por Thales Guaracy
País precisa de reformas urgente - A começar por mudanças éticas
Estruturas de todos os poderes apodreceram ao longo das últimas décadas
A Operação Lava Jato vai sendo desmontada em Curitiba e perdeu credibilidade, com a revelação dos diálogos e meandros que permearam as ações do ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro e a tropa de procuradores –especialmente, mas não unicamente, no caso do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Rafaela Biazi/Unsplash
Contudo, essa virtual falência da maior operação anticorrupção já vista no país, à altura da própria corrupção, não pode servir de pretexto ou escada para reabilitar corruptos, nem a corrupção, em si.
Em que pese a necessidade do julgamento justo, devido a todos, o desmoronamento da Lava Jato, sem trocadilho, mostra apenas que a Justiça brasileira precisa da mesma limpeza que o resto.
É o modus operandi nacional que precisa de uma Lava Jato ampla, geral e irrestrita. Aplica-se a boa parte da elite brasileira, na qual se incluem os nossos homens de Justiça.
Esse comportamento desviante começa pelo empresariado, que prefere não correr risco algum, vivendo à sombra do Estado, e acomodou-se a um sistema que passou a devorá-lo.
A degeneração contamina a classe política, que deturpou e adulterou os princípios da Constituição Cidadã de 1988. Subvertendo a ideia original, que era proteger a democracia contra ditadores de ocasião, entregou poderes ao Legislativo que o transformaram num chantagista do Executivo e um grande balcão de negócios. Leia mais em https://www.poder360.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário