça fetal durante a gravidez pode afetar potencialmente a audição do feto e gerar problemas permanentes no futuro, como zumbido e distúrbios do sono. Em relação a isso, os equipamentos contra ruído não são suficientes para evitar e deter a progressão dessas lesões, porque somente protegem o ouvido dos sons que percorrem a via aérea, e não das vibrações transmitidas pelo próprio corpo.

Em tutela de urgência, o juízo da primeira instância determinou, entre outras medidas, a retirada imediata das gestantes de ambientes com ruído igual ou superior a 80 decibéis, a realocação para setores mais seguros sem prejuízo salarial, a criação de um programa específico de acompanhamento de saúde ocupacional e o fornecimento de assentos que permitam alternância postural durante a jornada de trabalho. Mais na conjur

ITABUNA-BA: Prefeitura avança com obras da UBS Fátima II e alcança quase 25% de execução

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue acompanhando o andamento das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima II, importante investimento que fortalecerá ainda mais o Departamento de Atenção Primária à Saúde no atendimento à população do bairro e áreas adjacentes.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, as obras e serviços estão sendo executadas pela empresa GMC Construções e Engenharia Ltda., e encontram-se com um avanço de aproximadamente de 25%. Ela lembra que a obra segue dentro do cronograma previsto, representando mais um passo para a ampliação e qualificação dos serviços de saúde ofertados à população.

“Esta nova unidade proporcionará um ambiente moderno, acessível e adequado para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo mais conforto, acolhimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com o fortalecimento da rede pública de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a secretária Lívia Mendes.

A nova UBS Fátima II contemplará vários ambientes, entre eles: salas de: atendimento individualizado/acolhimento, recepção, espera, vacinação, amamentação, educação em saúde bucal, farmácia, medicação, de curativo, aplicação de medicamentos, consultórios atendimento clínico e consultórios de ginecologia, odontologia e e-Multi.

Terremoto de magnitude 6,7 atinge centro da Indonésia

Abalo sísmico foi seguido por tremores secundários; cidade de Paul foi a mais afetada
Camila Stucaluc*sbt
Terremoto de magnitude 6,7 atinge centro da Indonésia | Divulgação/Agência Nacional de Gestão de Desastres

Um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter atingiu a área central da Indonésia nesta terça-feira (16). Segundo as autoridades, o sismo inicial, que foi seguido por tremores secundários, teve o epicentro localizado a 42 km da cidade de Palu, com 10 km de profundidade.

O abalo durou cerca de um minuto. Relatórios preliminares da Agência Nacional de Gestão de Desastres apontam danos em edifícios em vários pontos das cidades de Palu, Regência de Sigi e Regência de Parigi Moutong. Informações sobre mortos, feridos e deslocados ainda estão sendo coletadas.

Imagens da área mostram estruturas fortemente danificadas, com paredes destruídas e escombros espalhados pelas ruas. Por medida de segurança, pacientes foram evacuados de hospitais nas áreas mais atingidas pelo abalo.

A Indonésia está numa área sísmica muito ativa, conhecida como "Anel de Fogo" do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo. Japão, Filipinas e Tailândia também compartilham a região.

Um dos episódios mais fatias registrados no país foi em 2018, quando mais de 4 mil pessoas morreram após um terremoto de magnitude 7,5, que também atingiu a cidade de Palu. Além do sismo, a região foi arrasada por um tsunami com ondas de até 6 metros de altura e pela liquefação do solo.

Netinho recebe alta após início de quimioterapia para tratamento de novo câncer e fala sobre efeitos colaterais

Foto: Instagram
O cantor Netinho, de 59 anos, recebeu alta médica após a primeira internação no Hospital Aliança Star, em Salvador, para dar início ao novo ciclo de quimioterapia após a descoberta do retorno do câncer. Via BN

Nas redes sociais, o artista falou sobre a nova fase e revelou que ainda não teve efeitos colaterais do processo de tratamento, apenas muita fome. "Tive alta há 3 dias, esse é meu quarto dia em casa já, minha químio começou há seis dias, até agora nenhum efeito colateral, só fome".

Segundo o veterano, que vem sendo tratado pela equipe da doutora Glória Bonfim Arruda, a doença retornou de forma mais severa e agressiva, no entanto, o tratamento não será mais no hospital, desta forma, ele seguirá com a quimio em casa.

No mesmo vídeo, Netinho aproveitou para fazer um alerta ao público sobre notícias falsas. O artista, que há alguns anos não dá mais entrevistas, afirmou que toda atualização sobre ele será publicada em seu perfil no Instagram.

"Notícia verdadeira sobre sim, só eu falo. Não dou entrevista pra mídia nenhuma, para jornalista nenhum. Só eu falo, se você vir alguma notícia sobre mim venha aqui na rede social ver se é verdade, porque todo dia eu posto vídeo aqui com as minhas verdades", disse.

O cantor ainda relembrou um episódio vivido em 2013, após a primeira internação. Netinho contou que um jornalista chegou a noticiar a morte dele e a filha soube da história pela mídia.

"Quando eu estava internado no Sírio Libanês, em São Paulo, um jornalista fofoqueirozinho, filhote do capeta escreveu no blog dele para todo o Brasil que eu tinha morrido, e minha filha, uma criança, leu em Salvador, e minha mãe passou mal. Gente imprestável."

PIMENTEIRA (Ilhéus-BA): Lalo Signos vai se apresentar no dia 23 de junho de 2026 - Véspera de São João

Pimenteira de cara nova, quem ama cuida !
Chegou a vez do cantor Lalo Signos se apresentar em Pimenteira, distrito de Ilhéus/BA
Vai ser no dia 23 de junho de 2026. Lalo é muito popular no sul da Bahia, realizando shows em cidades como Itabuna e Ilhéus, trazendo canções que embalam festas abertas, paredões e serestas tradicionais. Em seu repertório tem de tudo, especialmente o tradicional forró pé de serra.

O show promete levar o melhor da seresta, do arrocha e do flashback para agitar as comemorações do período junino na região com muito forró.
Informações sobre o Evento
Atração Principal: Lalo Signos (conhecido pelo repertório marcante de seresta romântica e agora no forró).
Data: Terça-feira, 23 de junho de 2026 (Véspera de São João)
Local: Distrito de Pimenteira, Ilhéus - BA.
Organização: Carlos Henrique (Kinho) e Equipe.

Confirmado dia 23 às 21 horas. O nosso forró, quem ama cuida.

BARREIRAS-BA: Vídeo mostra policial militar dando tapa no rosto de mulher durante abordagem

Policial foi afastado do serviço operacional após repercussão do caso; Polícia Civil investiga a ocorrência como lesão corporal dolosa
Foto: Reprodução
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma mulher de 30 anos recebe um tapa no rosto durante uma abordagem da Polícia Militar no bairro Vila Brasil, em Barreiras, no oeste da Bahia, durante a noite de domingo (14).

A vítima, que preferiu não ter a identidade divulgada, contou à TV Oeste, afiliada da TV Bahia na região, que passava de moto por uma rua do bairro quando recebeu ordem de parada durante uma blitz da Polícia Militar.

Segundo o relato, ela obedeceu à abordagem e questionou os agentes sobre a realização da fiscalização no local.

Ainda de acordo com a denúncia, os policiais responderam que tinham autorização para a ação e orientaram que ela buscasse informações “no 0800”. A mulher afirmou que sorriu após ouvir a resposta.

Conforme o relato da vítima, um dos policiais reagiu chamando-a de “folgada” e deu dois tapas em seu rosto. Ela também afirma que continuou sendo alvo de comentários ofensivos durante a abordagem.

Parte da ação foi registrada em vídeo. Em uma das gravações que circulam nas redes sociais, é possível ouvir um policial dizendo: “É só vir com marra que apanha”.

A abordagem aconteceu durante a Operação Oeste em Paz, realizada por equipes da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Na mesma ação, três suspeitos de tráfico de drogas foram presos.

Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam com porções de substâncias análogas a crack, maconha e cocaína, além de R$ 984 em espécie e três aparelhos celulares.

As imagens da agressão começaram a circular nas redes sociais na segunda-feira (15). Após a repercussão do caso, a Polícia Militar informou que identificou o agente envolvido e determinou o afastamento dele do serviço operacional até a conclusão das apurações. Veja tudo no blogdovalente

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

Segundo informações da Agência Brasil, a combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

O relatório técnico que embasou a decisão ficará disponível para consulta pública no portal da Conitec.

LEUCEMIA
Segundo o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer sanguíneo originado na medula óssea, tecido responsável por produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Quando há alguma mutação genética, esses componentes podem se transformar em células cancerígenas.

Na forma aguda, a doença se torna ainda mais fatal se não tratada de forma precoce. O diagnóstico nos primeiros estágios e o encaminhamento especializado são essenciais para bons resultados do tratamento.

Essa é a forma mais comum da leucemia aguda em adultos e atinge, principalmente, pacientes idosos.

Patrimônio incompatível com a renda é insuficiente para condenar por improbidade

Juíza julgou improcedente uma ação de improbidade contra um ex-presidente de uma empresa pública e seus familiares
Freepik
A mera constatação de evolução patrimonial incompatível com a renda declarada é insuficiente para condenar um agente público por improbidade administrativa. A Lei 14.230/2021, que trata do tema, estabelece que a acusação deve comprovar dolo específico e nexo de causalidade, demonstrando de forma expressa que o enriquecimento se deu por meio do cargo público ou de recursos ilícitos dele derivados.

Com base nesse fundamento, a 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Goiás julgou improcedente uma ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra José Francisco das Neves, ex-presidente da antiga empresa pública Valec, e seus familiares.

O MPF acusou os réus da prática de atos de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito e violação da administração pública previstos nos artigos 9º, VII e 11, da Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

O órgão pediu a perda dos supostos bens ilícitos obtidos pelos réus no valor de R$ 20 milhões, multa civil, entre outras sanções. Argumentou que Neves, valendo-se do cargo de presidente da empresa pública de infraestrutura entre 2003 e 2011, teve evolução patrimonial incompatível com a renda declarada de sua família.

Sustentou ainda que o enriquecimento do ex-executivo decorreu de um suposto direcionamento de licitações e sobrepreço nas obras da Ferrovia Norte-Sul. A acusação incluiu ocultação de patrimônio por meio do registro de imóveis, como fazendas, por valores abaixo do mercado, além de transferência de bens para esposa e filhos para blindar o patrimônio.

Ainda segundo o MPF, os réus receberam mais de R$ 8,8 milhões em contas bancárias sem origem comprovada e simularam lucros por meio de transações de gado fictícias e de empresas de fachada. Mais na conjur

BUERAREMA-BA: PREFEITO GEL DA FARMÁCIA ENTREGA NOVA VIATURA À POLÍCIA CIVIL

O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, realizou nesta segunda-feira, 15 de junho de 2026, a entrega de uma nova viatura à Polícia Civil do município. O veículo foi disponibilizado pelo Governo do Estado da Bahia e reforçará as ações de segurança pública na cidade.

A conquista foi oficializada no último dia 11 de junho, em Salvador, durante solenidade promovida pelo Governo do Estado, da qual o prefeito participou ao lado do deputado estadual Eduardo Salles e do deputado federal Paulo Magalhães.

Em Buerarema, a entrega oficial à equipe da Polícia Civil contou com a presença da delegada e coordenadora da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Magda Figueiredo, além de autoridades locais e representantes das forças de segurança local e regional.

A nova viatura proporcionará melhores condições para o atendimento de ocorrências e o desenvolvimento das atividades da Polícia Civil, contribuindo para mais segurança e tranquilidade para a população.

Ao destacar a importância da conquista, o prefeito Gel da Farmácia agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues, ao deputado federal Paulo Magalhães e ao deputado estadual Eduardo Salles pelo apoio na viabilização do investimento. “Esta viatura representa mais um importante avanço para a segurança do nosso município. Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a população”, afirmou.

CBF desiste de prever retorno e não deixa claro sobre o estado de Neymar

Divulgação/CBF
A situação de Neymar virou uma incógnita de vez após completar um mês sem nem sequer entrar em campo para treinar. A CBF desistiu de prever o retorno do atacante, que não deve jogar contra o Haiti, nesta sexta-feira (16), pela segunda rodada da Copa do Mundo. Em linhas gerais, a entidade decidiu não trazer mais atualizações públicas do estado do jogador. Via Bnews

Se tiver uma evolução, Neymar poderá jogar na última partida da fase de grupo, no dia 24, contra a Escócia. Segundo informações do O Globo, a cautela com o camisa 10 é a máxima possível para que ele não agrave ainda mais a lesão na panturrilha e sua presença em campo só ocorrerá em caso de extrema necessidade.

Neymar fez exames de imagem na última segunda-feira (15) e foi constatada uma “evolução satisfatória”, mas não a ponto de liberá-lo para atuar em campo. O prazo de recuperação de três semanas previsto pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, se encerra nesta quarta-feira (17).

Segundo o treinador Carlo Ancelotti antes da estreia contra o Marrocos, Neymar estava próximo do retorno aos gramados. “Neymar está trabalhando, com foco. A expectativa é que recupere e seja integrado ao grupo na próxima semana. Ele tem qualidade técnica indiscutível, mas também experiência, importante para o grupo”.

Futura/Apex confirma liderança consolidada de Lula sobre Flávio Bolsonaro no primeiro e no segundo turno

Por Edu Mota, de Brasília/bn
Foto: Montagem com fotos Agência Brasil e Agência Senado
Em um cenário próximo ao que foi apresentado pela pesquisa BTG/Nexus, um novo levantamento divulgado nesta terça-feira (16), desta vez da Futura/Apex, mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando as simulações de primeiro e segundo turnos com vantagem sobre seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

No principal cenário de primeiro turno da Futura/Apex, Lula aparece com 7,5% à frente do senador do PL. Já na pesquisa BTG/Nexus, divulgada nesta segunda (15), o presidente Lula apareceu com nove pontos percentuais à frente de Flávio Bolsonaro.

Confira abaixo o principal cenário de primeiro turno da Futura/Apex:
Lula (PT) - 41,6%
Flávio Bolsonaro (PL) - 34,1%
Ronaldo Caiado (PSD) - 4,5%
Romeu Zema (Novo) - 3,5%
Renan Santos (Missão) - 2,3%
Joaquim Barbosa (DC) - 2,1%
Cabo Daciolo (Mobiliza) - 1,1%
Augusto Cury (Avante) - 0,9%
Brancos/nulos - 6,3%
Não sabe - 3,7%

A proximidade dos números das pesquisas Futura/Apex e BTG/Nexus aparece também no cenário em que é testada a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. Enquanto no BTG/Nexus Lula vence o segundo turno com 6% de distância para Flávio, essa diferença vai para 5,2% no levantamento Futura/Apex.

O estudo Futura/Apex também simulou outros dez cenários de segundo turno para a eleição presidencial, incluindo disputas com Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão), Tereza Cristina (PP), Michelle Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT).

Confira abaixo como ficaram as simulações de disputas de um eventual segundo turno, com Lula e sem Lula:

Deslizamento de terra na Rocinha atinge carros e motos após forte chuva no Rio

Queda de barranco ocorreu após rompimento de tubulação de esgoto; não há registro de feridos
Foto: Reprodução
Um deslizamento de terra atingiu a comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após a forte chuva que caiu em diferentes regiões da cidade nesta segunda-feira (15). A queda do barranco aconteceu por volta das 17h30, após o rompimento de uma tubulação de esgoto provocado pelo grande volume de água.

A força da enxurrada atingiu carros e motocicletas. Não há informações de feridos.

Equipes da Prefeitura do Rio foram acionadas para retirar a terra e desobstruir a Estrada da Gávea, que ficou interditada após o deslizamento.

A chuva provocou transtornos em outras áreas da cidade, principalmente na Zona Sul e na região central. No bairro do Catete, ruas ficaram alagadas nas proximidades da estação de metrô. Também houve registros de queda de árvores em bairros das zonas Oeste e Sul da capital.

Com a interdição da Estrada da Gávea, moradores relataram dificuldades para se deslocar dentro da comunidade. O trânsito ficou congestionado e a circulação de vans, motocicletas e ônibus foi afetada.

Até o momento, não há registro de vítimas. O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu chamados relacionados à ocorrência.

Apesar dos transtornos causados pela chuva, o Rio de Janeiro permanece no estágio operacional 1, condição em que não há impactos considerados graves para a cidade. A previsão é de tempo instável até quinta-feira (18). Mais no blogdovalente

ITABUNA-BA: Hospital de Base recebe primeiros pacientes nos novos leitos exclusivos para cirurgias eletivas

Mais conforto, dignidade e cuidado. Os primeiros usuários já estão ocupando os novos leitos exclusivos para cirurgias eletivas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), unidade administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que iniciou nesta segunda-feira, dia 15, uma nova etapa na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela primeira vez em sua história, a unidade hospitalar passa a contar com leitos exclusivos para procedimentos eletivos, oferecendo uma estadia mais confortável, acolhedora e humanizada.

Inaugurado no dia 29 de maio, o novo espaço está localizado na Enfermaria A e dispõe de três quartos, totalizando 12 leitos ti integralmente reformados e equipados com ar-condicionado, televisor e frigobar.

A estrutura foi planejada para proporcionar mais comodidade e bem-estar durante a recuperação pós-operatória.

Como parte dessa iniciativa, a direção também está entregando uma sacola personalizada aos usuários, reforçando o cuidado com cada etapa da assistência e tornando a permanência hospitalar ainda mais acolhedora.

Mais do que uma melhoria estrutural, o investimento representa um avanço na qualidade do atendimento, reafirmando o compromisso da instituição com a humanização e a excelência dos serviços prestados.

Justiça barra eleição antecipada da Câmara....

Justiça barra eleição antecipada da Câmara....antecipar pra quê e por quê?

Ah, sim....entendi !

Melhor, todos entendem !

Hugo Motta anuncia votação do fim da escala 6x1 e projeto contra misoginia na Câmara

Presidente da Casa convocou reunião de líderes nesta terça (16) para alinhar os detalhes
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende colocar em votação no plenário, ainda nesta semana, duas matérias de forte apelo social: o projeto de lei que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 e a proposta voltada ao combate à misoginia. O anúncio foi feito pelo parlamentar em suas redes sociais e visa destravar a pauta legislativa da Casa, que se encontra obstruída pela tramitação de urgência de temas trabalhistas. Antonio Dilson Neto / portaldocase

Para garantir a viabilidade das votações nos próximos dias, Motta convocou uma reunião de líderes partidários para a tarde desta terça-feira (16), às 14h. O encontro servirá para alinhar as arestas políticas e definir o cronograma de apreciação dos textos pelos deputados federais.

A discussão sobre a alteração da jornada de trabalho contará com protagonismo baiano nos bastidores de Brasília. O deputado federal Leo Prates (Republicanos-BA) foi escalado pelo presidente da Câmara para apresentar o relatório e esclarecer os pontos técnicos e operacionais do projeto de lei aos líderes das bancadas.

“O deputado Leo Prates vai esclarecer pontos do seu parecer sobre o PL que acaba com a escala 6×1, apesar de já termos aprovado a PEC sobre a redução da jornada de trabalho”, explicou Hugo Motta em seu comunicado.

Trump diz que Irã concordou em 'nunca ter arma nuclear'

Presidente dos EUA explicou que entendimento faz parte do acordo para acabar com a guerra, alertando para "sérias consequências" em caso de descumprimento
Camila Stucaluc
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16), durante participação da cúpula do G7, que o Irã concordou em “nunca ter uma arma nuclear”. O entendimento, segundo o republicano, faz parte do acordo firmado entre os países para acabar com a guerra no Oriente Médio.

"A única coisa que realmente importa para mim é que o Irã nunca terá uma arma nuclear, e isso está escrito ‘alto e claro’. Eles não vão desenvolvê-la ou comprá-la. E se eles fizerem, sofrerão consequências inacreditáveis. Dito isso, espero que tenhamos um ótimo relacionamento”, disse Trump.

Restringir a capacidade nuclear do Irã é uma das prioridades da política externa de Washington há décadas. Em 2015, o então presidente Barack Obama fez um acordo com o país, limitando as atividades nucleares e permitindo a inspeção das instalações para garantir que fossem usadas apenas para fins civis e não para a produção de armas. Em troca, o Irã recebia alívio nas sanções. Mais no sbtnews

Busca por remédios controlados sem receita cresce no Brasil

Levantamento do Olá Doutor aponta alta procura por Mounjaro, Ozempic, Sertralina, Ritalina e Venvanse; especialista faz alerta
Freepick
SBT News - A prática de automedicação ganhou novos protagonistas em 2026. Impulsionados pelo boom das discussões sobre saúde mental e a popularização das canetas emagrecedoras, medicamentos como Mounjaro e Sertralina estão entre os mais buscados na internet por quem tenta adquiri-los sem prescrição, segundo pesquisa do Olá Doutor.

No geral, medicamentos com efeito de perda de peso são uma das categorias de maior interesse quando o assunto são as buscas por remédios sem prescrição. A sibutramina (indicada para auxiliar no tratamento da obesidade) lidera o ranking, representando, sozinha, quase 27% de todo o volume registrado entre os dez medicamentos analisados.

Na lista, também aparecem o Mounjaro e Ozempic — que, juntos do líder do pódio, somaram quase 220 mil buscas totais nos últimos 12 meses.

É um movimento que vai muito além da procura por fármacos específicos. Termos genéricos, como “remédio para emagrecer sem receita” e “inibidor de apetite sem receita”, também registraram alto volume de interesse, com 82 mil e 29 mil pesquisas, respectivamente.

Para Anderson Zilli, CEO do Olá Doutor, o alto volume das buscas online destaca como tal demanda passou a integrar a rotina de quem busca resultados estéticos e de performance sem avaliação profissional. “Sibutramina, Ozempic e testosterona sintética são substâncias com indicações precisas e efeitos que exigem monitoramento contínuo”, alerta. “O caminho mais seguro é sempre procurar um profissional de saúde, que avaliará a necessidade do tratamento e possíveis efeitos adversos”.

Da ansiedade ao TDAH
A saúde mental aparece logo em seguida como uma das principais frentes de interesse entre os brasileiros que procuram medicamentos sem prescrição na internet. As buscas por Sertralina, Ritalina e Venvanse sem receita — cujos usos vão do tratamento da ansiedade e depressão ao manejo do TDAH — somaram quase 86 mil buscas nos últimos 12 meses, o equivalente a 22,8% de todo o volume analisado.

JITAÚNA-BA: Criminosos invadem casa na zona rural e matam homem a tiros

Reprodução
Uma propriedade rural foi invadida por homens armados na noite de segunda feira (15) na região do Pati, zona rural de Jitaúna, nas proximidades de uma represa. A vítima, que ainda não teve o nome divulgado pela polícia, teve a porta da casa arrombada por um trio de pistoleiros que já chegou atirando.

Ao ouvir o barulho dos tiros, um tio da vítima ainda partiu com um facão em punho para tentar socorrer o sobrinho mas, ao chegar no local do crime, já o encontrou sem vida.

A princípio os criminosos não levaram objetos de valor da casa e adentraram o imóvel apenas com o intuito de cometer o homicídio.

O crime, que deixou um clima de medo e insegurança pairando na zona rural de Jitaúna, deverá ser investigado pela Polícia Civil.  Por Ipiaú Online 

Polícia encontra 34 fetos enterrados em jardim de médica na Polônia; ela é presa

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Uma médica foi presa na Polônia após a polícia encontrar 34 fetos humanos enterrados no jardim de sua antiga casa. A prisão foi informada pelas autoridades nesta segunda-feira (15). Via Bahia Noticias

Magdalena H., de 57 anos, sem antecedentes criminais, é suspeita de ter utilizado os fetos para realizar experimentos e pode enfrentar pena de até 12 anos de prisão. As acusações contra ela incluem vilipêndio a cadáver, gestão inadequada de resíduos e abandono de materiais perigosos em local não autorizado.

A descoberta ocorreu após os promotores receberem, na semana passada, uma denúncia de que resíduos médicos haviam sido encontrados durante obras na antiga casa da médica, localizada em Lutoryz, no sudeste do país.

Uma busca na área, com participação de dezenas de policiais, sensores e cães, resultou na localização de ao menos 34 fetos enterrados no jardim.

O caso gerou grande repercussão na Polônia, país tradicionalmente católico com uma das legislações sobre aborto mais rígidas do mundo.

Segundo um porta-voz do Ministério Público, por enquanto não há provas de que eles tenham sido obtidos por meio de abortos ilegais.

Neymar ainda luta contra o relógio para voltar à Copa do Mundo

Camisa 10 não joga desde a lesão sofrida no Brasileirão
Juliana Rodrigues•galaticosonline
A contagem regressiva para o retorno de Neymar à Seleção Brasileira ganhou um marco importante nesta semana. Nesta quarta-feira (17), o camisa 10 completa exatamente um mês longe dos gramados desde a lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, sofrida durante uma partida do Campeonato Brasileiro. Desde então, o principal astro do Brasil não disputou mais nenhum jogo e acompanha a Copa do Mundo tentando acelerar a recuperação sem comprometer sua condição física.

A expectativa da comissão técnica é que Neymar volte a treinar com bola nos próximos dias, mas o discurso é de máxima cautela. Conforme apuração do correspondente Leonardo Baran, nos Estados Unidos, o atacante só será liberado para atuar quando estiver totalmente recuperado. A preocupação é evitar qualquer risco de agravamento da lesão justamente em um momento decisivo do Mundial.

Ainda existe uma pequena possibilidade de Neymar ganhar alguns minutos contra o Haiti, na sexta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos. Para isso, porém, ele precisa apresentar evolução imediata e retomar as atividades com bola antes da partida. Enquanto o retorno não acontece, o Brasil segue aguardando seu principal nome, que já soma um mês sem entrar em campo e corre contra o tempo para voltar a vestir a camisa amarelinha na Copa.

Eleitor não polarizado vai decidir eleição, diz CEO da Nexus

Ao SBT News, Marcelo Tokarski afirma que a disputa segue apertada e que o eleitor não polarizado, hoje em cerca de 21%, tende a ser decisivo no resultado.

O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, afirmou nesta segunda-feira (15) que a eleição presidencial deve ser decidida pelo eleitor não polarizado, que hoje representa cerca de 21% do eleitorado. Em entrevista ao SBT News, Tokarski destacou que a disputa segue apertada, com leve melhora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e estabilidade do senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL).


Em um segundo cenário, sem alguns pré-candidatos, Lula aparece com 43%, ante 41% no levantamento anterior. Flávio Bolsonaro oscilou de 35% para 34%.

Tokarski apontou que a melhora de Lula está ligada ao avanço na avaliação do governo e as novas tarifas dos Estados Unidos. Já Flávio, apesar de desgaste pontual, se mantém competitivo, especialmente no segundo turno.

O principal sinal de alerta, segundo o CEO da Nexus, é o crescimento da rejeição de Flávio Bolsonaro, que chegou a 52%, enquanto a de Lula recuou e se estabilizou em 47%.

Para o analista, a eleição tende a repetir o padrão de 2022, com parte do eleitorado votando mais para rejeitar um candidato do que para escolher o preferido.

Nesse cenário, o eleitor não polarizado, mais urbano, informado e sem posição ideológica fixa, ganha protagonismo. Segundo ele, esse grupo tende mais a Lula, mas segue volátil e pode mudar até o pleito.

Juiz suspende autos de infração contra o iFood e afasta vínculo empregatício com entregadores

Valor da causa ultrapassa a marca de 29,6 milhões de reais
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O iFood obteve uma vitória jurídica estratégica no âmbito da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. A empresa conseguiu uma decisão favorável para suspender quarenta autos de infração lavrados por fiscais do trabalho, os quais exigiam o reconhecimento formal de vínculo empregatício com mais de nove mil entregadores usuários da plataforma.

De acordo com os autos do processo, cujo valor da causa ultrapassa a marca de 29,6 milhões de reais, esses profissionais prestavam serviços por meio de empresas de entrega rápida que mantêm contratos de intermediação de negócios com o aplicativo de entregas.

A decisão acolheu os argumentos apresentados pela defesa do iFood, que contestou a natureza jurídica da relação de trabalho imposta pelas autuações.

No processo, a plataforma negou categoricamente a existência dos requisitos legais que configuram o vínculo empregatício diretamente com os entregadores, sustentando que sua atuação se limita à intermediação tecnológica de negócios entre os restaurantes, as empresas de logística parceiras e os trabalhadores autônomos.

Ao analisar o caso, o magistrado responsável considerou viável o pedido de suspensão dos efeitos das penalidades administrativas até que o mérito da discussão seja julgado de forma definitiva.

Bolsonaro pede a Moraes autorização para novos exames

Ex-presidente precisará fazer cinco procedimentos no DF Star; solicitação ocorre a 10 dias do fim da prisão domiciliar
José Matheus Santos, Jessica Cardoso/sbt
O ex-presidente Jair Bolsonaro | Diego Herculano/Reuters
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou nesta segunda-feira (15) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para que ele realize exames médicos no Hospital DF Star, em Brasília.

Segundo os advogados, os procedimentos foram prescritos pelo médico Brasil Ramos Caiado para acompanhar o quadro de saúde do ex-presidente.

No pedido, a defesa informa que Bolsonaro deverá se submeter a cinco exames: tomografia computadorizada do tórax sem contraste, tomografia computadorizada do abdômen total sem contraste, manometria esofágica de alta resolução, endoscopia digestiva alta e pHmetria esofágica.

“Os exames foram indicados para acompanhamento de quadro de pneumonia broncoaspirativa, diante de alteração residual identificada em exame clínico pulmonar, [...] bem como para investigação e acompanhamento de esofagite erosiva, gastrite crônica, doença do refluxo gastroesofágico, má digestão e recorrentes crises de soluço”, afirmam os advogados.

Goleiro de Cabo Verde segura Espanha, viraliza na Copa e tem salto de mais de 3000% no Instagram

Por Bia Jesus / BN
Foto: Reprodução / Redes Sociais / @vozinha1
Após uma atuação decisiva no empate em 0 a 0 entre Cabo Verde e Espanha, na tarde desta segunda-feira (15), o goleiro Vozinha ganhou destaque entre torcedores e fãs do futebol nas redes sociais.

O arqueiro cabo-verdiano, de 40 anos, foi um dos principais responsáveis pelo resultado da seleção africana. Ele realizou sete defesas durante a partida e foi eleito o melhor jogador em campo.

A repercussão também apareceu fora das quatro linhas. Antes do início do jogo, Vozinha tinha cerca de 50 mil seguidores no Instagram. Após o apito final, o número ultrapassou a marca de 1,6 milhão, um crescimento superior a 3000%.

Fã de Rogério Ceni, treinador do Bahia, e de Ivete Sangalo, o goleiro foi batizado como Josimar, em homenagem ao ex-lateral-direito brasileiro Josimar Higino, destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, está sem clube no momento. Ele ficou livre no mercado após o fim do contrato com o CD Chaves, de Portugal.

Com a atuação diante da Espanha, Vozinha se tornou um dos personagens da rodada e virou xodó dos torcedores após ajudar Cabo Verde a conquistar um resultado histórico.

Sete em cada 10 brasileiros sentem o peso do aumento do custo de vida no orçamento

Por Daniel Araújo / BN
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil
O orçamento das famílias brasileiras enfrenta um momento de forte pressão. De acordo com um levantamento recente da Serasa, sete em cada dez brasileiros notaram aumento nos custos cotidianos nos últimos 12 meses. O cenário de juros altos e inflação impacta diretamente a qualidade de vida, deixando menos de 20% da população com condições de pagar as contas sem dificuldades.

A pesquisa aponta que gastos inadiáveis, como supermercado, contas recorrentes (água, luz, telefone) e moradia, já representam 57% do orçamento médio mensal, que gira em torno de R$ 3.520. As regiões Sul e Sudeste lideram o ranking de maiores custos no país.

Segundo o IBGE, o rendimento médio do trabalhador brasileiro atingiu R$ 3.722 no primeiro trimestre. Diante do "aperto" nas contas, é comum que muitas famílias busquem crédito ou empréstimos para fechar o mês. O consultor financeiro Raphael Carneiro alerta, contudo, para os riscos dessa prática.

"É preciso ter muito cuidado. O crédito pode resolver o agora, mas é preciso lembrar que ele gera uma parcela que precisará ser paga. Se o mês já não fecha hoje, com o acréscimo de uma dívida, a situação pode virar uma bola de neve", explica o consultor.

Para o consultor, o equilíbrio financeiro depende da manutenção de uma margem de segurança entre receitas e despesas. "O ideal é que as despesas fiquem sempre abaixo das receitas, mantendo uma margem de folga entre 10% e 20%. A partir do momento que essa margem cai ou deixa de existir, é um indicativo claro de que a situação saiu do controle", orienta o profissional.

União diz que já havia pedido bloqueio da Ponte do Esqueleto antes de acidente que matou jovem

Órgão federal informou que a estrutura já havia sido alvo de pedido de bloqueio após outro acidente fatal registrado no ano passado.
Foto: Divulgação
A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, informou que havia solicitado à Prefeitura de Limeira (SP) o bloqueio de acesso à Ponte do Esqueleto antes do acidente que resultou na morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos.

A declaração foi divulgada após a morte da jovem, ocorrida no último sábado (13), durante a prática de rope jump na estrutura localizada entre os municípios de Limeira e Cordeirópolis, no interior paulista.

Segundo a SPU, o pedido de interdição foi encaminhado em 2024, após outro acidente fatal registrado no local. O órgão informou que a ponte chegou a permanecer fechada por um período, mas posteriormente voltou a ter acesso liberado.

A Ponte do Esqueleto pertence à antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e nunca teve sua construção concluída. Apesar disso, o local passou a ser utilizado informalmente para atividades de aventura e esportes radicais.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Maria Eduarda caiu de uma altura aproximada de 40 metros durante a realização de um salto. As investigações apontam que a jovem teria sido lançada sem estar conectada à corda de segurança utilizada na atividade.

ITABUNA-BA: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS” estarão em debate durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde

A 12ª Conferência Municipal de Saúde, em Itabuna, começa nesta terça-feira, 16, às 13 horas, com a palestra de abertura que recebe o mesmo tema do evento “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. Será palestrante o Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes de Santana.

O evento acontecerá na sede da Unex, na Praça José Bastos, centro de Itabuna, e seguirá até quarta-feira, dia 17, com uma programação que vai contar com momentos de escuta, debates e elaboração de ideias que poderão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas do setor.

A 12ª Conferência Municipal de Saúde é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde. O encontro reunirá gestores, profissionais da saúde, usuários do SUS, representantes de entidades e a comunidade em geral.

As propostas apresentadas na etapa municipal da Conferência de Itabuna serão levadas pelos representantes do município para as etapas estadual e nacional. Antecedendo a Conferência, o município realizou durante todo o mês de maio uma série de rodas de conversa para levantar demandas e sugestões apresentadas pelos usuários, profissionais de saúde e a comunidade em geral.

TSE busca critérios claros para barrar candidatos por elo com facções

Debate envolve presunção de inocência e indicativos de que eleições estão sendo impactadas por organizações criminosas
Na tentativa de barrar a influência de organizações criminosas e facções nas eleições de 2026, a Justiça Eleitoral terá um relevante desafio: definir qual é o standard probatório para classificar os envolvidos como membros desses grupos eleitoralmente indesejáveis.

Esse debate vem sendo travado no Tribunal Superior Eleitoral sob dois vieses. O primeiro e mais polêmico é o do candidato que integra grupo criminoso.

O precedente é de Fabinho Varandão (MDB), eleito em 2024 para compor a Câmara Municipal de Belford Roxo e que teve a candidatura indeferida por integrar uma milícia atuante na região.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro considerou a existência de uma ação penal por extorsões e porte ilegal de arma de fogo contra ele, que sequer tinha sentença ainda. O TSE referendou a posição de forma unânime.

O segundo viés é do candidato que é apoiado por criminosos. Aconteceu nas eleições de Santa Quitéria (CE), em que eleitores e mesários foram intimidados por bandidos, e em Cabedelo (PB), onde uma organização criminosa usou a prefeitura para montar esquema de contratações.

Nessas situações, o TSE manteve as decisões que barraram as candidaturas com base na Súmula 24, a qual estabelece que não cabe recurso especial eleitoral para simples reanálise do conjunto fático-probatório. Segundo concluiu a corte superior nesses casos, analisar a infiltração de criminosos no projeto eleitoral exigiria o reexame de fatos e provas. Mais na conjur

CRUZ DAS ALMAS-BA: Espada invade casa, destrói banheiro e moradora é levada para emergência

O artefato atingiu o imóvel e provocou a destruição completa do banheiro da casa
Por Reizimare Lordeloblogdovalente
Foto: reprodução
Uma moradora do bairro da Tabela, em Cruz das Almas, viveu momentos de tensão na madrugada desta segunda-feira (15), após uma espada invadir sua residência durante a tradicional queima de espadas realizada na localidade. O artefato atingiu o imóvel e provocou a destruição completa do banheiro da casa.

Com o forte impacto e o susto provocado pelo incidente, a dona da residência passou mal e precisou ser encaminhada às pressas para uma unidade de emergência para receber atendimento médico.

O caso ocorreu após as comemorações do tradicional Casamento da Tesoura, evento que reúne moradores e visitantes durante os festejos juninos da cidade. Imagens registradas após o incidente mostram os danos causados no imóvel, evidenciando a força da explosão que atingiu o banheiro.

O episódio reacende o debate sobre os riscos da queima de espadas em áreas residenciais, prática que faz parte da cultura local, mas que frequentemente gera preocupações relacionadas à segurança de moradores e participantes.

Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da moradora. O caso repercutiu nas redes sociais e chamou a atenção de moradores da cidade.

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026 termina nesta quarta-feira (17)

O pagamento do boleto pode ser realizado por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, de acordo com as normas de atendimento da instituição financeira do pagador
Agência Gov | via Inep
Encerra nesta quarta-feira (17), o prazo para pagamento da taxa de inscrição da edição 2026 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para não isentos. O valor continua o mesmo da edição do ano passado, R$ 85, e pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), por meio de Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, a depender da instituição financeira.

Isenção – O Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis:Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Participantes do programa Pé-de-Meia.

Atendimento especializado – O resultado para quem fez solicitação de atendimento especializado para os dias de prova sai no dia 26 de junho. O benefício é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, fibromialgia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.