> TABOCAS NOTICIAS : Estudantes se articulam contra o modelo cívico-militar em Minas Gerais

.

.

sábado, 19 de julho de 2025

Estudantes se articulam contra o modelo cívico-militar em Minas Gerais

Etapa de consulta em 728 escolas terminaria hoje, mas foi adiada
Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estudantes da Escola Estadual Presidente Dutra, no bairro Horto Florestal, em Belo Horizonte, se mobilizaram contra a adesão da instituição de ensino ao sistema cívico-militar. Em um vídeo que circula pelas redes sociais, um grupo de estudantes, com idades variadas, questiona a formação oferecida pelo modelo, enfatizando o modo como as figuras de autoridades poderiam facilmente ultrapassar limites ao exercer seu poder sobre eles.

Na peça audiovisual, alunos da Presidente Dutra, enfileirados em uma quadra poliesportiva, entoam a canção popular “Marcha soldado, cabeça de papel. Quem não marchar direito vai preso pro quartel" e mostram cartazes em que indagam se, afinal, na visão do governo estadual, são estudantes ou criminosos, para que se justifique a implantação da linha cívico-militar.

"Quem educa são professores ou generais?", questionam os estudantes em um cartaz. Em outros, escritos com letras garrafais, reafirmam que "Não se faz pedagogia com medo" e que são a favor da "autonomia de ensino" e de uma "educação libertadora". Mais na agenciabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário