> TABOCAS NOTICIAS : Para produzir alimentos no Brasil, trabalhadores pedem redução de juros

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Para produzir alimentos no Brasil, trabalhadores pedem redução de juros

Taxas para a agricultura familiar estão em 4% ao ano no país
Foto: EMBRAPA/Divulgação
Durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 para a Região Nordeste do Brasil nesta segunda-feira (17), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) pediu a redução dos juros para financiar a produção de alimentos no país. Atualmente, os juros estão em 4% ao ano para empréstimos destinados à produção de pequenas unidades produtivas, a chamada agricultura familiar.

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente da Contag, Aristides Santos, elogiou os avanços no atual plano, que aumentou em 34%, se comparado à safra anterior, o total de recursos destinados ao crédito para o setor, fixado em R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de 2023/2024. Mas, para o representante dos trabalhadores na agricultura, é preciso reduzir os juros.

A Contag havia solicitado uma taxa de juros de 2% ao ano para produção de alimentos como arroz, feijão, mandioca, tomate, leite e ovos, entre outros. O Plano Safra da Agricultura Familiar lançado no final de junho deste ano pelo governo federal reduziu de 5% para 4% ao ano os juros do programa. De acordo com o presidente da Contag, é possível baixar mais os juros ainda nesta safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário