> TABOCAS NOTICIAS : BA: Nadador morre durante competição em Porto Seguro

sábado, 13 de abril de 2024

BA: Nadador morre durante competição em Porto Seguro

Caso aconteceu neste sábado (13), na Praia dos Pescadores, no extremo sul baiano
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um nadador morreu enquanto participava de uma competição de natação em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O caso aconteceu neste sábado (13), na Praia dos Pescadores, situada no distrito de Arraial D’Ajuda. Conteúdo G1

O atleta foi identificado como Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, natural de Salvador.

Ele participava da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Conforme registro do Corpo de Bombeiros, Dielson desapareceu durante a prova de 5km e não retornou para a areia. Choveu forte durante a competição.

As buscas iniciaram imediatamente, com uso de moto aquática, guarda-vidas, pranchão, barcos da Marinha e também da organização do evento.

O homem foi encontrado pela Marinha no início da tarde, já sem vida. Ele estava na altura da Barraca Manito e do Complexo Toatoa.

O reconhecimento foi feito pela esposa de Dielson. No momento, o corpo dele está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Procurada pelo g1, a Federação Baiana enviou uma nota de pesar, em que expressa “sinceras condolências à família, amigos e toda a comunidade esportiva que compartilhada da paixão e dedicação do atleta”.

Questionada sobre a estrutura de segurança da competição, a FBDA disse que havia um “número significativo de embarcações de apoio e salva-vidas”.

“Tínhamos um contingente de 11 embarcações, incluindo lanchas e jet-skis, tanto da Federação quanto do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, para garantir a segurança dos atletas”, diz um trecho da nota.

A federação acrescenta que os atletas estavam dentro dos limites considerados seguros para o contingente de equipamentos de segurança disponíveis.

“No entanto, com a entrada repentina do vento e a mudança nas condições climáticas, a prova foi suspensa. Situações adversas como essa podem ocorrer em provas de águas abertas, e infelizmente, não são previsíveis de antemão”, afirma a entidade.

O portal e a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, tentam contato com a Confederação Brasileira, mas ainda não tiveram retorno.

Condições de execução da prova
De acordo com a federação, a tempestade que caiu durante a competição não foi identificada na previsão. A suspensão ocorreu após a primeira metade da prova, quando perceberam que as condições do mar se tornaram adversas. Os primeiros colocados dos grupos masculino e feminino já haviam concluído a travessia.

“Até a primeira volta, por exemplo, a grande maioria dos atletas tinha conseguido fazer. Embora a gente entenda que a prova estava exigindo realmente um grau de dificuldade maior, pois havia um trecho de correnteza contra e um trecho a favor”, esclareceu a entidade.

Quanto à distância entre as boias de segurança, a FBDA diz que costuma separar entre 400 e 450 metros até a visualização de boia. No caso da competição em Porto Seguro, a distância era de 300 metros entre uma boia e outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário