Série retrata a história da formulação coletiva do Estatuto da Criança e do Adolescente
Com cinco episódios, produção apoiada pelo Itaú Social irá ao ar às segundas-feiras no Canal Futura e mostrará entrevistas de pessoas que ajudaram na criação do documento.
Toda segunda-feira, às 23h45, é exibido no Canal Futuraa a série “Origens do ECA”. O programa abordará a luta pela formulação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por meio de entrevistas com pessoas que participaram de sua elaboração.
Com 31 anos de existência, o ECA se consolidou como o principal instrumento de construção de políticas públicas para defender e promover os direitos de crianças e adolescentes, criando os conselhos tutelares, no âmbito municipal, os conselhos dos direitos, nos três níveis de governo, além de diretrizes de atendimento.
“O ECA é uma lei federal, dentre outras, que aponta para o país que sonhamos, que queremos e que estamos construindo dia a dia. Mas essa lei possui uma especificidade, porque foi formulada de maneira democrática. Foram ouvidos os movimentos sociais e diferentes atores e atrizes sociais presentes na redemocratização dos anos 80. Resgatar essa história embebida de democracia no atual momento do país é muito importante”, comenta o psicólogo, um dos diretores do projeto e mestre em ciências pela Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Marco José Domenici Maida.
A série foi codirigida por Edson Mauricio Cabral, assistente social e mestre em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que acumula uma trajetória de mais de 20 anos no campo dos direitos humanos da criança e do adolescente.
Serão cinco episódios, cada um retratando uma comunidade que colaborou com a elaboração do ECA, sendo elas a militante, ecumênica, jurídica, internacional e estatal. Compõem os episódios, 11 entrevistas e imagens de filmes, jornais e revistas do final da década de 80 que contarão essa história, contextualizando o momento em que a lei foi elaborada. Não há uma sequência obrigatória. Cada episódio tem seu começo, meio e fim.
O programa foi produzido pela Rompenuve – Direitos Humanos com apoio do Itaú Social e recebe os apoios institucionais da ANDI – Comunicação e Direitos, do FNDCA (Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), IBDCRIA (Instituto Brasileiro da Criança e do Adolescente), MNMMR (Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua), Pastoral do Menor, Projeto Axé e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
As exibições serão às segundas-feiras até o começo de janeiro de 2022, com reprises às terças-feiras, às 15h40 e quartas-feiras, às 13h30.
SERVIÇO:
Série: Origens do ECA
Estreia: Novos episódios toda segunda-feira, às às 23h45
Reprises: Terça-feira, às 15h45, e quarta-feira, às 13h30
Classificação: livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário