> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Tarifa no suco pode gerar impacto anual de até R$ 4,3 bilhões no Brasil

Por Mauro Zafalon | Folhapress
Foto: Freepik
Se realmente entrar em vigor a tarifa de 50% para o suco de laranja brasileiro no mercado americano, o impacto anual será de US$ 792 milhões (R$ 4,3 bilhões) para a cadeia produtiva nacional, 456% a mais do que na safra 2024/25, quando foram pagos US$ 142,4 milhões.

A ordem executiva do governo americano deverá ser publicada na quinta-feira (31) para entrar em vigor na sexta-feira (1°).

Os dados são da CitrusBr (Associação Nacional das Indústrias Exportadoras de Sucos Cítricos). Sendo que ainda não há uma definição clara de como essas tarifas serão aplicadas, a associação informa que, mesmo que a nova tarifa não se some aos 10% anunciados em abril, o impacto seria de US$ 635 milhões por safra, 346% em relação à situação atual.

A nova tarifa imposta pelo governo de Donald Trump poderá elevar o pagamento de tributos da cadeia para US$ 1,3 bilhão por ano a nível global. Até então, eles somavam US$ 394 milhões. O cálculo considera os principias mercados de exportação do Brasil, incluindo Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Japão e China, além de Reino Unido, Noruega, Suíça e Rússia.

Segundo a CitrusBr, os Estados Unidos foram o segundo principal destino do suco brasileiro na safra 2024/25, com 41,7% de participação, atrás da Europa. Dados da Secex, compilados pela associação, indicam que foram exportadas 308 mil toneladas para os Estados Unidos na última safra, o equivalente a 85 milhões de caixas de 40,8 quilos, com receita total de US$ 1,31 bilhão.

O Brasil já paga uma tarifa fixa de US$ 415 por tonelada no produto exportado para os americanos. Não há, no curto prazo, mercados com capacidade de absorver o volume que os Estados Unidos deixariam de comprar, segundo a associação. Via BN

Zambelli diz que não retornará ao Brasil e quer cumprir eventual pena na Itália: “Não vou voltar”

Foto: Câmara dos Deputados
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que não pretende voltar ao Brasil para cumprir pena. Presa em Roma nesta terça-feira (29), ela declarou em vídeo publicado pela sua defesa que buscará justiça na Itália.

“Estou tranquila, com o coração sereno de que aqui buscarei justiça para o meu caso. Eu não vou voltar para o Brasil para cumprir pena. Se eu tiver que cumprir pena, vai ser aqui na Itália, que é um país justo e democrático”, afirmou.

A defesa da parlamentar sustenta que ela se apresentou voluntariamente às autoridades italianas. A Polícia Federal, no entanto, afirmou em nota que a prisão foi feita por meio de uma ação conjunta entre a corporação, a Interpol e agências de segurança da Itália.

No vídeo divulgado, Zambelli voltou a se dizer alvo de perseguição política e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, a quem chamou de “ditador”. “Quando eu disse que era intocável, é porque eu sei que só Deus pode me tocar”, declarou. Em junho, após fugir para a Itália, Zambelli já havia dito que não seria extraditada: “Podem colocar a Interpol atrás de mim, mas não me tiram daqui”, afirmou na ocasião.

Zambelli teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 5 de junho. Desde então, era considerada foragida e teve seu nome incluído na lista de procurados da Interpol. Ela foi condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Via BN

Mulher trans é presa após agredir namorado até a morte em Salvador

Mulher trans foi presa em flagrante pelo homicídio do companheiro
Foto: PCBA
Uma mulher trans foi presa em flagrante suspeita de agredir até a morte o companheiro, identificado como Manoel Messias dos Santos, na noite desta segunda-feira (28), no bairro de Periperi, em Salvador.

Segundo as primeiras informações, as agressões teriam começado durante uma briga entre o casal. Manoel chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.

A suspeita foi conduzida ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde passou por exame de corpo de delito. Ela permanece à disposição da Justiça nesta terça-feira (29). Via ArauOn

Câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço engloba um grupo de tumores que se desenvolvem em diferentes áreas da região da cabeça e do pescoço (exceto o cérebro e os olhos).

Os principais tipos de câncer incluídos são:
Câncer de boca (oral) – afeta lábios, gengivas, língua, palato, assoalho da boca e mucosa bucal Câncer de cavidade nasal e seios paranasais – tumores que surgem no interior do nariz e nas cavidades ao redor.

Câncer de laringe – localizado nas cordas vocais e na região responsável pela voz e respiração. Câncer de faringe – envolve nasofaringe (parte superior), orofaringe (parte média, como amígdalas e base da língua) e hipofaringe (parte inferior).

Câncer de glândulas salivares – mais raro, começa nas glândulas que produzem saliva.

Nódulos no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente e dificuldade para engolir são sinais que não podem ser ignorados.

Como prevenir?
Evite o tabaco e o consumo excessivo de álcool;
Use proteção contra o HPV (vacinação e prevenção);

Realize consultas e exames regulares.

O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de tratamento eficaz.

EUA oferecem recompensa de US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (28) uma recompensa de US$ 25 milhões, cerca de R$ 140 milhões, por informações que levem à prisão e/ou condenação de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. A medida integra uma ofensiva do governo norte-americano contra o que classifica como narcoterrorismo ligado ao alto escalão do regime venezuelano. Via BN

A recompensa foi divulgada em um cartaz compartilhado pela Administração de Repressão às Drogas (DEA), vinculada ao Departamento de Justiça, que descreve Maduro como suspeito de “conspiração com o narcoterrorismo, importação de cocaína, uso e transporte de armas e objetos destruidores em apoio ao tráfico de drogas”.

Além de Maduro, o governo norte-americano também oferece recompensas por informações sobre Diosdado Cabello Rondón, ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, e Vladimir Padrino López, ministro da Defesa do país. Ambos são acusados de envolvimento com atividades ilícitas.

Planos de saúde podem ter dívidas abatidas ao atender pacientes do SUS

Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
O Ministério da Saúde apresentou uma portaria que possibilita o desconto de dívidas de operadoras em casos de atendimentos de pacientes no SUS. A medida foi apresentada nesta segunda-feira (28) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla de Figueiredo Soares.

Segundo a Agência Brasil, existe a expectativa de que os pacientes do SUS sejam atendidos na rede privada a partir de agosto. A portaria integra parte do programa Agora Tem Especialistas. Seis áreas com mais carência por serviços especializados serão priorizadas neste serviço, entre eles oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia.

A expectativa é de que inicialmente R$ 750 milhões em dívidas dos planos sejam convertidos em consultas, exames e cirurgias.

De acordo com a publicação, as dívidas ocorrem por conta da necessidade das operadoras em ressarcir o Sistema Único de Saúde quando os beneficiários dos planos de saúde usam serviços públicos e estes constam na cobertura contratual assinada.

JEQUIÉ-BA: Pastor é preso por importunação sexual contra cinco mulheres de igreja

Um pastor de 63 anos foi preso na manhã desta terça-feira (29), no bairro Joaquim Romão, em Jequié, acusado de importunação sexual contra fiéis. A prisão ocorreu após um mandado de prisão preventiva ser expedido pela Vara Criminal do município. Pelo menos cinco mulheres já relataram ter sido vítimas.

O suspeito, que era líder religioso, teria usado sua posição de confiança para se aproveitar das mulheres durante aconselhamentos espirituais. As vítimas denunciaram terem sofrido toques não consentidos, abraços forçados e comentários de cunho sexual durante esses encontros.

A investigação começou a partir dos registros feitos pelas próprias vítimas na delegacia. O caso está sendo apurado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jequié.

O pastor permanece sob custódia, aguardando as decisões da Justiça. A Polícia Civil solicita que outras possíveis vítimas compareçam à delegacia para prestar depoimento e auxiliar nas investigações. Via BN

Alzheimer: Estudo da USP detecta a doença 20 anos antes pela saliva

Rinaldo de Oliveira - SNB
O professor Gustavo Alves Andrade dos Santos, doutorando na USP de Ribeirão Preto, trabalha no teste de Alzheimer pela saliva
Foto: Arquivo pessoal
Um estudo brasileiro está conseguindo detectar Alzheimer 20 anos antes dos primeiros sintomas, pela saliva. Olha isso! O trabalho está sendo desenvolvido na USP de Ribeirão Preto, em São Paulo.

O responsável pela pesquisa é o doutor em biotecnologia Gustavo Alves Andrade dos Santos, que apresentou os resultados animadores durante o 50º. Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, em Campinas. Eles saíram também na revista científica SciELO.

“A saliva é um fluido composto por centenas de substâncias, muitas capazes de indicar doenças no organismo. Já sabemos que é viável detectar o Alzheimer dessa forma e agora vamos estender a pesquisa para grupos de diferentes faixas etárias, porque as proteínas responsáveis pelos danos aos neurônios começam a se acumular no cérebro 20 anos antes de os primeiros sintomas se manifestarem”, o Gustavo Alves.

A pesquisa
O professor trabalha no projeto desde 2012, quando fazia seu doutorado intitulado “o estudo de biomarcadores na saliva que possam descobrir precocemente o Alzheimer”.

A pesquisa analisou 76 pessoas, comparando níveis da proteína tal hiperfosforilada entre diagnosticados e saudáveis.

Foi descoberto que as concentrações de proteína tau hiperfosforilada (pTAU) são maiores em pacientes com Alzheimer e mais baixas em idosos sem Alzheimer. Em adultos jovens sem a doença, esses níveis são muito menores.

Teste rápido
Com o estudo, o brasileiro pretende desenvolver um teste rápido e acessível para rastreamento da doença.

Além de oferecer uma estratégia de apoio para o diagnóstico, saber antes da doença permite uma prevenção mais efetiva. Leia mais no sonoticiaboa

Ex-Vitória, Carpini está perto de assumir concorrente direto na Série A

Técnico pode reencontrar o Rubro-Negro no Barradão nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro
Rodrigo Fernandes - bahia.ba/esporte
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Fora do Vitória há apenas 20 dias, Thiago Carpini pode estar a caminho de um concorrente direto do clube na luta contra o rebaixamento. O treinador é o principal nome cotado para assumir o Juventude, que demitiu Cláudio Tencati após a goleada sofrida para o Bahia no último domingo (27).

Segundo o ge, a diretoria do time gaúcho avalia que o perfil de Carpini se encaixa no momento da equipe, que ocupa o 19º lugar e busca reação imediata no Campeonato Brasileiro. O contato oficial deve acontecer nos próximos dias.

Se o acerto for confirmado, Carpini poderá reencontrar o Vitória já nas próximas rodadas. Juventude e Leão se enfrentam no dia 16 de agosto, no Barradão, pela abertura do returno do Brasileirão.

A possível reaproximação com o Juventude tem um peso extra. Foi lá que o técnico viveu uma das melhores fases da carreira ao comandar o acesso à Série A em 2023 — ano em que o Vitória também subiu, mas como campeão da Série B.

Passagem de Thiago Carpini pelo Vitória

Autor de socos contra a namorada diz temer ser “linchado e morto” na prisão

Foto: Reprodução
O ex-jogador de basquete identificado como Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, que deu dezenas de socos no rosto da namorada dentro de um elevador em um condomínio no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, disse em depoimento à polícia temer ser linchado e morto por conta da repercussão do caso. As informações foram divulgadas no perfil da deputada Silvye Alves (União) nas redes sociais. Com informações do BNews.

Igor teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e está preso no Centro de Recebimento e Triagem de Parnamirim. Segundo a Polícia Civil, o relacionamento já apresentava sinais de violência física e psicológica. Além de um empurrão relatado anteriormente, a vítima contou que o homem a incentivava a tirar a própria vida. A delegada Victoria Lisboa, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), disse que o histórico é preocupante.

“Ela relatou que ele já tinha dado um empurrão nela e que a incentivava a se matar. Isso já evidencia um cenário claro de violência doméstica”, disse a delegada. O caso está sendo tratado como uma tentativa de feminicídio, com agravantes que podem pesar ainda mais contra o acusado.

Em imagens gravadas pelas câmeras de segurança do elevador é possível ver um homem com um porte físico atlético desferindo uma sequência de golpes contra o rosto da vítima que seria sua namorada. A mulher ficou com o rosto completamente ensanguentado.

Ex-atleta da Seleção Brasileira Sub-18

Gripe aviária: Fiocruz alerta para introdução da doença na Antártica

Novo estudo encontrou diferentes rotas de chegada do H5N1 no continente
Por: Metro1 
Foto: Maria Ogrzewalska/Fiocruz
Um novo estudo do programa de pesquisa da Fiocruz na Antártica (Fioantar) alerta para diferentes rotas de introdução do vírus da gripe aviária H5N1 no continente. Os cientistas identificaram e analisaram o material genético do vírus em duas aves e um leão-marinho-antártico encontrados mortos nas Ilhas Shetland do Sul.

Por meio do sequenciamento genético das amostras, foi detectado que a introdução do vírus na região se deu por caminhos distintos, introduzidos durante a migração de animais silvestres. Ao analisar os genomas dos patógenos, os pesquisadores encontraram microrganismos da chamada “linhagem de mamíferos marinhos da América do Sul” nas carcaças do gaivotão e do leão-marinho-antártico. Essa linhagem emergiu em 2023, no Norte do Chile, e espalhou-se ao longo da costa para o Sul do país e, posteriormente, para Argentina, Ilhas Malvinas, Uruguai e Brasil.

Pessoas são contaminadas esporadicamente devido ao contato com animais infectados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2003 até o fim do ano passado foram registrados 939 casos humanos em 24 países, dos quais 464 evoluíram para a morte (49%). Não existe registro de disseminação entre humanos, ou seja, de pessoa para pessoa.

A iniciativa integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), conduzido pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), da Marinha do Brasil. O novo estudo teve a colaboração de pesquisadores do IOC/Fiocruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade da Califórnia (UC), nos Estados Unidos.

Revolução no pagamento: Pix parcelado dispensa cartão de crédito

A expectativa é que a novidade seja lançada em setembro deste ano
O Banco Central anunciou o pix parcelado, uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários parcelar compras e transferências diretamente pelo pix, sem a necessidade de cartão de crédito. A expectativa é que a novidade seja lançada em setembro deste ano, tornando o pix mais competitivo no varejo e ampliando o acesso ao crédito para milhões de brasileiros sem cartão. Via NPExpresso

Como funciona
Na prática, o funcionamento será simples: ao fazer um pagamento pix, o cliente terá a opção de parcelar o valor. O lojista receberá o montante integral de imediato, enquanto o consumidor pagará as parcelas diretamente ao seu banco, com os juros aplicados pela instituição. Por exemplo, uma compra de R$ 1.000 parcelada em quatro vezes resultará em pagamentos mensais com acréscimo para o comprador, e o vendedor receberá o valor total instantaneamente. A modalidade estará disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Impacto e importância
O Banco Central estima que cerca de 60 milhões de brasileiros não possuem cartão de crédito, o que limita suas opções de consumo para bens de maior valor. O pix parcelado surge para democratizar o acesso ao crédito, utilizando uma ferramenta já consolidada e gratuita. Embora alguns bancos já ofereçam soluções similares, a nova funcionalidade padronizada garantirá regras comuns, promovendo transparência e maior concorrência entre as instituições financeiras.

O que muda com o pix parcelado:

Projeto que reduz pena mínima para lavagem de dinheiro é vetado por Lula

A pena mínima passaria a 2 anos de reclusão, enquanto a máxima aumentaria para 12 anos, conforme o projeto
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, que reduzia a pena mínima para crimes de ocultação de origem, localização ou movimentação de patrimônio, foi vetado, nesta terça-feira (29), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pena mínima passaria a 2 anos de reclusão, enquanto a máxima aumentaria para 12 anos, conforme o projeto. A pena está mantida em para esses crimes ligados a lavagem de dinheiro de 3 a 10 anos de prisão.

A Câmara dos Deputados incluiu no texto um trecho que aumenta as penas para quem furta cabos de energia e telefonia, sendo assim, considerado um “jabuti”, jargão utilizado pelo poder legislativo, que indica que o trecho não tem relação com o objetivo original da proposta.

O projeto sancionado pelo presidente Lula aumenta a pena para roubo e furto de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica ou de telefonia.

Cofre com “fortuna” em Cruzados é achado sob escombros

A demolição de prédio revelou as cédulas da moeda extinta nos anos 1980; a origem é um mistério
Carazinho – RS – Um cofre escondido em um prédio antigo chamou atenção de moradores e operários durante uma demolição nesta segunda-feira (28). A estrutura, que ficava perto da delegacia, foi destruída pelas máquinas antes que o cofre pudesse ser aberto. Entre os escombros, surgiram dezenas de cédulas de Cruzado, moeda que circulou entre 1986 e 1989.

O volume impressiona, mas valor é nulo
As notas recuperadas não têm mais valor legal, mas o volume encontrado foi suficiente para ser tratado como uma “fortuna” da época. A quantia exata ainda não foi divulgada. O caso despertou curiosidade entre os moradores, que se perguntam por que alguém teria guardado tanto dinheiro em uma moeda já extinta.

Origem desconhecida
Não se sabe quem era o dono do cofre, nem por que ele estava escondido dentro do imóvel. O prédio já estava desativado há anos e as especulações sobre a origem do dinheiro agora tomam conta da cidade. Fonte: Rádio CBS | Jornalista Fernando Kopper

ITABUNA-BA: Prefeitura convoca mais cinco aprovados para a Promoção Social no Processo Seletivo Simplificado

Mais cinco candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado do Edital n° 01/2025 para o cargo de motorista (3) e supervisor do cadastro reserva foram convocados na terça-feira, dia 29, pela Prefeitura de Itabuna por meio de publicação no Diário Oficial do Município. Os convocados deverá comparecer no dia 31, das 8 às 12 horas na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), na Avenida Félix Mendonça, nº 569, Bairro Góes Calmon.

Os candidatos devem estar munidos dos documentos relacionados no Edital do Processo Seletivo
Itabuna Simplificado n°. 002/2023. No ato da contratação os candidatos selecionados deverão apresentar, sob pena de desclassificação, fotocópia dos documentos listados abaixo, acompanhados dos originais para autenticação. A lista e a documentação podem ser conferidos no link:  https://encurtador.com.br/O96CG

terça-feira, 29 de julho de 2025

Zambelli é presa na Itália e entra na mira da extradição

Deputada estava foragida desde junho e teve localização repassada à polícia local
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na cidade de Roma, na Itália. A parlamentar, que estava foragida desde junho, foi localizada em um apartamento após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades o endereço onde ela estaria hospedada.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli nas redes sociais. A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça italiano.

Zambelli teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato, ela deixou o Brasil e passou a figurar na lista de procurados internacionais da Interpol, com alerta válido em quase 200 países.

A captura, no entanto, não encerra o caso. O Brasil já solicitou a extradição da deputada, e agora cabe ao governo italiano decidir se irá atender ao pedido. A expectativa é de um posicionamento oficial nos próximos dias.

Mandato em risco na Câmara

Mais de 1,2 milhão de beneficiários do INSS serão ressarcidos até quinta-feira

Governo Federal já programou o pagamento para 91,4% dos que aderiram ao acordo de ressarcimento. A adesão ao acordo segue aberta, saiba como aderir
Agência Gov | Via INSS
Joédson Alves/Agência Brasil
O Governo Federal alcança, nesta semana, um marco importante no processo de reparação aos beneficiários vítimas de descontos associativos indevidos: até quinta-feira, 31 de julho, 1.238.779 aposentados e pensionistas vão receber os valores de volta.

Esse número representa 91,4% de todos que já aderiram ao acordo de ressarcimento — um total de 1.354.616 pessoas. A adesão ao acordo segue aberta. “Já estamos pagando, com rapidez e segurança, todos que aderem ao acordo. Se você está entre os que podem receber, procure os canais oficiais e faça valer o que é seu por direito”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

“O governo que investigou a fraude do INSS agora está devolvendo o dinheiro que foi roubado dos aposentados e pensionistas e não vai deixar ninguém no prejuízo. Estamos fazendo uma força-tarefa para que todos busquem saber se tiveram descontos sem autorização e sejam ressarcidos”, disse o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Os valores são pagos de forma integral, corrigidos pela inflação (IPCA) e depositados diretamente na conta onde o benefício é recebido, sem necessidade de envio de dados bancários. O processo é simples, gratuito e seguro.

Quem pode aderir?
Podem aderir beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis. A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, evitando a necessidade de ação judicial. Leia mais na agenciagov

Diretora de Marketing do cantor Pablo morre em acidente na BR-324 após participar de lançamento em Feira

Foto: Reprodução / Redes sociais @limadayana
O veículo que transportava a equipe do cantor Pablo sofreu um acidente na BR-324, nesta terça-feira (29). A diretora de Marketing do cantor Pablo morre em acidente na BR-324 após participar de lançamento em Feira do artista, identificada como Dayana Lima, morreu no local. O acidente ocorreu na via sentido Feira de Santana, próximo ao pedágio de Amélia Rodrigues. Nesta terça, o cantor Pablo participou de um evento em Feira de Santana, dando detalhes sobre o show “Bodega do Pablo”, que ocorrerá em agosto na cidade.
Foto: Reprodução / PRF
Segundo informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o artista estava em outro veículo. O veículo envolvido no acidente tinha três passageiros, incluindo a vítima, que estava no banco traseiro e não usava cinto de segurança. O condutor e o segundo passageiro estavam usando cinto de segurança e sofreram apenas lesões leves. Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), indicam que o carro saiu da pista e capotou. Após o acidente, o veículo ficou completamente destruído.

Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que atua na BR-324 no momento, socorreu os dois sobreviventes. O corpo da vítima aguarda a perícia médica para a liberação. Segundo informações do g1 Bahia, Dayane atuava como assessora digital do artista há alguns anos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da vítima. As circunstâncias do acidente serão apuradas.

Assassinatos de indígenas crescem em 2024 e chegam a 211, indica Cimi

Do total de vítimas, 159 eram do gênero masculino e 52, feminino
Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Nos últimos dez anos, os casos de assassinatos de indígenas cresceram 201,43%, passando de 70 casos em 2014 para 211, em 2024. Os dados fazem parte de relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, produzido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Do total de vítimas, 159 eram do gênero masculino e 52, feminino. Os estados que registraram maior número de mortes indígenas por assassinato foram Roraima (57), Amazonas (45) e Mato Grosso do Sul (33), com destaque também para a Bahia, onde 23 indígenas foram assassinados. Cerca de 34% dos assassinatos (71 casos) vitimaram indígenas jovens, de 20 a 29 anos.

O documento registra aumento nos episódios de violência contra a pessoa, que totalizaram 424 registros em 2024, contra 248 em 2014. Nove categorias são contabilizadas: abuso de poder (19 casos); ameaça de morte (20); ameaças várias (35); assassinatos (211); homicídio culposo (20); lesões corporais (29); racismo e discriminação étnico-cultural (39); tentativa de assassinato (31); e violência sexual (20).

O relatório destaca 2024 como o primeiro ano da vigência do Marco Temporal (Lei 14.701/2023), aprovado pelo Congresso Nacional e promulgada em dezembro de 2023. De acordo com o Cimi, a legislação coloca o direito dos povos indígenas às suas terras e territórios numa situação de vulnerabilidade sem precedentes no período pós-Constituinte.

Segundo o documento, 154 conflitos referentes a direitos territoriais foram registrados em pelo menos 114 Terras Indígenas em 19 estados. De acordo com o Cimi, o ano foi marcado por graves e violentos ataques armados contra comunidades indígenas em luta pela demarcação de suas terras, especialmente nos territórios Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, Avá-Guarani, no oeste do Paraná, e Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe, no sul e extremo sul da Bahia.

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

Dados do ministério os Transportes indicam que 54% da população não dirige ou dirige sem habilitação
Agência Brasil
Foto: Governo de SP
O custo de uma carteira nacional de habilitação (CNH), atualmente na faixa de R$ 3,2 mil, pode ter redução em até 80% para as categorias A e B – respectivamente motocicletas e veículos de passeio. É o que prevê projeto que está sendo elaborado pelo Ministério dos Transportes, que pretende acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas.

De acordo com a pasta, o objetivo é democratizar o acesso da população à CNH, facilitando, inclusive, a qualificação para atividades profissionais, em especial para aqueles que buscam o primeiro emprego.

Ademais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que, pelo projeto, as autoescolas continuariam oferecendo as aulas, ainda que não mais obrigatórias. Atualmente há exigência de, no mínimo, 20 horas de aula prática.

No entanto, a exigência de aprovação nas provas teórica e prática dos departamentos de trânsito (Detrans) se mantém.

CNH para população de baixa renda
“Isso vai ser produtivo para o Brasil. Vai incluir as pessoas, porque dentro do recorte há outras exclusões ainda mais cruéis. Por exemplo, se a família tivesse o dinheiro para tirar só uma carteira, e como tirar uma custa em torno de R$ 3 a R$ 4 mil, ela escolhe tirar só do homem e muitas vezes a mulher fica inabilitada, excluída, justamente por essa condição”, justificou o ministro.

“Então, a gente precisa criar um ambiente para que as pessoas tenham condição de se formalizar, de serem incluídas”, acrescentou referindo-se a uma prática já adotada em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai.

Motoristas sem habilitação

EUA: Café, cacau e recursos naturais poderão ficar isentos do tarifaço

Getty Images
O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, admitiu nesta terça-feira (29/7), em entrevista à CNBC, que o país pode recuar e decidir isentar alguns produtos “incapazes de crescer em solo americano” das tarifas comerciais anunciadas pelo presidente Donald Trump.

Entre esses itens, segundo Lutnick, estariam café, cacau e alguns recursos naturais. O secretário do Comércio, um dos aliados mais próximos de Trump, não mencionou os países que poderiam ser beneficiados com a possível isenção.

“Em nossos acordos comerciais, nossa expectativa é a de que, em relação aos recursos naturais indisponíveis, como uma banana, outras especiarias e raízes, pode não haver tarifa”, afirmou Lutnick em entrevista à CNBC.
Ainda de acordo com o secretário do Comércio, se os EUA decidirem não tarifar o café ou o cacau, por exemplo, os países possivelmente beneficiados terão de abrir seus mercados para a soja norte-americana, como contrapartida.

“Por que vocês esperam nos vender café e cacau e não nos deixam vender soja? Parece injusto. Vamos tornar isso justo”, defendeu. O café é um dos principais produtos vendidos pelo agronegócio brasileiro. Via Metropoles

ITABUNA-BA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia apresenta projeto de iteriorização na cidade onde terá campus

Uma equipe técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia apresentou na tarde desta terça-feira, dia 29, no auditório da UNEX, o projeto de interiorização que prevê quatro novos campi nas cidades de Itabuna, Poções, Salvador (Cajazeiras) e Macaúbas na Bahia.o seminário: “A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil”, no auditório da UNEX, centro de Itabuna.

Aberto à participaçãoda sociedade civil, o evento reuniu secretários muncipais da Educação, tecnicos de instituiçoes de ensino superior, empresários, professores estudantes e representantes de movimentos sociais. A Prefeitura de Itabuna foi representada pelo secretários municipais Rosivaldo Pinheiro (Educação), Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Luciano Veiga (Governo) e ó vice-prefeito Josué Brandão Júnior (Planejamento), que reprsentou o prefeito Augusto Castro.

“Estamos seguindo o padrão do que tem acontecido em outros municípios com a ntererirização. Além de ter uma Portaria de uma Comissão, que vem trabalhando ekm várias frentes, há o diálogo cm a Prefeitura e a doação de área de terra. Esse seminário antecede audiência pública audiência pública que vai acontecer mais à frente. A gente vem fazemdo o planejamento para que o IFBA funcione de forma provisória até que construção seja efetivada”, disse o vice-prefeito.

Segundo explicou, também estão sendo realizadas avaliações orçamentárias diante de cortes orçanentários e contingenciamentos pelo Governo Federal para que haja repasses e a obra seja licitada pelo IFBA. “Provisoriamente, o campus deve funcionar ao lado do curso de Medicina da UNEX, na Avenida José Soares Pinheiro, estando as tratativas bastante adiantadas. O prefeito Augusto Castro tem solicitado o empenho de todos os secretários para que tudo aconteça como planejado e as obras no terreno se iniciem”, acrescentou.

Conselho Federal de Odontologia emite alerta sobre morango do amor

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, morango do amor pode prejudicar os dentes
Por Juana Castro - Via AratuOn
Morango do Amor | Foto: reprodução/Instagram/Igorochaoficial
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta, na segunda-feira (28), sobre os riscos do morango do amor, sobremesa que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. O doce não é recomendado para pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, próteses ou facetas dentárias, devido à possibilidade de danos aos dispositivos e à saúde bucal.

Casos de acidentes com morango do amor aumentam
Segundo o CFO, vídeos publicados nas redes mostram pessoas perdendo lentes de contato dentais ou dentaduras ao morder a casca de caramelo que envolve o doce. Também há relatos de pacientes que tiveram contenções ou próteses arrancadas.

Inspirado na maçã do amor, o morango do amor é feito com brigadeiro branco e caramelo endurecido, o que, de acordo com o conselho, pode causar fraturas dentárias, especialmente em quem possui restaurações nos dentes da frente.

Recomendações para consumo do morango do amor
Imagem ilustrativa | Foto: Cottonbro Studio/Pexels
A orientação do CFO é que, caso a pessoa decida consumir o doce, inicie pela parte mais fina do caramelo usando os dentes incisivos, ou corte a casca com uma faca. A mastigação deve ser feita com os dentes molares, que são mais resistentes.

O alto teor de açúcar do doce também preocupa os profissionais, por elevar o risco de cáries. O conselho recomenda a escovação e uso do fio dental imediatamente após o consumo para remover resíduos e o caramelo, que tende a aderir com facilidade à superfície dos dentes.

Pacientes com dispositivos devem evitar morango do amor

Hepatite: Doença compromete outros órgãos, como rins e cérebro

Especialista explica como se prevenir da doença que é sério problema de saúde no Brasil e no mundo
Julho é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, infecções silenciosas que podem levar a complicações graves se não forem diagnosticadas a tempo. Causadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E), essas doenças representam sério problema de saúde pública em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde(OMS), o Brasil registra anualmente cerca de 45 mil novos casos de hepatites virais, sendo a hepatite B a de mais prevalência, com aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros infectados, com 35 mil novos casos por ano. Já a hepatite C atinge cerca de 1 milhão de pessoas, com 20 mil novos diagnósticos anuais, e a hepatite A, embora menos grave, apresenta 10 mil novos casos por ano, concentrados principalmente em regiões com saneamento precário.

Os grupos de maior risco incluem profissionais de Saúde, usuários de drogas, população LGBTQIA+ e pessoas com múltiplos parceiros sexuais. A região Norte do País apresenta os maiores índices de infecção, seguida pelo Nordeste. A vacinação continua sendo a estratégia mais eficaz de prevenção, com cobertura vacinal para hepatites A e B próxima a 80% em crianças e adolescentes.

A Dra. Marilia Imthon, médica de família, explicou a importância da conscientização sobre o combate às hepatites para a saúde pública, uma vez que a doença é uma inflamação do fígado causada por diferentes fatores.

“O fígado é um órgão vital, responsável por uma verdadeira central de operações no nosso corpo. Ele filtra toxinas do sangue, armazena e distribui nutrientes e produz proteínas importantes – como as do sangue e as que ajudam a combater infecções –, além de ser essencial para a digestão de gorduras e o metabolismo de medicamentos e hormônios”, destaca a médica.

Ela explica também que, além das hepatites causadas por vírus, existem outras formas de inflamação do fígado: a hepatite alcoólica, provocada pelo consumo excessivo e regular de álcool, que prejudica as células do fígado e pode levar à cirrose e a Doença Hepática Gordurosa Metabólica (MASLD), antiga esteatose hepática, que é associada ao acúmulo de gordura no fígado e geralmente relacionada ao sobrepeso, obesidade, diabetes e colesterol alto. A MASLD é uma das causas mais comuns de doenças hepáticas atualmente.

CBF e Polícia Federal discutem acordo para combater manipulação de resultados no futebol; veja outras projeções

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, esteve em Brasília na última segunda-feira (28) para uma reunião com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O encontro teve como foco principal a construção de um acordo de cooperação entre a CBF e a PF, com o objetivo de reforçar a integridade esportiva e ampliar a segurança em grandes eventos no país — com atenção especial à Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil. Via BN

Segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o acordo deve contemplar o combate à manipulação de resultados no futebol, a segurança do Mundial Feminino e o fortalecimento da atuação conjunta em grandes competições esportivas.

"Queremos fortalecer o combate à manipulação, com todos os órgãos que participam desse monitoramento. Queremos dar uma lisura a mais no futebol e acabar de vez com essa questão, que prejudica bastante o esporte no Brasil e no mundo", afirmou Samir Xaud.

Ele também destacou o papel das casas de apostas nesse cenário e afirmou que sua gestão pretende atuar com mais rigor para coibir irregularidades.

Equipe de Pablo sofre acidente na BR-324; uma mulher morreu

Na tarde desta terça-feira (29), por volta das 16h50, uma mulher de 37anos morreu em um trágico acidente na BR-324, no sentido Feira de Santana, próximo ao pedágio de Amélia Rodrigues. A vítima, que ainda não teve a identidade divulgada, era integrante da equipe do cantor Pablo. Informações extraídas do site Acorda Cidade - Via caldeiraodopaulao

Nesta terça, o cantor Pablo participou de um evento em Feira de Santana, onde apresentou detalhes sobre o show “Bodega do Pablo”, agendado para o próximo dia 16 de agosto no Estádio Alberto Oliveira (Jóia da Princesa). Durante o Pocket Show, a vítima estava acompanhando a comitiva do cantor do arrocha.

Segundo informações apuradas pela reportagem do Acorda Cidade, o veículo em que a mulher estava tinha mais duas pessoas: o condutor e outro passageiro. Ambos ocupantes da frente do carro estavam usando cinto de segurança e sofreram apenas lesões leves. A mulher que estava no banco traseiro, sem cinto de segurança, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Luiz Carlos dos Santos Carneiro, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal responsável pelo trecho de Simões Filho, confirmou as primeiras informações.

“As informações iniciais é que um veículo, com três ocupantes que pertenciam à produção do cantor Pablo, sofreu um acidente. O condutor perdeu o controle, caiu numa vala e capotou. Os dois ocupantes do sexo masculino na parte da frente — o condutor e o passageiro — e uma ocupante do sexo feminino”, informou

Após o capotamento, o veículo ficou completamente destruído.

BA: Desconto de 8% no IPVA para placas de final 9 vai até esta quarta (30)

IPVA: Pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix
Fernando Frazão / Agência Brasil
O prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 9 vai até esta quarta-feira (30). O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 30 de julho. Para as placas de final 0, estes prazos vão até quinta (31). O calendário do IPVA 2025 está disponível no site https://www.sefaz.ba.gov.br, no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”.

O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco ou Banco Sicoob.

Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 9 é até 27 de novembro. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Outros prazos
Os donos de automóveis com placas 7 e 8 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota também até 30 e 31 de julho, respectivamente. Nessas mesmas datas, 30 e 31 de julho, ocorre o vencimento da terceira cota para placas 5 e 6, da quarta cota para placas 3 e 4, e da quinta cota para placas 1 e 2, respectivamente. No caso dos donos de automóveis com placas 1 e 2 que não parcelaram o tributo, 30 e 31 de julho também são os últimos dias para pagar a cota única do IPVA sem desconto.

Ipva
Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, também no site https://www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2500 ou 2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Roberta Miranda reage a gesto obsceno durante show na Paraíba

Foto: Reprodução / redes sociais
A cantora Roberta Miranda viveu um momento de tensão durante seu show no último sábado (26/07), em Solânea, no Brejo paraibano. O espetáculo fazia parte da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio, que valoriza as cidades serranas do estado, e teve um episódio inesperado na plateia. Com informações do Gente.ig.

Durante uma passagem mais intimista da apresentação, enquanto cantava acompanhada apenas do violão, Roberta percebeu que alguém no público fez um gesto obsceno, erguendo o dedo do meio em sua direção. Sem titubear, a artista respondeu com firmeza: “Vai tomar no c, vai se fder. Sem educação, a gente responde com falta de educação mesmo”, disparou, demonstrando sua irritação diante da falta de respeito.

Apesar do momento constrangedor, o público presente demonstrou apoio à cantora com aplausos, e a apresentação seguiu normalmente após o incidente. A reação de Roberta Miranda mostrou sua personalidade forte e deixou claro que não tolera atitudes desrespeitosas durante seus shows. 

Eduardo Bolsonaro diz trabalhar para que senadores brasileiros não consigam diálogo nos EUA

Deputado afirma que parlamentares não encontrarão diálogo e critica postura de condescendência com ações do governo Lula
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que está atuando para impedir que senadores brasileiros encontrem espaço de diálogo nos Estados Unidos em meio à tentativa de negociar a suspensão da sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras.

A declaração ocorre enquanto uma comitiva de parlamentares está em Washington para se reunir com congressistas democratas e republicanos, na tentativa de barrar a medida anunciada pelo governo do presidente Donald Trump. A nova tarifa está prevista para entrar em vigor em três dias.

“O Trump não está atacando a soberania do Brasil, ele está defendendo a soberania dele, os interesses dos americanos e dando ao Brasil o tratamento de ditadura, que é o que tem sido no país”, disse Eduardo Bolsonaro.

Questionado se há chance de diálogo com os senadores da missão brasileira, ele foi enfático: “Com certeza não, e eu trabalho para que eles não encontrem diálogo.”

Segundo o deputado, os parlamentares em missão nos EUA representam um tipo de atuação política que busca acordos de meio-termo, os quais ele rejeita. “Eu sei o que é certo. Não é dar 17 anos de cadeia para as velhinhas. Eu quero é a liberdade dessas pessoas. E o meio-termo é o quê? Oito anos? Cinco anos?”, declarou, em referência a prisões ocorridas após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Esses políticos nunca se expõem defendendo a liberdade diante dessas flagrantes injustiças. Ou será que só se movem quando atinge o bolso dos seus financiadores? Eu trabalho por princípios”, concluiu.

Senadores cobram atitude de Lula

PF e CGU investigam desvios de emendas parlamentares em eventos de e-sports

Agentes federais fazem buscas contra suspeitos em três estados e no DF; STF também determinou bloqueio de R$ 25 milhões em contas, imóveis e veículos
Polícia Federal | Arquivo/PF
SBT News
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta terça-feira (29) a operação Korban, mirando esquema de desvios de dinheiro de emendas parlamentares destinado à produção de eventos de esportes digitais, conhecidos como e-sports. A força-tarefa foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Agentes saíram às ruas para cumprir 16 mandados de busca e apreensão contra alvos nos estados de Acre, Goiás, Paraná e no Distrito Federal. O STF também determinou sequestro de bens como veículos e imóveis e bloqueio de contas bancárias de empresas sob investigação. Medidas de indisponibilidade patrimonial atingem R$ 25 milhões, segundo a Corte.

Irregularidades em R$ 15 milhões: o que investigação descobriu
Investigadores tentam esclarecer "possíveis irregularidades" na execução de cerca de R$ 15 milhões em recursos públicos federais. Esse montante foi repassado a uma associação do DF por meio de termos de fomento com o Ministério do Esporte e financiado com emendas. O objetivo era realização de jogos estudantis de e-sports entre 2023 e 2024.

Outras medidas judiciais impostas envolvem suspensão de novos envios de recursos federais à associação investigada. Entidade também está proibida de transferir valores a empresas subcontratadas no âmbito dos termos de fomento analisados na investigação.

Cinco pessoas morrem após batida entre carro e ônibus em Minas Gerais

Vítimas eram três adultos e duas crianças; veículo em que eles estavam colidiu com coletivo de romeiros na cidade de Janaúba
SBT News, com informações do Estado de Minas
Carro bateu de frente com ônibus de romeiros em MG | Divulgação/CBMMG
Cinco pessoas que estavam em um carro de passeio, incluindo uma criança de 3 anos, morreram após uma batida contra um ônibus de romeiros, na noite desta segunda-feira (28), na MGC-122, em Janaúba, no norte de Minas Gerais. Três ocupantes do coletivo ficaram feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu por volta das 18h50. O automóvel teria invadido a contramão e batido de frente com o ônibus, na altura do bairro Cidade Universitária, no km 162 da rodovia.

Os três adultos e as duas crianças que estavam no carro ficaram presos às ferragens e morreram no local. Até o momento, não há informações sobre as identidades das vítimas.

O coletivo, que transportava cerca de 40 romeiros, retornava de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para Belo Horizonte. O motorista foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um hospital da região, com suspeita de fratura em uma das mãos. Duas passageiras tiveram lesões leves nas pernas e dispensaram atendimento.

Governo Lula estuda fim da obrigatoriedade de autoescola, diz ministro

Candidato poderá aprender por outros meios e precisará passar nos exames para obter a CNH
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Por: Metro1 
O governo Lula (PT) avalia acabar com a obrigatoriedade da autoescola para obtenção da carteira de motorista. O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou que as aulas podem passar a ser facultativas e que a medida faz parte de um plano para reduzir o custo e as exigências para a emissão da CNH.

"O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova", disse o ministro. "A autoescola vai permanecer, mas ao invés de ser obrigatória, ela pode ser facultativa."

Em entrevista à Folha de Sp, o ministro explicou que, se a proposta for adiante, o candidato poderá aprender a dirigir de outras formas e precisará ser aprovado nos exames técnico e prático para obter a CNH, mas não terá que cumprir uma carga horária mínima nas autoescolas.

Conmebol define calendário das competições de clubes para 2026

Final da Libertadores será em 28 de novembro, enquanto decisão da Sul-Americana está marcada para o dia 21
Por Redação Galáticos Online / Imagem Reprodução
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira o calendário das competições continentais de clubes para a temporada de 2026. A Libertadores terá início na semana de 4 de fevereiro, com a primeira fase eliminatória, e a grande final será disputada em 28 de novembro, em local ainda indefinido. Já a final da Sul-Americana está marcada para 21 de novembro, também com sede a ser anunciada. As datas podem ser ajustadas posteriormente pela entidade.

A Recopa Sul-Americana de 2026 também teve suas datas definidas. O jogo de ida será no dia 18 de fevereiro, na casa do campeão da Sul-Americana de 2025, e a volta acontecerá em 25 de fevereiro, com mando do campeão da Libertadores. A definição prévia do calendário permite que as confederações nacionais, como a CBF, se organizem com mais precisão para o ano seguinte.

Com essas datas, a CBF começará a montar o calendário do futebol brasileiro em 2026. O ano contará com uma pausa no meio da temporada para a Copa do Mundo, que será realizada entre 11 de junho e 19 de julho. Além disso, o calendário internacional terá cinco janelas de Datas FIFA, com destaque para a janela entre o fim de setembro e o início de outubro, que será mais longa do que o habitual.

Governo negocia exclusão de alimentos e aeronaves da Embraer do tarifaço com os EUA

Diálogo entre as partes, no entamnto, seguem sem avanços concretos e com baixa perspectiva de sucesso, diz jornal
bahia.ba/economia
Foto: Redes sociais
Faltando três dias para que a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros entre em vigor, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocia a exclusão de itens estratégicos da lista, como alimentos e aeronaves da Embraer. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Segundo matéria do InfoMoney, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, tem dialogado com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, na tentativa de preservar esses setores do “tarifaço” sob o argumento de que, além de possuírem um forte peso na pauta exportadora, alguns desses produtos, como as aeronaves da Embraer, utilizam peças importadas dos Estados Unidos.

O Brasil é o maior exportador global de suco de laranja com 42% de sua produção sendo destinada ao mercado americano. No caso do café, os EUA compraram 2,87 milhões de sacas brasileiras entre janeiro e maio deste ano, valor equivalente a 17,1% das exportações do setor, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Negociações travadas
Com o prazo final estipulado por Trump para implementação da sobretaxa marcado para esta sexta-feira (1º), os diálogos entre Washington e Brasília seguem sem avanços concretos, apesar do contato frequente entre as partes.

ITABUNA-BA: Prefeitura a realiza audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Orçamento, vai realizar na sexta-feira, 1º de agosto, a partir das 9 horas, no Plenário Raymundo Lima da Câmara Municipal de Vereadores, Audiência Pública do Plano Plurianual – PPA 2026-2029 e Lei Orçamentária Anual – LOA – 2026, aberta aos diversos segmentos da sociedade.

A convocação foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de sexta-feira passada, dia 25. A Audiência Pública tem como base legal o disposto no Artigo 48 e o seu Parágrafo Único, da Lei nº 101 de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que estabelece instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

Inundações em Pequim deixam mais de 30 mortos, diz emissora estatal

Chuvas intensas afetam capital chinesa e regiões vizinhas; Xi Jinping ordena operações de resgate e suspensão de atividades
Foto: Reprodução/Agência Xinhua
Mais de 30 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e inundações que atingem Pequim e regiões próximas desde o fim de semana, segundo informações da emissora estatal chinesa CCTV. As autoridades locais também relataram a evacuação de mais de 80 mil moradores da capital.

As tempestades se intensificaram na segunda-feira (28), com o distrito de Changping, no norte da cidade, registrando até 543,4 milímetros de precipitação — volume equivalente ao esperado para um semestre inteiro em algumas regiões da China.

De acordo com o jornal The Guarian, ao menos 28 pessoas morreram no distrito de Miyun, uma das áreas mais afetadas, e outras duas em Yanqing. O número de desaparecidos ainda não foi confirmado.

Diante da situação, o presidente Xi Jinping determinou esforços imediatos de busca e resgate, além de medidas para reduzir ao máximo as perdas humanas e materiais. Escolas foram fechadas, obras suspensas e a população orientada a permanecer em casa. Atividades turísticas e ao ar livre também foram interrompidas até que o cenário seja considerado seguro.

As chuvas causaram danos significativos à infraestrutura da capital. Ao menos 136 vilarejos ficaram sem energia elétrica até a meia-noite de segunda-feira, e diversas rodovias foram interditadas devido a alagamentos e deslizamentos de terra.

A previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar intensas nesta terça-feira (29), com até 30 centímetros de precipitação em algumas áreas da capital.

Moraes aciona PGR e pede manifestação sobre novo pedido de liberdade de Braga Netto

Ministro deu prazo de cinco dias; essa é a quinta vez que defesa do general solicita substituição de prisão por medidas cautelares
Jessica Cardoso, Soane Guerreiro - SBT
Alexandre de Moraes | Rosinei Coutinho/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitou nesta segunda-feira (28) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido de revogação da prisão preventiva apresentado pela defesa do general Walter Braga Netto. O prazo dado à PGR é de cinco dias.

Na última sexta-feira (25), a defesa do general solicitou pela quinta vez a substituição da prisão por medidas cautelares alternativas.

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024 por decisão de Moraes. Ele é acusado de obstruir as investigações e tentar acessar informações sobre os depoimentos prestados pelo tenente-coronel Mauro Cid no âmbito da delação premiada sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.

Os advogados argumentam não haver mais razão para manter a detenção, uma vez que foram concluídos os interrogatórios dos réus do núcleo 1 da trama golpista e as investigações. Eles também afirmam que as decisões anteriores de Moraes para manter a prisão são genéricas e não apresentam motivos específicos.

ITABUNA-BA: Prefeito e reitora Luzia Mota lançam pedra fundamental do novo campus IFBA no município

“Quando a gente fala de Itabuna, faz referência a um pólo de comércio e de prestação de serviços na área educacional e de saúde para toda uma região. Fizemos uma caminhada buscando gerar ações e resultados para que se possa melhorar a vida de uma cidade que tem grande importância para a Bahia e o Brasil. Aqui vamos ter o maior equipamento técnico e profissionalizante para 1.200 alunos, com investimento de R$ 20 milhões do Governo Federal e esperamos que cresça muito mais”.

A declaração do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi feita na solenidade de lançamento simbólico da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) juntamente com a reitora Luzia Mota, deputados federais, secretários municipais e convidados. O terreno tem área de 50,173 metros quadrados da antiga Fazenda Bananeiras, no cruzamento da BR 415 com a BR-101, trevo rodoviário do Bairro Nova Itabuna.

Inicialmente, a unidade terá área construída de 6.217,50 metros quadrados, contando com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, 10 salas de aula, 7 laboratórios, quadra poliesportiva – vôlei, basquete, handball e futebol de salão -, e refeitório que inclui cozinha industrial completa. Atualmente, a transferência de domínio do imóvel está em trâmite cartorial e a família Soares, antiga donatária do imóvel, representada pelos herdeiros Cláudio e Marcos Soares, recebeu agradecimento do prefeito Augusto Castro.

A reitora do IFBA, Luzia Mota, parabenizou Itabuna pelos 115 anos de emancipação política e falou do orgulho do lançamento simbólico da pedra fundamental, cujo investimento não pode mais retroceder. “Esse investimentos não são apenas para Itabuna, mas para os municípios regionais que também sonham com uma educação pública de qualidade, referenciada socialmente. O IFBA chega para somar e contribuir com o desenvolvimento regional”, afirmou.

Mais de 60 mil palestinos já morreram em Gaza desde o início da guerra, dizem autoridades

Enquanto isso, entidades humanitárias alertam para um cenário ainda pior de mortes com a crise de fome na região
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Autoridades de saúde na Faixa de Gaza anunciaram nesta terça-feira (29) que a campanha militar de Israel na região já matou mais de 60 mil palestinos nos 1 ano e 9 meses desde que o conflito se iniciou. A informação coincide com um alerta emitido pela Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC) sobre o cenário de fome no território.

Segundo matéria da CNN Brasil, a IPC pontua a necessidade de uma ação imediata para acabar com os combates em Gaza permitindo o acesso desimpedido de ajuda humanitária. A entidade pontua que, a falta de uma ação imediata pode resultar em uma morte generalizada de palestinos.

“Evidências crescentes mostram que a fome generalizada, a desnutrição e as doenças estão causando um aumento nas mortes relacionadas à fome”, disse o IPC.

O sistema acrescentou que realizaria rapidamente a análise formal que permitiria classificar Gaza como “em situação de fome”, o que pode aumentar a pressão sobre Israel para que a entrada de mais alimentos seja facilitada. O governo de Benjamin Netanyahu vem se recusando desde março a permitir a entrada de mais do que um pequeno número de caminhões em Gaza – o que tem sido o principal obstáculo para que mais suplementos sejam fornecidos aos 2,1 milhões de habitantes da região.