> TABOCAS NOTICIAS : OMS considera cedo para estabelecer se Ômicron tem maior transmissibilidade

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

OMS considera cedo para estabelecer se Ômicron tem maior transmissibilidade

Foto: Divulgação
Apesar de detectada em 57 países, a variante Ômicron ainda representa um índice baixo dos casos de Covid-19 no mundo. Mais de 99% dos casos continuam a ser causados pela Delta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora a nova cepa do coronavírus esteja se disseminando rapidamente pela África do Sul, ainda é cedo para tirar conclusões sobre a sua transmissibilidade ou o impacto no combate à pandemia em nível global.

Na África do Sul, onde a Ômicron foi registrada pela primeira vez, a incidência continua a aumentar, tendo sido notificados 62.021 novos casos entre 29 de novembro e 5 de dezembro - um aumento de 111% em relação à semana anterior, de acordo com o último relatório epidemiológico da OMS. Até agora, segundo o mesmo documento, já foram detectados casos da variante em 57 países.

"Considerando, no entanto, a circulação predominante da variante Delta em muitos países, particularmente na Europa e nos Estados Unidos, é muito cedo para tirar qualquer conclusão sobre o impacto que a Ômicron terá na epidemiologia global de covid-19", esclarecem os especialistas no relatório divulgado nessa quarta-feira (8) pela OMS.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças estima que essa variante mais recente se torne dominante na Europa nos próximos meses. Porém, os especialistas consideram que é necessária mais informação para verificar se a Ômicron é mais infeciosa do que as outras estirpes ou se as vacinas poderão ser menos eficazes.

"Embora pareça haver provas de que a variante Ómicron pode ter uma vantagem de crescimento sobre outras em circulação, não se sabe se isso significa que tem maior transmissibilidade", acrescenta o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário