Fotos: Secom-PMS | Cleia Viana/ Ag. Câmara | Montagem: Paulo Victor Nadal/ BN
O presidente nacional do DEM, ACM Neto, tenta convencer o ex-presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), a ficar no partido. A missão, entretanto, é difícil, já que o parlamentar culpa o ex-prefeito de Salvador pelo abandono do partido à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) ao comando da Câmara e alega ter sido traído.
Segundo o jornal O Globo, Maia tem sido aconselhado por aliados a não agir no calor dos acontecimentos. Caso ele saia do DEM, PSDB, Cidadania e PSL são possíveis destinos para o ex-presidente.
A irritação de Maia com o DEM é motivada pela decisão de deputados da sigla de ficarem neutros na disputa entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia, pela presidência. Aliados de Neto, porém, argumentam que o presidente do partido impediu que os deputados aderissem de vez à candidatura de Lira. Eles argumentam que o ex-prefeito agiu para minimizar a exposição de Maia na corrida, visto que os deputados tinham assinaturas suficientes para migrar para o bloco rival.
O desembarque do DEM é visto como um dos motivos para a votação expressiva de Arthur Lira, que venceu a eleição na Câmara em primeiro turno, com 302 votos. Isso foi encarado pelos deputados como uma derrota simbólica de Maia Ainda conforme a publicação, o presidente do DEM procurou Maia por mensagem após a eleição. A conversa foi cordial, mas interlocutores avaliam que a relação entre os dois está desgastada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário