Bola rola às 21h30 desta sexta-feira, pela 30ª rodada da Série B
Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV
A campanha eficiente do Vitória na Série B está conduzindo o time à primeira divisão. Nesta sexta-feira (29), o rubro-negro tem a chance de colocar um pé na Série A. Para isso, precisa vencer o Tombense, 18º colocado, a partir das 21h30, no Barradão. Conteúdo Correio
Se ganhar em casa, o Leão vai alcançar 58 pontos e garantir a manutenção da liderança, que no momento é ameaçada pelo Sport, que tem dois pontos a menos. O rubro-negro baiano se sustenta no topo da tabela até com um empate, já que tem maior número de vitórias que o rival pernambucano (17 contra 15). Vice-líder com 53, o time do Recife também joga hoje. Visita o Avaí na Ressacada, em Florianópolis, às 19h.
Além de se manter na primeira colocação, o Vitória quer se aproximar do acesso, visto mais de perto a cada rodada. Como uma coisa leva à outra, a ordem é partir pra cima do Tombense, ainda mais com o apoio dos torcedores. Até o início da tarde de quinta-feira, 20 mil já estavam garantidos no jogo, entre sócios e venda avulsa.
“Me sinto preparado para jogar diante da nossa torcida, que é linda e maravilhosa”, derreteu-se o lateral esquerdo Edson Lucas, que será titular pelo segundo jogo consecutivo, o primeiro no Barradão.
Tomando como referência a edição de 2022 da Série B, o Bahia subiu na 4ª colocação com 62 pontos. Se vencer o Tombense e chegar aos 58, o Vitória precisará de somente mais quatro para alcançar a mesma pontuação do rival tricolor. E ainda restarão 24 pontos disponíveis nas oito rodadas restantes. No entanto, a briga pelo acesso na edição atual está mais acirrada, o que aponta uma tendência de que mais pontos serão necessários.
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as estatísticas do Campeonato Brasileiro, o mais seguro é somar 67 pontos, o que representa 99,8% de probabilidade de acesso. Com 65, a chance já é altíssima também: 94,3%.
No primeiro turno, o Vitória levou a melhor no duelo com o Tombense, pela 11ª rodada. Venceu por 2×1 no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, no interior de Minas Gerais. Wellington Nem e Santiago Tréllez, que já não faz parte do elenco, construíram o placar. Marcelinho diminuiu no final do jogo.
O adversário vive situação oposta ao time baiano. Assim como no primeiro encontro, o Tombense luta para sair da zona de rebaixamento. O time mineiro é o 18º colocado, com 26 pontos.
O Vitória vai entrar em campo com duas mudanças. Titulares na vitória por 2×0 contra o Ituano, na rodada passada, o lateral direito Railan e o volante Matheus Trindade se lesionaram e foram vetados pelo departamento médico. Trindade não jogaria de qualquer maneira, por estar emprestado pelo adversário.
Dudu volta a ser titular para preencher a marcação no meio-campo, onde vai formar dupla com Rodrigo Andrade.
Na lateral direita haverá improviso, já que Zeca também está machucado. O zagueiro Yan Souto vai fazer a função pela terceira vez. Ele atuou na posição na vitória por 1×0 contra o Ceará e na goleada por 6×0 sofrida diante do CRB.
O time deve começar com Lucas Arcanjo, Yan Souto, Camutanga, Wagner Leonardo e Edson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo, Léo Gamalho e Mateus Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário