Sob chuvas e períodos de sol, milhares de itabunenses e visitantes acompanharam o Desfile Oficial do Dia da Independência do Brasil nesta quinta-feira, dia 7. Mais de oito mil integrantes de corporações militares, instituições da sociedade civil organizada e estudantes, além de professores das redes públicas municipal e estadual e da privada e de ensino fizeram apresentações lúdicas e coloridas na Avenida do Cinquentenário.
A programação teve início com a execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras em frente ao palanque oficial instalado na Praça Otávio Mangabeira. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro(PSD), passou as tropas militares perfiladas ao longo da Avenida Fernando Cordier em revista. De volta ao palanque, ao lado da primeira-dama Andréa Castro, da secretária da Educação, Adriana Tumissa, o Chefe do Executivo itabunense deu ordem para o início do desfile.
A população parecia não se preocupar com o dia chuvoso nas calçadas de toda a extensão da Avenida do Cinquentenário, principal artéria central da cidade. Já passava das 8h30min quando os mais de 1.500 integrantes do pelotão militar entraram marchando na Avenida do Cinquentenário, sob calorosos aplausos dos espectadores.
O Grupo I foi formado pelo Tiro de Guerra 06/007, Colégio da Polícia Militar (CPM) e congêneres:Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Escola Municipal Flávio José Simões Costa e Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), todos sob vetor disciplinar militar.
Também integraram o grupo, o 15º Batalhão de Polícia Militar, a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIPGd)a, bem como o 4º Batalhão de Bombeiros Militar e a divisão de Equoterapia da Polícia Militar.
Ao som da banda marcial, garbosamente
uniformizados e em passos sincronizados, os militares e estudantes das instituições de ensino militar arrancaram aplausos durante todo o desfile. Além disso, a passagem do Grupo I pela avenida, teve também participação da Guarda Civil Municipal (GCM), que fez um bonito espetáculo.
A GCM levou ao conhecimento da comunidade alguns eixos da atuação diária na proteção do patrimônio público municipal, Ronda Maria da Penha, Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) e manutenção da ordem pública. Houve ainda, o desfile hipomotorizado com o Esquadrão da Polícia Montada da PM, viaturas militares e unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).
Ao avaliar a expressiva participação popular no Desfile Oficial do Dia da Independência do Brasil, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), enfatizou o quanto a festa cívica do 7 de Setembro é importante para que o povo brasileiro possa expressar o seu amor pela pátria e a luta pela permanente construção e manutenção das liberdades e independência.
“Mesmo com a ameaça de chuvas, a população itabunense não se intimidou e veio às ruas para celebrarmos juntos esta data que neste ano de maneira especial traz uma importância singular para nós baianos, quando comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Portanto, quero parabenizar aos organizadores e a todos e todas que protagonizaram este belo espetáculo do 7 de Setembro em Itabuna”, afirmou o prefeito.
Já o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Robson Farias, destacou a participação dos militares no desfile que é um dia de festa para as corporações militares que têm a oportunidade de expressar a contínua prontidão na manutenção da ordem e defesa da população.
“É um momento que nos unimos com para celebrar nos confraternizarmos com a nossa comunidade comemorando a nossa conquista da independência. Isto é motivo de muito orgulho e alegria para nós da Polícia Militar”, arrematou o comandante.
Já a secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa agradeceu à equipe do Departamento de Projetos Integrados que construiu um belo espetáculo neste dia de festa comemorativa do Dia Sete de Setembro. “Estamos felizes e gratos à dedicação das pessoas que construíram esta linda festa em homenagem ao Dia da Independência do Brasil que teve na Bahia sua consolidação. Por isso, a nossa satisfação em comemorar o bicentenário do Dois de Julho”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário