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quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Para a população do Nordeste, fake news durante a campanha política deveriam cancelar a candidatura, aponta pesquisa inédita

Levantamento do Observatório FEBRABAN revela que 62% dos nordestinos acreditam que a situação vai se repetir na campanha deste ano
A poucos meses das eleições municipais, as fake news das campanhas são uma das maiores preocupações do eleitor no Nordeste. Segundo levantamento inédito do Observatório Febraban, 55% da população na região já recebeu fake news nas redes sociais e a grande maioria (91%) acha que o político que usa esse expediente deve ser punido.

A punição mais defendida por 52% das pessoas é a impugnação da candidatura. Outros 15% defendem multa em dinheiro, enquanto 14% acreditam que uma suspensão temporária da campanha eleitoral já seria suficiente. Outras punições lembradas foram a suspensão por completo da propaganda eleitoral (9%) e a repreensão pública (3%). Os mais exigentes, que disseram ser necessário aplicar todas essas punições, somaram 4%.

A maior parte da população (72%) afirma que vai ficar atenta ao recebimento de fake news durante a campanha das eleições municipais. Uma parte considerável (23%) disse já ter bloqueado alguém em grupos de aplicativo WhatsApp em função de fake news política. Entre esse grupo, 62% disseram acreditar que a situação vai se repetir na campanha deste ano.

O sentimento de já ter sido prejudicado por fake news política atinge 24% das pessoas.

“As eleições municipais são as que têm maior preocupação do eleitor com sua realidade. Isso aumenta o entendimento de que é preciso ser muito responsável na escolha de representantes que irão executar as políticas e ações que afetam suas comunidades nos próximos anos. Fake news é algo que não combina com esse entendimento”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

Sobre o Observatório FEBRABAN – O levantamento inédito procura investigar o que pensam os brasileiros sobre o grau de envolvimento da população com as campanhas, as opiniões sobre as Fake News no contexto eleitoral e as formas pelas quais as pessoas se informam sobre o pleito eleitoral. Traz ainda a avaliação da população sobre o trabalho de seus atuais prefeitos e vereadores.

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