> TABOCAS NOTICIAS : SALVADOR-BA: Criado em 1735, Colégio Nossa Senhora das Mercês fecha as portas, após 287 anos de história

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

SALVADOR-BA: Criado em 1735, Colégio Nossa Senhora das Mercês fecha as portas, após 287 anos de história

A decisão foi comunicada em uma reunião de pais online, realizada na última terça-feira (18)
Foto: Reprodução/Google Street
O Colégio Nossa Senhora das Mercês, referência pela sua história e seu ensinamento baseado nos valores católicos, anunciou que encerrará as atividades escolares após o fim deste ano letivo. A decisão foi comunicada em uma reunião de pais online, realizada na última terça-feira (18). A unidade escolar deixa um importante legado na vida da ex-aluna, Lorena Nascimento, que estudou no local, nos anos de 1999 a 2002. Via bahia.ba

“Acho que o principal legado que eu trouxe para a minha vida adulta foi questão do servir. Servir ao outro, servir a quem precisa, do cuidar do outro, além do respeito com o outro. A minha postura foi moldada com os ensinamentos de casa e também com o que aprendia nas Mercês”, declarou.

Nas redes sociais da instituição, alunos e pais compartilharam fotos com mensagens saudosas do colégio que existe há 287 anos. Um dos ex-estudantes compartilhou a notícia seguida de um texto cercado de nostalgia e agradecimentos.

“Ser aluno por diversos anos e receber essa notícia não é fácil, minha infância foi nesse colégio maravilhoso qualificado para essa área. O fim de uma era que vai se eternizar nas lembranças de todos que estudaram ali”, escreveu nas suas redes, marcando os amigos que fez dentro da unidade escolar. “Um pouco dos amigos que mantenho contato ainda, saiba que nossa história ainda permanecerá nos nossos corações! Vocês são muitos especiais”, concluiu.

Os boatos do encerramento da unidade acontecem desde 2014, e em 2022 se tornou realidade. A ex-aluna Sanny Santana revelou que nunca esperou que “este dia realmente chegasse”. O sentimento de tristeza e indignação tomaram conta de Sanny ao falar sobre assunto.

“O que mais me chocou foi o fato de deixarem acabar uma instituição que existe desde 1735. É triste saber que os ex-alunos que tanto gostam dessa escola não poderão levar seus filhos para lá um dia. […], acredito que alguma intervenção deveria ter sido feita, ela não poderia ter chegado a ponto de fechar”, falou.

O presidente do Sindicato das Escolas Privadas da Bahia (SINEPE-BA), Jorge Tadeu Coelho, lamentou. “Sentimos o fechamento da escola. Fechar uma escola neste país é uma grande perda. O Colégio Nossa Senhora das Mercês tem uma história importante na cidade de Salvador. Já atendeu públicos diversos, desde moças na classe média alta até tornar-se uma escola mista”.

Já Lorena, falou bastante emocionada sobre o fim da escola. “Eu estou extremamente arrasada! Passei o dia lembrando de tudo o que vivi naquele colégio, os amigos que tenho, as pessoas queridas que encontro. É frustrante saber que um colégio do porte e importância que é as Mercês para a sociedade baiana, vai fechar. Foi uma notícia que entristeceu todos os ex-alunos”.

Tadeu, gestor do SINEPE-BA, ainda acredita que o encerramento da escola é fruto da mudança de ocupação da geografia de Salvador. “Entendemos como fator de muita relevância a mudança na dinâmica de ocupação do espaço geográfico da nossa cidade […], se a população se desloca as escolas também precisam se movimentar como tem feito”, concluiu.

Em contato com a equipe do bahia.ba, a funcionária Noêmia confirmou o fechamento da unidade localizada na Avenida Sete de Setembro, porém não deu detalhes sobre o motivo do encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário