> TABOCAS NOTICIAS

.

.

sábado, 19 de julho de 2025

Polícia Federal conclui perícia de pen drive apreendido na casa de Bolsonaro

Conteúdo, no entanto, permanece sob sigilo
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
A Polícia Federal concluiu a análise do pen drive encontrado no banheiro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante a operação realizada nesta sexta-feira (18). O dispositivo foi encaminhado para o Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, onde passou por perícia técnica. O conteúdo permanece sob sigilo, mas fontes ouvidas pela CNN Brasil confirmaram que os dados foram extraídos com sucesso.

O laudo pericial será enviado ao delegado responsável pelo caso na próxima segunda-feira (21). A apreensão do pen drive ocorreu junto a outros materiais, incluindo o celular pessoal de Bolsonaro, R$ 8 mil e US$ 14 mil em espécie.

Ao ser questionado pela imprensa sobre o dispositivo, o ex-presidente negou conhecimento sobre o item. “Nunca mexi com pen drive na minha vida toda”, declarou. A investigação segue em andamento sob coordenação da PF.

IPIAÚ-BA: Golpistas usam foto e nome de advogada para enganar clientes com processos na Justiça

Golpistas estão usando a foto da advogada Daniela Silvany
A advogada Daniela Silvany, que atua em Salvador, Ipiaú e em outras localidades do interior da Bahia, através do escritório Silvany e Carvalho Advocacia, denunciou mais uma grave ocorrência do crime de estelionato conhecido como “golpe do falso advogado”. Pela terceira vez, a profissional tem sua identidade utilizada por criminosos para enganar clientes da Justiça. Por Giro Ipiaú

De acordo com Daniela, estelionatários estão usando suas fotos das redes sociais, como Instagram e Facebook, junto com seu nome, mas vinculando um número de telefone diferente para entrar em contato com clientes que possuem processos em diversos tribunais. Os criminosos têm acesso a dados reais das ações, como número do processo, nomes das partes envolvidas, valor da causa e informações do réu. Além disso, apresentam documentos falsificados, como supostos alvarás e certidões.

“É muito difícil para o cliente, principalmente o mais vulnerável, desconfiar que não sou eu. As informações parecem legítimas, e com isso, até os mais esclarecidos acabam acreditando que estão falando com sua advogada de verdade”, explicou doutora Daniela.

O golpe consiste em convencer as vítimas a fazerem depósitos sob o pretexto do pagamento de um suposto imposto, que seria necessário para liberar valores de processos. Na última terça-feira (15), um cliente de baixa renda, morador de Ipiaú, foi enganado e perdeu R$ 1.500. Ao menos outros três também foram acionados pelos golpistas, mas graças a um vídeo compartilhado pela advogada nas redes sociais, o golpe está sendo evitado.

Vereador confessa assassinato de homem após ‘fofoca’ sobre caso amoroso entre os dois na Bahia

Vereador confessou crime em carta — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um homem de 36 anos foi morto a tiros na noite de quinta-feira (17), na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime é o vereador conhecido como Bero Jardim Aeroporto (PRD), que tirou a própria vida, em cima do túmulo do pai, horas após ter cometido o assassinato. Via G1

Segundo informações da delegacia de Paulo Afonso, o crime aconteceu por volta das 19h, no bairro Jardim Aeroporto. As investigações apontam que o vereador Albério Carlos Caetano da Silva, de 53 anos, matou Marcos Antônio dos Santos com quatro tiros após ser chantageado.

De acordo com a polícia, Marcos Antônio teria contado para algumas pessoas da cidade que os dois tinham um relacionamento amoroso.

O corpo do vereador foi encontrado na chácara onde o pai dele foi enterrado. Com ele, a polícia encontrou uma carta, onde ele confessava que cometeu o crime por causa das “histórias inventadas pela vítima, que estava ferindo a sua integridade”.

Albério Carlos nasceu em Sertânia, no estado de Pernambuco, e se mudou para Paulo Afonso em 1973. Ele foi eleito vereador da cidade em 2024, com 1.555 votos.

O sepultamento do edil acontecerá em Sertânia no sábado (19). Não há informações sobre o enterro de Marcos Antônio.

Com a morte do vereador, o suplente Celso Brito (PRD) assume o cargo dele. A confirmação da substituição ainda será formalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em notas, a Prefeitura de Paulo Afonso e a Câmara de Vereadores do município lamentaram apenas a morte do vereador. 

Veja as íntegras abaixo:
Prefeitura de Paulo Afonso
“Com profundo pesar, nos despedimos do vereador Albério Carlos Caetano da Silva, o querido Bero do Jardim Aeroporto. Um homem que dedicou sua vida ao povo, especialmente à sua comunidade, onde construiu uma trajetória marcada pela luta, simplicidade e compromisso com os que mais precisavam.

Bero foi mais do que um representante político, foi a voz firme e presente do Jardim Aeroporto na Câmara Municipal, sempre atento às necessidades do bairro e incansável na busca por melhorias.

Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas também um legado de trabalho, respeito e amor à sua terra. A Prefeitura de Paulo Afonso se solidariza com familiares, amigos e toda a população neste momento de dor.

A cidade agradece, Bero, por tudo que fez pelo nosso município. Sua história jamais será esquecida”.

Câmara de Vereadores de Paulo Afonso
“A Câmara Municipal de Paulo Afonso comunica a toda população pauloafonsina o falecimento do Vereador Bero do Jardim Aeroporto.

Profissional competente, que contribuiu demasiadamente para o desenvolvimento da nossa cidade, deixa para todos nós, um legado de trabalho humanizado e cativante. Em nome de todos os vereadores e funcionários desta casa legislativa, manifestamos profundo pesar neste momento de dor e expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos.

Que Deus conceda força e conforto para superar essa grande perda. Fica decretado LUTO OFICIAL, no âmbito do Poder Legislativo, pelo período de cinco dias, em respeito ao falecimento do Vereador Bero do Jardim Aeroporto. Descanse em paz, Bero”.

Por que jogadores de futebol fazem furos nos meiões? Entenda a prática

Entre alguns motivos, jogadores de futebol fazem furos nos meiões para evitar cãibras e lesões
Foto: Ilustração | Flashscore
Neste sábado, 19 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Futebol. Pensando em mencionar uma entre tantas curiosidades encontradas neste esporte, que é paixão dos brasileiros, o Aratu On resolveu buscar explicação para uma delas.

Durante transmissões de partidas de futebol, é comum que telespectadores mais atentos notem um detalhe: muitos jogadores entram em campo com os meiões cortados ou com furos na região da panturrilha.

A cena, longe de ser um acaso ou desleixo, tem se tornado cada vez mais frequente, e foi vista novamente em jogos recentes da Copa Mundial de Clubes da FIFA.

Alguns jogadores de futebol fazem furos nos meiões. 

Mas afinal, por que tantos atletas optam por essa prática? A resposta envolve conforto físico, prevenção de lesões e até questões relacionadas à compressão do material esportivo.

Furos nos meiões: alívio para a panturrilha
Para entender a prática desses jogadores, nossa reportagem conversou com Josias Ribeiro, especialista em medicina esportiva com passagem pelo Esporte Clube Bahia entre os anos de 1981 e 1982.

O médico concorda que os meiões utilizados pelos jogadores profissionais são geralmente confeccionados com materiais elásticos e de alta compressão, que ajudam na circulação sanguínea e no suporte muscular.

No entanto, destacou que para muitos atletas, essa compressão pode acabar sendo excessiva, especialmente na região da panturrilha, onde o músculo pode se expandir com mais intensidade durante o esforço físico.

De acordo com Josias Ribeiro, ao rasgar ou fazer alguns furos no meião, os jogadores buscam aliviar a pressão exercida sobre o músculo.

"Quando a compressão é muito forte, há risco de dor, cãibras e até restrição de movimento. O rasgo permite que o músculo trabalhe com mais liberdade", explicou o médico.

Outro motivo apontado pelo especialista é a prevenção de lesões. Quando o meião aperta demais, pode prejudicar o retorno venoso e limitar a oxigenação adequada da musculatura, aumentando as chances de microlesões e, até mesmo, problemas cardiovasculares, a longo prazo.

Em torneios de alto rendimento como o Mundial de Clubes, onde a intensidade das partidas é elevada e a recuperação entre jogos é curta, detalhes como esse fazem diferença.

Segundo Josias Ribeiro, hoje, já existem fabricantes de uniformes que estão produzindo meiões separados em duas partes: uma menor, protegendo pé e tornozelo e outra alcançando a perna, diminuindo a tensão do material sobre a parte mais musculosa.

Dr. Josias Ribeiro é especialista em medicina esportiva. Foto: Acervo Pessoal
Seja por questão de saúde, conforto ou estilo, os furos nos meiões estão longe de ser apenas um capricho estético. A tendência parece ter se consolidado como parte do ritual pré-jogo de muitos atletas.

Em campo, pequenos detalhes como esse podem fazer toda a diferença no desempenho – e o que parece desleixo, na verdade, é parte de uma estratégia pessoal para estar no auge físico durante os 90 minutos.

Papa Leão XIV pede a Netanyahu cessar-fogo e fim da guerra


Reprodução/Vatican Media
O Papa Leão XIV recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), um telefonema do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após o ataque israelense contra a Igreja da Sagrada Família, em Gaza, ocorrido na véspera.  Antonio Dilson Neto - Alô Alô Bahia

O bombardeio resultou na morte de três pessoas e deixou vários feridos, incluindo casos graves.

Segundo nota oficial divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro telefônico ocorreu em Castel Gandolfo, residência de verão do pontífice. Na conversa, o Santo Padre voltou a defender um cessar-fogo e pediu um novo impulso às negociações de paz, diante do agravamento da crise humanitária na região.

“O Santo Padre renovou seu apelo por um cessar-fogo e pelo fim da guerra, expressando profunda preocupação com a dramática situação da população de Gaza”, informou o comunicado.

O Papa destacou que os mais afetados pelos confrontos são crianças, idosos e doentes, e voltou a cobrar a proteção dos locais de culto e o respeito à integridade dos fiéis cristãos e civis palestinos e israelenses

Caso Marielle: Moraes mantém prisão de Brazão e Barbosa

Crime aconteceu em março de 2018
Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter as prisões preventivas de Domingos Brazão e de Rivaldo Barbosa, réus pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, crime ocorrido em março de 2018.

Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), é irmão do deputado cassado Chiquinho Brazão, junto do qual é réu sob a acusação de serem mandantes do crime.

Antigo chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e também réu, Rivaldo Barbosa foi denunciado por ter prestado apoio para o sucesso do crime, incluindo ter orientado e dado informações fundamentais para os executores confessos do assassinato, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, que também estão presos.

O crime teria sido motivado pelas disputas fundiárias na Zona Oeste da capital fluminense. Ao atuar contra um projeto para regularizar terras griladas na região, Marielle teria ido contra os interesses financeiros, comerciais e políticos dos irmãos Brazão, conforme a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Domingos e Rivaldo estão presos desde 23 de março do ano passado. A medida foi tomada “ante a periculosidade social e a gravidade das condutas atribuídas aos réus”, escreveu Moraes.

Ao manter as prisões dos dois, o ministro afirmou que a medida é essencial para garantir a aplicação da lei penal, “notadamente em razão do poderio econômico de que dispõem e dos contatos com redes ilícitas existentes no Município do Rio de Janeiro/RJ”.

Moraes seguiu parecer da PGR, segundo o qual a prisão preventiva dos réus “é indispensável para a garantia da ordem pública e para a garantia de aplicação da lei penal”.

“Seis anos após os homicídios, os três investigados permanecem impunes, pois praticaram positivamente atos de obstrução às investigações. Caso permaneçam em liberdade, continuarão a obstruir os trabalhos de Polícia Judiciária, valendo-se do poderio econômico de que dispõem e dos contatos com as redes ilícitas existentes no Município do Rio de Janeiro”, diz o parecer da PGR.

Autódromo de Interlagos: Polícia identifica suspeito de ter matado empresário encontrado em buraco

Homem teria trabalhado como segurança no dia do evento em que Adalberto Júnior desapareceu
Agência SBT, Alô, Você
A polícia identificou um possível suspeito de ter matado o empresário Adalberto Amarilio Júnior, encontrado morto em um buraco no autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, no dia 3 de junho.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem é um dos seguranças que trabalhavam no evento de motociclistas do qual a vítima participou, em 30 de maio, antes de desaparecer. Ele seria lutador de jiu-jitsu, com antecedentes criminais por furto e ameaça. O homem foi levado para a delegacia para prestar depoimento.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nesta sexta (18). Na operação, celulares e "outros itens" foram apreendidos.

Adalberto foi encontrado morto em um estreito buraco de uma obra no autódromo. O empresário estava sem calça e sem os sapatos. Segundo a polícia, ele morreu asfixiado.

Veja nota da Secretaria da Segurança:
"O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu, nesta sexta-feira (18), mandados de busca e apreensão como parte do inquérito que investiga a morte de um empresário, cujo corpo foi encontrado em 3 de junho. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros itens que possam contribuir para o esclarecimento do crime. Dentre os alvos dos mandados está um segurança da empresa que presta serviço de vigilância no local, cujo envolvimento no caso é apurado."

Estudantes se articulam contra o modelo cívico-militar em Minas Gerais

Etapa de consulta em 728 escolas terminaria hoje, mas foi adiada
Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estudantes da Escola Estadual Presidente Dutra, no bairro Horto Florestal, em Belo Horizonte, se mobilizaram contra a adesão da instituição de ensino ao sistema cívico-militar. Em um vídeo que circula pelas redes sociais, um grupo de estudantes, com idades variadas, questiona a formação oferecida pelo modelo, enfatizando o modo como as figuras de autoridades poderiam facilmente ultrapassar limites ao exercer seu poder sobre eles.

Na peça audiovisual, alunos da Presidente Dutra, enfileirados em uma quadra poliesportiva, entoam a canção popular “Marcha soldado, cabeça de papel. Quem não marchar direito vai preso pro quartel" e mostram cartazes em que indagam se, afinal, na visão do governo estadual, são estudantes ou criminosos, para que se justifique a implantação da linha cívico-militar.

"Quem educa são professores ou generais?", questionam os estudantes em um cartaz. Em outros, escritos com letras garrafais, reafirmam que "Não se faz pedagogia com medo" e que são a favor da "autonomia de ensino" e de uma "educação libertadora". Mais na agenciabrasil

Equipe do SBT busca abrigo após alerta de míssil em Israel

Momento de tensão foi registrado pelo cinegrafista Ivan Flavio durante alerta de ataque vindo do Iêmen
SBT News
A equipe do SBT vivenciou momentos de tensão nesta quinta-feira (18) em Tel Aviv, Israel. O repórter cinematográfico Ivan Flavio registrou o instante em que alertas de mísseis foram enviados para os celulares, acionando imediatamente os protocolos de segurança. Todos foram orientados a buscar abrigo.

Segundo informações apuradas pela equipe, o alerta foi provocado por um míssil disparado a partir do Iêmen. O projétil, no entanto, foi interceptado pelo sistema de defesa israelense antes de atingir o território.

Em Israel, a população é treinada para reagir rapidamente a situações como essa. O país conta com um sistema eficiente de alerta por celular e estruturas de abrigo espalhadas pelas cidades, parte de um protocolo de defesa que visa proteger a população em cenários de conflito.

Equipe de Dona Ruth se manifesta sobre auditoria nas contas de Léo

Dona Ruth viaja com o neto Léo em meio à disputa judicial
Foto: Reprodução
A assessoria de Dona Ruth Moreira, mãe da cantora Marília Mendonça, emitiu um comunicado oficial em resposta à repercussão de informações veiculadas recentemente sobre a gestão financeira do neto Léo, de 5 anos, filho de Marília com Murilo Huff. Segundo a nota encaminhada à coluna, foi a própria defesa da família quem solicitou à Justiça uma auditoria financeira para garantir total transparência na administração dos recursos destinados ao menino. Fonte: Metrópoles

A equipe também informou que tomará medidas judiciais contra a divulgação de informações consideradas “falsas e unilaterais” que circulam sem o consentimento da família. A nota afirma: "A equipe jurídica de Ruth Moreira, mãe da cantora Marília Mendonça, encaminhou notificação extrajudicial ao jornalista Ricardo Feltrin após a publicação de informações falsas e unilaterais."

Murilo Huff, pai de Léo, teria autorizado seu advogado a solicitar uma devassa nas contas do filho, após entrar com um pedido de guarda unilateral da criança, que tem 5 anos. O objetivo do pedido é mapear todos os valores recebidos pelo menino desde o falecimento da mãe até o momento atual, assegurando maior transparência sobre o patrimônio de Léo.

Apesar da guarda unilateral, a Justiça assegurou que Dona Ruth mantenha o direito de convívio com Léo, que poderá ocorrer em finais de semana alternados, feriados e metade das férias escolares, sem necessidade de supervisão.

Em resposta ao EUA, Febraban diz que Pix favorece competição

Entidade destacou ainda que modelo de atuação da ferramenta é aberto
Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou em nota divulgada nesta sexta-feira (18) que o Pix favorece a competição e o bom funcionamento do sistema de pagamentos. A entidade ressaltou ainda que o modelo de atuação da ferramenta é aberto e não discriminatório, com participação de bancos, fintechs e instituições nacionais e estrangeiras.


“O Pix é uma infraestrutura pública de pagamento, e não um produto comercial, que favorece a competição e o bom funcionamento do sistema de pagamentos e consequentemente da atividade econômica, sendo um modelo aberto”, disse a entidade, em nota.

“Portanto, não há qualquer restrição à entrada de novos participantes, sejam eles de qualquer porte e/ou procedência, desde que operem no mercado nacional, já que é um sistema de pagamentos local e em reais, a moeda brasileira”, acrescentou a Febraban.

O Pix é um dos alvos dos Estados Unidos, que iniciaram na última terça-feira (15), uma investigação contra práticas comerciais do Brasil supostamente “desleais”. As críticas estadunidenses ao sistema de pagamento brasileiro podem ser explicadas pela concorrência com Whatsapp Pay e bandeiras de cartão de crédito norte-americanas, e por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.

Flávio Bolsonaro pede fim de tarifa de Trump e apaga post nas redes sociais

Senador defendeu sanções contra autoridades brasileiras, mas excluiu a publicação poucos minutos depois
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Por: Metro1 
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), uma mensagem sugerindo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspenda a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e aplique sanções individuais contra autoridades brasileiras. A postagem, que chegou a registrar mais de 70 mil visualizações, foi apagada pouco depois.

A publicação completa dizia que: "O justo seria @realDonaldTrump suspender a taxa de 50% sobre importações brasileiras e meter sanção individual em quem persegue cidadãos e empresas americanas, viola liberdades, usa o cargo público para violar direitos humanos e implodir a democracia de um país para satisfazer seu próprio ego".

O senador também afirmou que pai é perseguido e que a "sentença final" dos processos contra Bolsonaro está pronta. "E todos nós sabemos que você não merecia estar passando por isso. Deus vai te honrar, pai", disse.

Roma aumenta proposta por Wesley e Flamengo aceita valores

Roma aumenta proposta por Wesley e Flamengo aceita valores
Por Redação Galáticos Online
A Roma aumentou para a oferta pelo lateral-direito Wesley, do Flamengo, e o clube Rubro-Negro encaminhou a venda do jogador nesta sexta-feira (18). O clube italiano subiu os valores para 25 milhões de euros (R$ 161,4 milhões) e mais 5 milhões de euros (R$ 32,2 milhões) em metas previstas no contrato. As informações são do jornalista italiano Gianluca Di Marzio.

A nova proposta acontece após ter a primeira ser recusada durante a semana. Os valores da primeira negociação giravam em torno de de 20 milhões de euros (R$ 129 milhões) e mais 2 milhões de euros (R$ 12,9 milhões) em bônus.

Cria do Ninho do Urubu, Wesley soma 138 jogos, três gols, sete assistências e seis títulos no time profissional do Flamengo: o lateral conquistou o Carioca de 2024 e 2025, a Copa do Brasil de 2022 e 2024, a Libertadores de 2022 e a Supercopa do Brasil de 2025. Ele também vem de boas atuações na Copa do Mundo de Clubes que foi disputada nos Estados Unidos.

Quase 600 mil aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Reembolso a aposentados e pensionistas começa na próxima quinta-feira
Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
© INSS/Divulgação
Quase 600 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para serem reembolsados pelos descontos ilegais executados entre março de 2020 e março de 2025. Segundo o balanço mais recente do órgão, pouco mais de 582 mil segurados assinaram a adesão, o equivalente a 30,4% do total de 1,9 milhão de pessoas que informaram ter sido descontadas indevidamente por associações e entidades de aposentados.

O INSS forneceu a tabela completa de adesões por unidade da Federação. Os destaques foram São Paulo (114.599 adesões), Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Em relação ao percentual de adesão, lideram Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, com índices superiores a 31%.

O prazo de adesão vai até 14 de novembro. Quem aderir ao acordo até segunda-feira (21) receberá os valores na mesma semana. A adesão não exige envio de documentos. O aposentado e pensionista confirmará o acordo que permite o ressarcimento sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.

Pagamentos
Os pagamentos começam na próxima quinta-feira (24). O dinheiro será reembolsado em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

O pagamento ocorrerá por ordem de adesão ─ quem aderiu primeiro, vai receber primeiro. O crédito extraordinário de R$ 3,3 bilhões, fora das metas fiscais do governo, foi liberado ontem (17) por meio de medida provisória.

Quem pode aderir?
Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos de 1,9 milhão de pessoas já superaram o prazo para receber resposta das associações e entidades que representam aposentados, por isso, podem aderir ao acordo.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. 

A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento

Ainda dá tempo de fazer a contestação?
Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até 14 de novembro. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade. 

Os pedidos podem ser feitos pelo:

sexta-feira, 18 de julho de 2025

CNJ apura suposta fraude cartorial ligada à grilagem de terras no interior da Bahia

Medida foi tomada após um espólio entrar com ação judicial afirmando ser o verdadeiro proprietário de uma área localizada em Iuiú
Foto: Reprodução/site do STF
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento para investigar denúncias de grilagem e possíveis irregularidades em registros de imóveis envolvendo a Fazenda Casa Velha, localizada no município de Iuiú, no interior da Bahia. A medida foi tomada após um espólio entrar com ação judicial afirmando ser o verdadeiro proprietário da área, com base em registros anteriores feitos no Cartório de Registro de Imóveis de Guanambi.

De acordo com os denunciantes, a Fazenda Casa Velha estaria ocupando parte de cinco propriedades rurais pertencentes à chamada Fazenda Terra Dourada, registrada no Cartório de Malhada. A disputa judicial gira em torno da sobreposição de matrículas e indícios de fraude documental nos registros das terras.

O caso levou o CNJ a notificar a Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determinou a apuração imediata no cartório de Guanambi — o único sob sua jurisdição direta. O registrador da unidade terá dez dias para apresentar esclarecimentos.

Já os demais cartórios citados na denúncia, localizados em Itapetinga, Malhada, Palmas de Monte Alto, Carinhanha e Iuiú, serão alvo de investigações conduzidas pela Corregedoria das Comarcas do Interior, que foi acionada para instaurar procedimentos específicos.

Oito pessoas são condenadas por fraude de R$ 117 milhões contra o INSS

Penas aplicadas variam entre 10 e 18 anos de prisão
Foto: INSS / Divulgação
A Justiça Federal em Pernambuco condenou oito integrantes de uma organização criminosa responsável por fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que geraram um prejuízo estimado em R$ 117 milhões aos cofres públicos.

O grupo atuava principalmente nos municípios de Águas Belas, Garanhuns e na Ilha de Itamaracá, com uso de documentos falsos e contratação de “idosos de aluguel” para simular pedidos de aposentadoria e outros benefícios previdenciários.

As investigações apontaram que a quadrilha, composta por três núcleos familiares, operou entre os anos de 2016 e 2023, período em que foram concedidos ao menos 727 benefícios fraudulentos. A sentença foi proferida pelo juiz federal Felipe Mota Pimentel de Oliveira.

Entre os crimes atribuídos aos réus estão estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos, corrupção de menores e participação em organização criminosa. As penas aplicadas variam entre 10 e 18 anos de prisão, a depender do grau de envolvimento de cada condenado.

PIMENTEIRA (Ilhéus-BA): 19 de julho tem Pimenteira Fest 2025 - Festa da Padroeira

Defesa de Bolsonaro fala em 'surpresa e indignação' e chama restrições de 'severas'

Por Bruno Boghossian | Follhapress
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro soltou nota nesta sexta-feira (18) na qual faz críticas à operação da Polícia Federal e às restrições impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial."

O ex-presidente é alvo de buscas realizadas pela PF nesta sexta-feira. Além de enfrentar um processo por acusação de liderar uma trama golpista, ele também é foco de outras investigações conduzidas pelo órgão.

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele está a caminho da sede da Polícia Federal em Brasília para a instalação do equipamento.

Com a tornozeleira, o ex-presidente passará a ser monitorando pelas autoridades às vésperas do julgamento da trama golpista, que poderá levá-lo à prisão.

A decisão contra Bolsonaro também se dá no momento em que o bolsonarismo estreita os laços com o governo americano de Donald Trump. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, está nos EUA.

Segundo a defesa do ex-presidente, as buscas foram realizadas em sua casa em Brasília e também na sede do PL, seu partido.

Dudu é suspenso por seis jogos e multado em R$ 90 mil por ofensas a Leila Pereira

O atacante Dudu foi condenado a seis jogos de suspensão e multa de R$ 90 mil pelo STJD por ofensas a Leila Pereira em redes sociais
Por Redação Galáticos Online
O atacante Dudu, atualmente no Atlético-MG, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a seis jogos de suspensão e ao pagamento de uma multa no valor de R$ 90 mil. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, em julgamento unânime dos auditores da Corte.

A punição ocorre em razão de ofensas proferidas pelo jogador contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras, por meio de publicações em uma rede social, em janeiro deste ano. Dudu foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios, desdenhosos ou ultrajantes relacionados a preconceito de origem étnica, raça, sexo, cor, idade ou condição de pessoa idosa ou com deficiência.

A suspensão tem cumprimento imediato, o que impede o atacante de atuar pelo Galo já neste domingo (20), justamente contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 17h30, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Durante o julgamento, Leila Pereira esteve presente no tribunal. Já Dudu enviou um vídeo justificando sua ausência, alegando compromissos profissionais. O jogador e sua equipe jurídica estão avaliando os próximos passos e estudam a possibilidade de recorrer da decisão.

Procurado pela reportagem, o atacante ainda não se manifestou oficialmente. O espaço segue aberto para eventuais declarações, e a matéria será atualizada conforme novas informações forem disponibilizadas.

Pancadinha reforça aliança com Jerônimo em Itabuna: ‘Pode contar comigo’

A declaração surge após o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ter questionado o afastamento de Pancadinha
Foto: AscomALBA / AgênciaALB
O deputado Pancadinha (Solidariedade), de Itabuna, reforçou nesta sexta-feira (18) seu alinhamento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante uma audiência para assinatura da ordem de serviço da construção de 250 unidades habitacionais no município de Juazeiro.

Na ocasião, Pancadinha reafirmou seu apoio ao governador, destacando o compromisso de Jerônimo com todas as regiões da Bahia, “levando investimentos, trabalho e dignidade para o povo”. “Pode contar comigo, governador. Estou ao seu lado porque reconheço seu trabalho e sua luta no dia a dia”, afirmou o parlamentar.

A declaração de Pancadinha surge logo após o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ter ido à imprensa se queixar do afastamento do deputado. A movimentação do parlamentar estadual se une a uma série de migrações de prefeitos, deputados e vereadores para o campo governista.

Imóvel doado em programa social, mesmo em nome de um só cônjuge, é bem comum

Minha casa, sua casa
Imóvel doado em programa habitacional, mesmo em nome de um só cônjuge, é bem comum
Casal recebeu imóvel doado por programa social e mulher pediu partilha no divórcio
Ricardo Stuckert/PR
O imóvel doado pelo poder público no contexto de programa habitacional, ainda que registrado em nome de apenas um dos cônjuges, deve ser considerado patrimônio comum quando destinado à moradia da família, mesmo que o regime de bens seja a comunhão parcial, de acordo com o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Para o colegiado, nessas hipóteses, o bem deve ser partilhado em caso de dissolução da união. Via Conjur ///  Com informações da assessoria de imprensa do STJ

As partes do processo em julgamento se casaram em comunhão parcial e, durante a convivência, receberam do governo de Tocantins um imóvel destinado à moradia da família, por meio de doação vinculada a um programa de regularização de assentamentos estaduais. Dezessete anos após a separação de fato, a mulher ajuizou ação de divórcio, pedindo a dissolução do casamento e a partilha igualitária do imóvel.

O juízo de primeira instância decretou o divórcio e autorizou a mudança do nome da mulher, mas negou a partilha do bem por entender que a doação gratuita, feita apenas a um dos cônjuges, torna o bem incomunicável, nos termos do artigo 1.659, inciso I, do Código Civil.

O Tribunal de Justiça de Tocantins manteve a sentença, considerando que o imóvel foi doado por ato gratuito, com caráter intuitu personae, o que afastaria sua divisão entre os cônjuges casados em regime de comunhão parcial. A mulher, então, recorreu ao STJ.

Elemento essencial
A ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso, afirmou que os imóveis de programas habitacionais assistenciais, voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade, são doados à entidade familiar, visando garantir o direito social à moradia (artigo 6º da Constituição Federal); assim, mesmo quando o imóvel é registrado em nome de apenas um cônjuge, o caráter familiar da concessão deve ser preservado.

Alcolumbre confirma recesso em meio a pressão de bolsonaristas por reação a Moraes no Congresso

Por Folhapress
Foto: Marcelo Camargo / EBC
O presidente do Senado e Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta sexta-feira (18) que está mantido o recesso parlamentar até dia 4 de agosto.

O anúncio frustra parlamentares bolsonaristas, que pedem a retomada dos trabalhos para tratar de possíveis reações à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de autorizar operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e impor a ele o uso de tornozeleira eletrônica.

O Congresso interrompeu os trabalhos nesta semana, no que é chamado de recesso branco.

"O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, reitera que o recesso parlamentar de julho está mantido, conforme amplamente e previamente anunciado. Durante as próximas duas semanas, não haverá sessões deliberativas nem funcionamento das comissões", diz nota de Alcolumbre.

"As atividades legislativas serão retomadas na semana do dia 4 de agosto, com sessões deliberativas no plenário do Senado e nas comissões, incluindo o início da apreciação e votação de indicações de autoridades, conforme cronograma já divulgado."

Os líderes da oposição no Congresso soltaram nota conjunta em que classificaram a decisão de Moraes como grave episódio de perseguição política disfarçada de ação judicial". O texto afirma que as medidas determinadas por Moraes não se sustentam juridicamente e ferem princípios constitucionais fundamentais, "como o devido processo legal, a dignidade da pessoa humana e a proporcionalidade".

Mulher perde R$ 5 mil após cair em golpe por telefone; golpista se apresentou como funcionário de um banco

Moradora perde 5 mil no golpe do falso atendente bancário
O golpista se passou por funcionário do banco e induziu vítima a fazer Pix
Estrela – RS – Uma mulher perdeu R$ 5 mil após cair em um golpe por telefone nesta quarta-feira (16). Segundo ocorrência registrada na DPPA de Lajeado, a vítima recebeu uma ligação de alguém que se apresentou como funcionário de um banco, questionando uma suposta compra em São Paulo.

Golpe envolveu falsa transferência de ligação
Ao dizer que não tinha conta no banco citado, o golpista afirmou que a ligação seria transferida para o “atendente do Banrisul”, que orientou a vítima a seguir um procedimento para “proteger seu dinheiro”. Ela foi induzida a fazer um Pix de R$ 5 mil para uma conta em nome da empresa “Encontro com a Sorte”, com CNPJ ativo.

Vítima procurou a polícia após o golpe
Após perceber que havia sido enganada, a mulher procurou a polícia e manifestou interesse em representar contra os responsáveis. O caso é investigado como estelionato eletrônico.  Fonte: DPPA Lajeado

Apresentador norte-americano tem programa cancelado após criticar Donald Trump

Foto: Scott Kowalchyk / CBS
Após 32 anos no ar, o talk show norte-americano “Late Show With Stephen Colbert” teve seu cancelamento anunciado na última quarta-fera (16). O programa, apresentado por Stephen Colbert desde 2015, terá sua última temporada exibida até 2026.

Segundo comunicado da emissora CBS, a decisão de aposentar a franquia “The Late Show” foi motivada por questões financeiras. “Esta é uma decisão puramente financeira diante de um cenário desafiador na madrugada. Não tem nenhuma relação com o desempenho, o conteúdo ou outros assuntos da Paramount”, informou.

A decisão da CBS ocorre após o apresentador criticar um acordo entre a Paramount, proprietária do canal, e o presidente norte-americano Donald Trump. Colbert chamou de “suborno” o pagamento de US$ 16 milhões, o equivalente a aproximadamente 89 milhões de reais, da Paramount para Trump, a fim de evitar um processo judicial.

No ano passado, Trump entrou com uma ação judicial contra Paramount pedindo uma indenização no valor de US$ 20 bilhões por uma edição em uma entrevista com Kamala Harris no programa “60 Minutes”, da CBS News.

Nesta sexta-feira (18), Trump comemorou o cancelamento do programa. Em sua plataforma “Truth Social”, o presidente norte-americano afirmou ter adorado a demissão. “O talento dele era ainda menor que sua audiência. Ouvi dizer que Jimmy Kimmel é o próximo. Tem ainda menos talento que Colbert! Greg Gutfeld [apresentador do Fox News] é melhor que todos eles juntos, incluindo o idiota da NBC [Jimmy Fallon] que arruinou o outrora grande ‘Tonight Show’”, declarou. Via BN

Futebol baiano entra em contagem regressiva para o Intermunicipal 2025

Competição será lançada em 26 de julho
Vem aí a maior competição de seleções não profissionais do mundo. O futebol baiano já entrou em contagem regressiva para o início do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025.

O campeonato já ganhou seguidores até mesmo fora do país. No Brasil, estampou páginas de grandes veículos de comunicação nacional, como a revista Placar.

O motivo da fama, o ponto de partida para craques do futebol mundial. Foi do Intermunicipal que surgiram nomes como Bobô, Aldair, Júnior Baiano, Edilson Capetinha, Júnior Nagata, Liédson entre muitos outros que vestiram as camisas de grandes clubes e seleções do Brasil e do exterior.

Mas, não é só por isso que o Intermunicipal é considerado a Copa do Mundo do Interior da Bahia. Sua importância para o estado vai muito além das quatro linhas.

A competição é fonte de renda e sustento para diversas famílias durante o segundo semestre. São centenas de empregos diretos e indiretos gerados. Dá para citar treinadores, atletas, preparadores físicos, supervisores, massagistas, enfermeiros, porteiros, bilheteiros, vendedores ambulantes e prestadores de serviços em geral.

Além da geração de empregos, há também o fomento ao esporte como ferramenta de inclusão social, comércios e turismo movimentados e dezenas de cidades das diversas regiões do Estado.

Esse espetáculo do futebol não profissional está cada vez mais perto de estrear na temporada. No dia 26 de julho, a Federação Bahiana de Futebol fará o lançamento do Intermunicipal 2025 com um evento fechado para as ligas participantes e convidados. No local, também serão conhecidas as seleções participantes desta edição, além dos grupos e tabela de jogos. Já o pontapé inicial será dado no final de semana seguinte.

TJ-DF eleva indenização por acidente de moto com fio de energia elétrica

Acidente ocorreu após casal colidir de moto com fio frouxo em via pública
Freepik
A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal aumentou a indenização devida por uma concessionária de distribuição de energia elétrica ao condutor de motocicleta que colidiu com fiação pendente de poste em Vicente Pires (DF).  Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF *** Via Conjur

Um casal transitava de moto quando o condutor colidiu com o fio frouxo, que atravessava a via, perdeu o controle do veículo e foi ao chão. O acidente ocorreu em março de 2024, por volta das 21h, e resultou em lesões corporais e danos materiais na motocicleta. As vítimas ajuizaram ação indenizatória contra a concessionária, com a alegação de falha na prestação do serviço público de energia elétrica.

A empresa argumentou que a fiação causadora do acidente pertencia a uma companhia de telefonia e internet, não sendo de sua responsabilidade. E sustentou ainda que não houve comprovação do nexo causal entre suas atividades e os danos sofridos pelo casal. A 2ª Vara Cível de Águas Claras (DF) julgou procedente o pedido inicial e condenou a empresa ao pagamento de R$ 13.628,13, por danos materiais, e R$ 10 mil, por danos morais (R$ 5 mil para cada autor).

Em sede recursal, os desembargadores confirmaram a responsabilidade objetiva da concessionária e consideraram que se tratou de acidente de consumo. A turma destacou ainda que a empresa não produziu qualquer prova de que a fiação pertencia a terceiro.

Como é a injeção semestral contra HIV recomendada pela OMS; 96% de eficácia

Rinaldo de Oliveira - SNB
A injeção semestral contra HIV, aprovada nos EUA, teve 96% de eficácia na prevenção à doença, em ensaios clínicos
Foto: Getty Images/Catherine Falls Commercial
Depois que a OMS recomendou a injeção semestral para prevenção do HIV, pessoas começaram a se perguntar como é esse tratamento. E o SNB esclarece.

O lenacapavir é um medicamento aprovado no mês passado pela FDA, a Anvisa dos EUA, para prevenção do HIV, como ferramenta nas estratégias de combate à infecção pelo vírus, especialmente para os grupos mais vulneráveis e em regiões onde a carga do HIV ainda é alta.

Ele é a primeira PrEP injetável e está sendo considerada uma alternativa altamente eficaz e de ação prolongada para o combate ao vírus. Em ensaios clínicos, teve 96% de eficácia na prevenção contra a doença.

A recomendação
A recomendação global para uso da injeção semestral foi anunciada esta semana, durante a Conferência Internacional de AIDS, realizada em Kigali, Ruanda, informou a CNN.

O medicamento já havia sido aprovado em 2022 para o tratamento de infecções específicas por HIV e, em estudos voltados à prevenção, demonstrou reduzir drasticamente o risco de infecção, oferecendo proteção quase total contra o vírus.

“A primeira recomendação é que o lenacapavir, uma injeção de ação prolongada, seja oferecido como mais uma opção de prevenção para pessoas em risco de HIV, como parte de uma estratégia combinada de prevenção. Trata-se de uma recomendação forte, com nível moderado a alto de certeza nas evidências”, explicou Doherty.

Outra recomendação
A segunda diretriz recomenda o uso de testes rápidos, como os testes caseiros, para triagem de HIV no início, durante ou ao interromper o uso de medicamentos de prevenção de longa duração, conhecidos como profilaxia pré-exposição (PrEP).

“Essas novas recomendações foram pensadas para aplicação no mundo real. A OMS está trabalhando de forma próxima com os países e parceiros para apoiar a implementação”, afirmou a Dra. Meg Doherty, diretora do Departamento de Programas Globais de HIV, Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS, durante uma coletiva de imprensa.

Novas mortes
Um relatório da ONU divulgado na quinta-feira (11) alerta que milhões de pessoas podem morrer por causas relacionadas ao HIV até 2029 caso o financiamento dos programas desapareça de forma permanente. Leia mais no sonoticiaboa

PF encontra pen drive escondido em banheiro da casa de Bolsonaro

A PF também encontrou uma cópia da petição inicial da rede social Rumble contra Moraes
Foto: Lula Marques, Agência Brasil
Por: Metro1 
A Polícia Federal (PF) encontrou um pen drive escondido no banheiro da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). E além disso, foram encontrados US$ 14 mil e R$ 8 mil e uma cópia da petição inicial da rede social Rumble contra Moraes. A plataforma vem travando uma batalha judicial contra o ministro do STF nos Estados Unidos.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, em Brasília, e também na sede do PL, seu partido. Em nota, a corporação afirmou que cumpriu "dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal". Bolsonaro também está proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, e de se aproximar de embaixadas, e não pode utilizar redes sociais.

Bolsonaro é acusado de cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. As penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão, dependendo de atenuantes ou agravantes.

Torcedor colombiano é preso por injúria racial contra Caio Paulista, do Atlético-MG

Foto: Reprodução/X
A Polícia Nacional da Colômbia prendeu um torcedor acusado de cometer injúria racial contra o lateral Caio Paulista, do Atlético-MG, durante a partida contra o Atlético Bucaramanga, válida pelos playoffs da Copa Sul-Americana. O ato de racismo ocorreu na saída para o intervalo, e o agressor já foi identificado e detido pelas autoridades locais. Via BN

O clube mineiro confirmou que registrou Boletim de Ocorrência e cobrou providências. "Essa situação é revoltante e precisa acabar de uma vez por todas! Até quando teremos que conviver com esse absurdo? Até quando?!!! Força, Caio. Estamos com você!", publicou o Atlético em nota oficial. Veja: x.com/Atletico/status

Após a vitória por 1 a 0 — com gol de Hulk —, o camisa 7 também se pronunciou. "Não adianta a gente brigar, fazer campanha. É triste, é frustrante. A punição tem que ser mais severa", afirmou o atacante, cobrando medidas mais duras para combater o racismo no futebol.

Desde maio, a FIFA ampliou seu Código Disciplinar para combater o racismo de forma mais efetiva. Um novo protocolo exige que jogadores que se sintam vítimas de discriminação façam o gesto de “X” com os braços cruzados. A partir daí, o árbitro deve interromper o jogo e pode, se a conduta persistir, suspender a partida temporariamente ou até decretar W.O. contra o clube infrator.

As federações filiadas à entidade são obrigadas a adotar o sistema. Também foi estabelecida uma multa máxima de 5 milhões de francos suíços (cerca de R$ 34 milhões) para infrações racistas. Durante o Mundial de Clubes, o árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel aplicou o protocolo após denúncia do zagueiro Antonio Rüdiger, do Real Madrid, em jogo contra o Monterrey.

Até o momento, a Conmebol não emitiu comunicado oficial sobre o caso envolvendo Caio Paulista. Em episódio recente, a entidade multou o meia Damián Bobadilla, do São Paulo, em US$ 15 mil (R$ 83,3 mil) após ele ser acusado de xenofobia contra o boliviano Miguel Navarro, do Talleres, em jogo pela fase de grupos da Libertadores.

Simaria cai no choro com pedido para voltar aos palcos após fim da dupla com Simone Mendes

Foto: Instagram
A cantora Simaria não conteve as lágrimas ao ouvir um pedido para retornar aos palcos após o fim da dupla com Simone Mendes, com quem cantava até 2022, quando decidiu dar uma pausa na carreira.

O pedido surpreendeu a artista durante uma visita ao Circo do Tiru, do humorista Tirullipa, amigo pessoal da baiana.

Em um registro que viralizou nas redes sociais, o comediante emocionou as artistas ao fazer o pedido pelo retorno. Simaria estava acompanhada da irmã e dos filhos quando ouviu o pedido e o conselho do humorista.

"Se precisar da gente, estamos aqui, vamos juntos. Só vai, o Brasil está esperando isso, a sua volta. Que medo? Vai voltar. Chora não, coleguinha", disse.

Em entrevista à Marie Claire em abril deste ano, Simaria falou sobre a condição para retornar aos palcos após 3 anos afastada.

"Tenho meus filhos, minha família e questões que eu ainda estou resolvendo. São questões minhas. Preciso de mais segurança em casa, porque quero que meus filhos se sintam mais fortes e seguros para que eu possa sair [para os shows]", disse. Via BN

Fungo mortal pode tratar a leucemia, descobrem cientistas dos EUA

Monique de Carvalho - SNB
O Aspergillus flavus é um fungo tóxico que pode ajudar a tratar a leucemia, descobriram pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA)
Foto: Bella Ciervo
Em uma descoberta surpreendente, cientistas revelaram que um fungo mortal, conhecido por ser tóxico, pode ser a chave para tratar a leucemia da forma mais revolucionária que ja se viu.

O Aspergillus flavus, famoso por ter toxinas fatais e relacionado a várias mortes misteriosas em escavações arqueológicas, revelou-se uma fonte valiosa de compostos capazes de combater células cancerígenas.

O estudo, realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, identificou e isolou moléculas de fungos que apresentam bioatividade surpreendente. Esses compostos podem ser uma alternativa poderosa aos tratamentos tradicionais contra o câncer, destacando o potencial inexplorado dos fungos na medicina moderna.

Origem inesperada
O Aspergillus flavus é um fungo que, ao longo da história, foi associado a várias tragédias, incluindo a morte de arqueólogos que trabalharam nas escavações da tumba do faraó Tutancâmon, na década de 1920. Essa toxina pode causar infecções pulmonares fatais, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido.

No entanto, o que parecia ser uma ameaça fatal, agora se revela uma promessa para a ciência médica. Estudos anteriores haviam demonstrado que esse fungo é responsável por causar infecções graves em ambientes fechados, como túmulos antigos, onde seus esporos podem sobreviver por milênios.

No entanto, os cientistas descobriram que o mesmo fungo pode ser a fonte de peptídeos, substâncias químicas que apresentam um poder impressionante contra células leucêmicas. Mais no sonoticiaboa

STF nega recurso sobre cobrança de ICMS complementar na Bahia

Por Aline Gama * BN
Foto: Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou provimento a um Recurso Extraordinário interposto pelo Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia) contra o Estado da Bahia. A decisão, relatada pelo ministro Edson Fachin, considerou que o recurso foi apresentado de forma prematura, uma vez que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ainda não havia concluído o julgamento do caso.

O litígio gira em torno da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em regime de Substituição Tributária Complementar, prevista no artigo 9º-A da Lei Estadual nº 7.014/1996, alterada pela Lei nº 14.183/2019. O Sindicombustíveis Bahia argumentou que a norma viola a competência tributária dos estados. Além disso, questiona a aplicação retroativa do tributo em operações realizadas antes de 12 de março de 2020, alegando ofensa aos princípios da irretroatividade e da anterioridade tributária.

O caso chegou ao STF após o TJ-BA suspender o julgamento de um mandado de segurança coletivo e determinar a instauração de um incidente de arguição de inconstitucionalidade para avaliar a validade da lei estadual. O sindicato, porém, recorreu diretamente ao Supremo antes que o tribunal baiano concluísse a análise.

O ministro Fachin destacou que, conforme a Súmula 513 do STF, o recurso extraordinário só pode ser interposto após o órgão competente do tribunal de origem concluir o julgamento do caso, e não durante a tramitação de um incidente de inconstitucionalidade.

Filme sobre Marília Mendonça inicia seleção de atriz com critérios rigorosos e testes musicais

Fotos: Reprodução / Instagram
A produção do filme que contará a trajetória de Marília Mendonça nos cinemas deu início à seleção da atriz que interpretará a cantora. As inscrições para o papel principal foram abertas oficialmente e trazem uma série de critérios exigentes. A equipe responsável busca uma mulher entre 18 e 30 anos com semelhanças físicas com Marília, incluindo disposição para transformações no visual, como mudança de peso, sempre com acompanhamento profissional. Com informações do Metrópoles.

A atriz escolhida precisará ir além da aparência: o papel exige sólida capacidade dramática e conexão emocional com a história de Marília. Também será necessário ter sensibilidade musical, já que a produção deseja transmitir, com fidelidade, a intensidade artística da rainha da sofrência. Ter experiência com canto é um diferencial, mas não obrigatório — candidatas que estiverem abertas a um treinamento vocal rigoroso também serão avaliadas. A seleção inclui o envio de vídeos interpretando músicas do repertório da cantora.

Esse processo seletivo faz parte de uma das três produções desenvolvidas pelo Prime Video em homenagem à artista, que morreu de forma trágica em 2021, aos 26 anos. O projeto promete emocionar o público ao relembrar a trajetória meteórica de Marília Mendonça e o impacto que ela teve na música brasileira. A escolha da intérprete será essencial para transmitir, com verdade, a força e a doçura que marcaram sua história.

Estudante de 12 anos é aprovado em vestibular de Matemática no Ceará

Reprodução/Arquivo pessoal
O estudante cearense Lucca Aragão, de apenas 12 anos, foi aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para o curso de Matemática, no segundo semestre de 2025. Aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, Lucca conquistou 190 pontos na prova e ficou na 29ª colocação na ampla concorrência, sem usar cotas ou bônus. Antonio Dilson Neto, com informações da CNN - Redação Alô Alô Bahia

A conquista chama atenção pelo ineditismo e se soma a uma trajetória marcada por feitos acadêmicos precoces. No ano passado, ele foi o único candidato a tirar nota 10 no concurso de admissão do Colégio Militar de Fortaleza, onde estuda atualmente. Também recebeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2023.

Segundo o pai, José Aragão, que é professor de Matemática, o interesse do filho pela disciplina surgiu cedo e veio acompanhado de um desempenho escolar muito acima da média. “Nas férias, ele ficava entediado e triste, queria voltar para a escola”, relatou, em entrevista à CNN.

Diante dos sinais, a família procurou ajuda especializada. Uma avaliação psicológica revelou que Lucca possui um QI de 136, acima do patamar de 130 considerado indicativo de superdotação.

Desde então, os pais passaram a estimular ainda mais os estudos, mas com atenção ao equilíbrio. “Lucca adora estudar, mas não pode deixar de lado as atividades de criança, como jogar videogame, brincar de bola e se divertir com os amigos”, explicou o pai.

A aprovação na Uece ainda não implica ingresso imediato no curso superior. De acordo com a legislação, Lucca precisará concluir o Ensino Médio para formalizar a matrícula.

Estudantes têm até esta sexta-feira (18) para se inscrever no Fies

Edição do segundo semestre de 2025 oferta mais de 74,5 mil vagas em instituições privadas de ensino superior
Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas | Agência Brasil
Camila Stucaluc - SBT
Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025 têm até esta sexta-feira (18) para realizar a inscrição. Segundo o Ministério da Educação, o processo deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso.

Ao todo, a edição do Fies do segundo semestre disponibilizará 17,5 vagas em 1.215 universidades privadas do país. Os três estados com maior oferta são: São Paulo, com 11.397 vagas, Bahia, com 8.050, e Minas Gerais, com 7.970. Ceará (5.060) e Rio de Janeiro (4.892) completam o top 5 do ranking.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter zerado a redação. Também é preciso comprovar renda mensal bruta de um até três salários mínimos por pessoa.

Todas as instituições e opções de vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Para conferir, basta clicar no botão "Consultar oferta de vagas", página que exibirá as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito no MEC. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso em instituições privadas.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de julho e a complementação da inscrição dos pré-selecionados ocorrerá de 30 de julho a 1° de agosto. Após essa etapa, o Ministério da Educação fará novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não foram ocupadas.

O que é o Fies?
O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante.

Desde o ano passado, o programa conta com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Confira o cronograma do Fies para o segundo semestre de 2025:
Inscrição: 14 a 18/7Resultado da pré-seleção: 29/7
Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 30/7 a 1º/8
Lista de espera: 5/8 a 19/9

AURELINO LEAL-BA: GRANDE FINAL LIBERTADORES - INTERBAIRROS 2025

Secretário de Administração - Alone
Secretário de Esportes - Davi Vasques
Diretor de Esportes - Zaidan Bento
Prefeitura Municipal de Aurelino Leal (Prefeito Rodrigo Andrade)
FGF - Federação Bahiana de Futebol
Liga Aurelinense de Futebol - Presidente Astral
É FINAL, MEU POVO!
A TV Dual Mídia vai transmitir AO VIVO a grande decisão da Libertadores Aurelino Leal – Interbairros 2025!

📅 Data: 20 de julho
📍 Local: Estádio Raimundo Marques
🎥 Cobertura completa e com emoção do início ao fim!

Prepare a torcida, vista a camisa do seu bairro e acompanhe cada lance dessa final eletrizante com a TV Dual Mídia!
🔥 Não perca! Vai ser histórico!
#Interbairros2025 #LibertadoresAurelinoLeal #TVDualMídia #FinalÉNaDual #FutebolRaiz #TransmissãoAoVivo

Mega-Sena faz milionário e família vira alvo de fake news

Com a identidade do ganhador ou ganhadora preservada, notícias falsas começaram a circular nas redes sociais na cidade
Júlio de Castilhos, RS – Uma aposta simples feita pelo Internet Banking da Caixa acertou os seis números da Mega-Sena no sorteio de terça (15) e faturou mais de 45 milhões. Via NPExpresso

Com a identidade do ganhador ou ganhadora preservada, notícias falsas começaram a circular nas redes sociais na cidade. Em um caso, uma família precisou se manifestar publicamente para desmentir os rumores.

Guto Silva, parente de Marlene Ávila, publicou um desabafo: “No início da noite de ontem (16), saiu o comentário que Marlene Ávila tinha ganhado na Mega Sena. No começo, estavam rindo com essa “brincadeira”, mas começou a ficar preocupante, pois estava rolando fotos dela em grupos do WhatsApp e mensagens encaminhadas com frequência. Em seguida, pessoas passavam de carro na frente da casa e paravam para tirar foto. É preocupante e desesperador, ela com meu bisavô de 97 anos em casa, sem saber o que fazer, porque muita gente está compartilhando a fake, com foto dela, da casa e endereço.”

Ele complementou: “Qualquer pessoa em sã consciência, se ganhasse um prêmio daquele valor, não ficaria em casa, iria para um lugar com mais segurança e não comentaria sobre o ganho. Pela segurança da minha tia e bisavô, desmintam essa fake news!”

Enquanto a comunidade tenta desvendar a identidade do verdadeiro ganhador, é fundamental exercer bom senso e paciência. Vale lembrar que criar e espalhar fake news é crime.

Flamengo fecha contratação de Jorge Carrascal junto ao Dínamo Moscou

Clube pagará 12 milhões de euros pelo meia colombiano, que chega ao Rio no fim de semana
Por Redação Galáticos Online
O Flamengo acertou nesta quarta-feira (17) a contratação do meia colombiano Jorge Carrascal, de 27 anos, que estava no Dínamo Moscou, da Rússia. O valor do negócio gira em torno de 12 milhões de euros, aproximadamente R$ 77,5 milhões, e será pago de forma parcelada. Carrascal é o primeiro reforço do clube na atual janela de transferências e tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro no próximo fim de semana.

As negociações entre Flamengo e Dínamo Moscou começaram ainda antes da disputa do Mundial de Clubes, mas esfriaram nas últimas semanas. Com o fim da competição, o Rubro-Negro voltou a intensificar os contatos para concluir a transferência. O clube russo chegou a recusar uma proposta inicial de 10 milhões de euros mais bônus, pois pedia cerca de 14 milhões. Como o impasse se prolongou, Carrascal precisou se reapresentar ao Dínamo, mas o desfecho favorável ao Flamengo veio nos últimos dias.

Revelado pelo Millonarios, da Colômbia, Carrascal tem passagens por Sevilla B, Karpaty da Ucrânia, e se destacou no River Plate, onde permaneceu por três temporadas. Em 2022, foi para o CSKA Moscou e, posteriormente, transferiu-se ao Dínamo. Na última temporada europeia, o colombiano disputou 35 jogos, sendo 27 como titular, e marcou 8 gols, além de registrar 3 assistências. Além de Carrascal, o Flamengo já havia fechado com o volante Jorginho, anunciado antes do Mundial de Clubes. Agora, o clube segue no mercado em busca de um ponta-esquerda e um centroavante, com nomes como Taty Castellanos, da Lazio, sendo monitorados.

Bahia autoriza fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol

Medida deve entrar em vigor até 16 de setembro
Foto: Divulgação/ Anvisa
Por: Metro1
As unidades de saúde pública estaduais e privadas da Bahia, conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), deverão disponibilizar medicamentos à base de canabidiol para pacientes que fazem uso da substância de forma terapêutica.

O direito recém-adquirido chega através da aprovação de um Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e publicado no Diário Oficial no dia 18 de junho. O prazo final para que entre em vigor é 16 de setembro.

A distribuição seguirá critérios. O paciente terá acesso desde que tenha recomendação médica e que comprove que não possui condições financeiras de comprar os medicamentos, nem de tê-los adquiridos pela família ou responsáveis legais, sem prejuízo ao sustento.

Canabidiol é uma das substâncias encontradas na cannabis sativa, planta conhecida popularmente como maconha. Os medicamentos à base da substância podem ser usados, por exemplo, para dores crônicas.

Cruzeiro vence o Fluminense no Maracanã e assume a liderança do Brasileirão

Time mineiro domina a partida no Rio de Janeiro com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge e embala sequência invicta na Série A
Por Felipe Anjos / galaticosonline
O Cruzeiro venceu o Fluminense por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (17), no Maracanã, em confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um primeiro tempo eficiente, a equipe mineira marcou com Fabrício Bruno e Kaio Jorge, garantiu mais três pontos e assumiu a liderança isolada da competição. Com o resultado, o time comandado por Leonardo Jardim chegou aos 30 pontos e manteve sua invencibilidade na Série A.

O primeiro gol foi marcado aos 30 minutos, quando Fabrício Bruno apareceu livre na área após cobrança de escanteio e cabeceou para o fundo das redes. Pouco depois, aos 35, Kaio Jorge recebeu passe de Matheus Pereira, limpou a marcação e finalizou com categoria, ampliando o placar. O Cruzeiro seguiu controlando o jogo, com maior posse de bola e presença ofensiva, enquanto o Fluminense, desfalcado de nomes como Ganso e Otávio, pouco conseguiu reagir e teve dificuldades para criar chances claras.

A vitória confirma o ótimo momento da equipe celeste, que chega à liderança com autoridade e se consolida como uma das principais forças do campeonato. Já o Fluminense estaciona nos 20 pontos e vê a distância para o G4 aumentar. Mesmo jogando em casa, o time carioca não conseguiu impor seu ritmo e acabou dominado por um adversário mais organizado e eficiente.