O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode se tornar líder da oposição contra o governo Bolsonaro na Casa. Deputados da bancada da Minoria estão articulando a indicação dele ao posto. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Segundo a CNN Brasil, o objetivo seria dar mais protagonismo a Maia e aproximar as legendas de esquerda de partidos de perfil mais independente.
A ideia foi discutida em uma reunião de Maia com a oposição na semana passada. Dois deputados da oposição, Orlando Silva (PCdoB-SP) e Wolney Queiroz (PE), líder do PDT na Câmara, confirmaram as conversas. Para Silva, a indicação faz parte de uma estratégia para mudar o perfil da liderança da maioria.
“A oposição é diferente da minoria no parlamento. O que se discutiu foi que a liderança da oposição ficasse com um partido frontalmente contra o governo, mas a minoria poderia incluir gente que nem é base do governo, nem oposição”, contou o parlamentar do PCdoB.
Líder do PDT na Câmara, o deputado Wolney Queiroz (PE) disse que a articulação ainda está em debate, mas avaliou que ela “é inteligente”, porque manteria a oposição próxima das siglas de centro que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) ao comando da Casa.
Segundo Silva, Maia “não disse nem que sim, nem que não”. O ex-presidente da Câmara só pretende tomar uma decisão após consultar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de se desfiliar do DEM por “justa causa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário