> TABOCAS NOTICIAS : Professora ensina português de graça a imigrantes que procuram emprego no Brasil

domingo, 6 de novembro de 2022

Professora ensina português de graça a imigrantes que procuram emprego no Brasil

A professora ensina português e dá assistência para imigrantes que buscam emprego no Brasil 
- Foto: arquivo pessoal
Cada um pode ajudar com as fermentas que têm! E é isso que faz uma professora de Santa Catarina. Anelede Feuzer ensina português para haitianos e venezuelanos que procuram emprego no Brasil.

E ela faz isso de graça, por amor ao próximo, há quase sete anos, em Brusque, no interior do estado. Mais de 300 alunos já passaram pelo curso da Anelede.

E o resultado do trabalho logo apareceu. Vários imigrantes aprenderam a falar nossa língua e conseguiram emprego no município, que é considerado um polo industrial com muitas oportunidades.

Turma especial
A ideia de ajudar os imigrantes começou com a irmã da professora, Marilande Feuzer. Ela é empresária e passou a receber diversos imigrantes em busca de um emprego. Ela precisava de funcionários, mas, infelizmente, as pessoas não compreendiam o que ela falava.

A empresária então sugeriu que Anelede iniciasse um projeto para ensinar o idioma a essas pessoas, para que conseguissem se comunicar de maneira mais fácil. “Em um primeiro momento eu pensei ‘meu Deus, é muita coisa”, disse Marilande.

Foi assim que a professora passou a ensinar o nosso idioma para os imigrantes. As turmas hoje têm 20 pessoas que se reúnem todas as quintas-feiras à noite na escola Araújo Brusque, no bairro São Luiz.

Começou sem apoio
No início, Anelede não tinha apoio, mas a imensa força de vontade fez o projeto dar certo ao longo dos meses.

“Não tinha mesa, cadeira, quadro, material nenhum para poder trabalhar. Eu fui atrás e consegui 20 mesas, 20 cadeiras, lápis, borracha, cadernos, livros, tudo o que eu precisava”, recorda a professora.

Ela buscou doações nas escolas do município, algumas inclusive que estavam reformando e não usariam mais aqueles itens. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário