> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura entrega calcário que beneficia 120 agricultores pelo Projeto Parceria Mais Forte

quarta-feira, 26 de março de 2025

ITABUNA-BA: Prefeitura entrega calcário que beneficia 120 agricultores pelo Projeto Parceria Mais Forte

A Prefeitura de Itabuna, representada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou na terça-feira, dia 25, a entrega de calcário para pequenos produtores e agricultores familiares do município. A ação integra o Projeto Parceria Mais Forte com o Consórcio Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

De acordo com o engenheiro agrônomo da SEAGRIMA, Pedro Jerônimo de Carvalho, a ação visa promover a melhoria da qualidade do solo e garantir uma produção mais eficiente para os pequenos produtores que na quinta-feira passada, dia 20, receberam gratuitamente da Prefeitura de Itabuna 500 kg de sementes de milho, 300 kg feijão e 1.680 pacotes de 17 tipos de sementes de hortigranjeiros.

“O calcário diminui a acidez do solo elevando o PH a níveis adequados para o melhor desenvolvimento das plantas, além de diminuir a toxidez por alumínio e estimular o desenvolvimento radicular, favorecendo uma melhor absorção de água e nutrientes” explicou o agrônomo.
Quase seis toneladas de calcário foram distribuídas entre três associações: Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares (AGRAFAM), Associação do Assentamento Alemita e Associação Comunitária de Pequenos Agricultores e Aquicultores da Roça do Povo e Adjacentes (ACOPAAD).

“A gente planta cacau e vários outros cultivos. Agora, vamos adubar a terra para fazer outro plantio e o calcário vai facilitar. A terra vai ficar mais forte e conseguiremos produzir mais” disse a agricultora Valnice Santos de Santana Oliveira, uma das beneficiadas e atual presidente do Assentamento Alemita.

Além da entrega do insumo, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai conversar com os agricultores sobre boas práticas agrícolas e a importância da correção do solo para o aumento da produtividade. Além disso, acompanhará todo processo de aplicação do calcário.

SOBRE O PROJETO
De acordo com o coordenador técnico do Parceria Mais Forte, Rivaldo Lopes, o projeto tem o objetivo de atuar de forma técnica e conjunta com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, proporcionando recursos com a distribuição de kits produtivos como análise de solo e distribuição de calcário para os agricultores familiares.

“A ação vai proporcionar impactos positivos na produtividade do cacau e de outros cultivos, atendendo os 120 agricultores familiares inscritos no projeto”, disse Rivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário