> TABOCAS NOTICIAS : IPIAÚ-BA: Golpistas usam foto e nome de advogada para enganar clientes com processos na Justiça

.

.

sábado, 19 de julho de 2025

IPIAÚ-BA: Golpistas usam foto e nome de advogada para enganar clientes com processos na Justiça

Golpistas estão usando a foto da advogada Daniela Silvany
A advogada Daniela Silvany, que atua em Salvador, Ipiaú e em outras localidades do interior da Bahia, através do escritório Silvany e Carvalho Advocacia, denunciou mais uma grave ocorrência do crime de estelionato conhecido como “golpe do falso advogado”. Pela terceira vez, a profissional tem sua identidade utilizada por criminosos para enganar clientes da Justiça. Por Giro Ipiaú

De acordo com Daniela, estelionatários estão usando suas fotos das redes sociais, como Instagram e Facebook, junto com seu nome, mas vinculando um número de telefone diferente para entrar em contato com clientes que possuem processos em diversos tribunais. Os criminosos têm acesso a dados reais das ações, como número do processo, nomes das partes envolvidas, valor da causa e informações do réu. Além disso, apresentam documentos falsificados, como supostos alvarás e certidões.

“É muito difícil para o cliente, principalmente o mais vulnerável, desconfiar que não sou eu. As informações parecem legítimas, e com isso, até os mais esclarecidos acabam acreditando que estão falando com sua advogada de verdade”, explicou doutora Daniela.

O golpe consiste em convencer as vítimas a fazerem depósitos sob o pretexto do pagamento de um suposto imposto, que seria necessário para liberar valores de processos. Na última terça-feira (15), um cliente de baixa renda, morador de Ipiaú, foi enganado e perdeu R$ 1.500. Ao menos outros três também foram acionados pelos golpistas, mas graças a um vídeo compartilhado pela advogada nas redes sociais, o golpe está sendo evitado.

Diante da situação, Daniela Silvany registrou boletim de ocorrência e anexou à denúncia vídeos, documentos e cartões informativos, buscando alertar outros clientes e prevenir novas vítimas. “Me preocupa que outros clientes ainda possam estar sendo lesados sem perceber. Essa situação é extremamente angustiante”, desabafa.

A advogada também fez um apelo à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e às autoridades. Ela reconhece os esforços da OAB em reforçar a segurança digital, mas defende a necessidade de uma campanha publicitária nacional. “Campanhas em TV, rádio e outdoors, alertando a população sobre esses golpes, seriam de grande utilidade. É urgente que todos saibam verificar se realmente estão em contato com seu advogado de confiança antes de fazer qualquer pagamento”, reforça.

Daniela conclui com um alerta direto: “Confirmem qualquer solicitação de valores diretamente com o número oficial do escritório. É uma atitude simples que pode evitar prejuízos e preservar a relação de confiança entre advogado e cliente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário