Monique de Carvalho
As universidades brasileiras mais uma vez surgiram em ranking entre as melhores do mundo.
Foto: Unb
O Brasil mais uma vez reafirma sua posição de destaque no cenário acadêmico global. Dessa vez, 18 universidades brasileiras foram citadas entre as melhores do mundo no “Ranking de Xangai” de 2024, oficialmente conhecido como Academic Ranking of World Universities (ARWU).
Com esse destaque, o nosso país surge como o líder da América Latina em número de instituições reconhecidas entre as melhores do mundo. Entre as instituições brasileiras classificadas, 15 são universidades federais e 3 são estaduais.
O Ranking de Xangai é conhecido por sua rigorosa metodologia de avaliação, que leva em conta diversos fatores, como a qualidade da educação, a produção acadêmica e o impacto da pesquisa. O Brasil se destaca em um cenário onde a concorrência é acirrada, demonstrando que suas universidades são capazes de competir em pé de igualdade com as melhores do mundo.
As universidades brasileiras em destaque
As 18 universidades brasileiras que se destacaram no Ranking de Xangai são, em sua maioria, federais. Essas instituições têm uma longa tradição de excelência acadêmica e pesquisa, com campi espalhados por várias regiões do país. As universidades federais classificadas foram:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Além disso, três universidades estaduais também marcaram presença na lista: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essas instituições são reconhecidas pela contribuição à pesquisa científica e à inovação no Brasil e no mundo. Leia mais AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário