A Prefeitura de Itabuna vai concluir o projeto “Educar para Transformar as Escolas e um Município”. A iniciativa que visa levar a Educação Ambiental para as salas de aula e atualizar práticas pedagógicas vai ser encerrada nesta quinta-feira, dia 25, às 13h30min, no auditório da SICOOB-COOPEC, na Avenida do Cinquentenário, nº1.100, com a presença de professores e gestores das escolas que integraram o projeto na Rede Municipal de Ensino.
O “Educar para Transformar as Escolas e um Município”, foi idealizado pelas secretarias municipais de Planejamento, Educação e Agricultura e Meio Ambiente e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).
“O projeto viabilizou novas ações ambientais no espaço escolar. Foram encontros modulares com o professor da UESC Emerson Lucena. As aulas teóricas e práticas foram associadas ao trabalho pedagógico dos professores em sala de aula”, disse a assessora técnica do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Lílian Lima.
Com a parceria interinstitucional foi possível alcançar o objetivo principal de consolidar a Educação Ambiental (EA) de forma inter, trans e pluridisciplinar nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O curso foi iniciado em outubro de 2023 nas escolas Iolanda Pires, Santinha Tavares, Maria Raimunda Oliveira, Luiz Viana Filho e Professor Everaldo Cardoso.
“A mudança de comportamento dos alunos é evidente. Hoje, eles procuram o local certo para descartar o lixo doméstico, buscam fazer a separação dos resíduos em casa e têm um novo olhar sobre preservação ambiental”, afirma Lílian Lima.
Por meio de ações e oficinas, a Secretaria Municipal da Educação na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) abraçou o projeto como um dos maiores incentivos às ações que promovam movimento, envolvimento e sensibilização da comunidade nas questões socioambientais, através da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário