Carreatas pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), organizadas por movimentos de esquerda, voltaram a tomar as ruas de capitais neste domingo (31).

Os protestos deste domingo também tiveram o apoio de partidos da oposição, como PT e PSOL.
Em São Paulo, a carreata pelo “Fora, Bolsonaro” se concentrou às 9h, na na Praça Charles Miller, no Pacaembu, e partiu às 10h30 em direção à Assembleia Legislativa.
Com buzinaço e andeiras vermelhas, os carros subiram a av. Angélica. Segundo os organizadores, cerca de 500 carros participaram na capital paulista –protesto menor do que o registrado na semana passada.
O protesto também defendeu a vacinação gratuita para todos e o retorno do auxílio emergencial. A condução da pandemia pelo governo Bolsonaro, que minimiza a doença, é apontada como a principal razão para o impeachment.
Até o sábado (30), os organizadores haviam contabilizado mais de 56 cidades com carreatas confirmadas.
Em Brasília, os carros percorreram a Esplanada dos Ministérios e houve discursos em frente ao Congresso Nacional. Ali também foi feito um protesto teatral contra a atuação de Bolsonaro na pandemia e a falta de oxigênio.
“A gente não vê outra saída para a solução da crise que não seja o impeachment de Bolsonaro”, diz o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que participou do ato. *Bahia Notícias
Também houve protesto pela manhã na zona sul do Rio de Janeiro. Com bandeiras e faixas, os manifestantes usavam bicicletas, motos e carros durante o ato.
A carreata começou por volta das 11h, na Glória, passou pela orla de Copacabana e foi até o Aterro do Flamengo. Os veículos seguiram pelas ruas até pouco antes das 14h e fizeram vários buzinaços.
A mobilização é do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e tem caráter nacional: “Já é hora de dar um basta na política genocida do governo Bolsonaro e de seus lacaios neoliberais que abandonam a população à míngua em plena pandemia da COVID-19, fazendo ‘corpo mole’ para compra de insumos básicos hospitalares como oxigênio e vacinas”, disse um trecho da convocação do movimento nas redes sociais.
Segundo o sindicato, cerca de 800 carros participaram da menifestação na capital. Outras carretas da categoria petroleira também ocorreram, simultaneamente, em cidades do interior, Baixada Fluminense e região metropolitana do Rio neste domingo. *Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário