> TABOCAS NOTICIAS : Gabinete de Guerra de Israel se reúne para decidir resposta ao Irã neste domingo

domingo, 14 de abril de 2024

Gabinete de Guerra de Israel se reúne para decidir resposta ao Irã neste domingo

Foto: Reprodução CNN
O Gabinete de Guerra de Israel vai realizar uma reunião neste domingo (14) para decidir se fará uma resposta ao ataque do Irã. 

As informações foram divulgadas pela agência Reuters, via G1, citando uma autoridade do governo israelense.

O encontro que deve debater um possível ataque ao Irã está marcado para às 9h30 deste domingo, horário de Brasília.

Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã na noite deste sábado (13), madrugada de domingo pelo horário local. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país.

As Forças de Defesa de Israel informaram que conseguiram interceptar 99% dos artefatos lançados. No entanto, a imprensa do Irã comunicou que mísseis conseguiram furar a proteção israelense

O ataque iraniano deste sábado é uma resposta ao bombardeio de Israel à embaixada do país na Síria.

Poucas horas após o ataque, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se reuniu com membros do governo do país e das Forças Armadas para discutir o caso. Netanyahu também conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior caso Israel decida contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atacar bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.

A Itália, que ocupa a presidência rotativa do Grupo dos Sete, marcou uma reunião virtual com os demais membros do grupo neste domingo (14) para discutir o ataque do Irã a Israel. Além dos EUA e da Itália, o grupo ainda inclui Canadá, França, Alemanha, Inglaterra e Japão.

A primeira-ministra italiana afirmou na rede social X (antigo Twitter) que o governo italiano "reitera sua condenação dos ataques iranianos contra Israel".

Já o Conselho de Segurança da ONU disse que vai se reunir em caráter emergencial neste domingo (14) às 17h (horário de Brasília) para tratar da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário