Impasse prejudica trabalhos da classe
Nesta quinta-feira (11), o presidente da Associação dos Provedores de Internet do Interior da Bahia, Adson Moreno, procurou a equipe de reportagem do Verdinho Itabuna, em nome de seus colegas de profissão, para oferecer denúncia de uma grave situação que se estabelece já há algum tempo e que cria expressivo impasse nas atividades dos profissionais desse ramo.
Além das grandes empresas que oferecem serviço de internet, como Oi, Claro, Vivo, Tim, etc, existem também, e igualmente legais, devidamente regulamentados, os provedores locais, cuja estrutura empresarial é de menor porte, mas o atendimento e o relacionamento com o cliente costumam ser mais eficientes e personalizados.
De acordo com os relatos de Adson, a Coelba recusa-se, ou ao menos, protela, a efetivação de contratos com esses profissionais, que por sua vez, já possuem licença para atuar, junto à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. Muitos contratos estão parados, e os empresários locais, reunidos, buscaram ajuda junto à Prefeitura, ao Governo do Estado, para que interviessem junto à Coelba, mas até agora nada foi feito em favor da situação.
Para agravar o caso, funcionários da Coelba têm sido designados para retirar dos postes pela cidade, o equipamento dos provedores locais, prejudicando diretamente o serviço oferecido aos clientes. Os servidores da empresa Conecta, que terceiriza os serviços da Coelba em Itabuna, alegam falta de contrato, sendo que, é a própria Coelba quem procrastina o fechamento dos acordos contratuais.
Ainda de acordo com Adson, a Coelba não responde aos e-mails enviados pela classe, não atende às ligações telefônicas, não dá nenhum tipo de retorno formal e nem mostra interesse em solucionar o caso. Com o sinal de internet interrompido, os clientes passam a procurar as empresas de grande porte, isto é, afeta a economia local e o digno trabalho destes profissionais.
Os associados formalizaram essa situação em diversos níveis, pedindo uma solução rápida para que possam exercer suas atividades profissionais. O clima tem se tornado cada vez mais tenso, porque os representantes destes provedores de internet tentam impedir que os funcionários da Coelba subam nos postes para retirar o equipamento, enfim, uma situação que está cada vez mais crítica, e que requer um olhar diferenciado à quem compete. O Verdinho Itabuna, claro, faz sua parte jornalística, sendo um canal para este e outros tipos de denúncia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário