Só Notícia Boa**Teste popular da USP - Foto: Karla Castro / USP
Pesquisadores da USP, Universidade de São Paulo, desenvolveram um teste popular capaz de detectar Covid-19 em apenas 10 minutos. O teste custa até cinco vezes menos que a média de mercado.
O denominado “Teste Popular de COVID-19” poderá ser vendido por cerca de R$ 30 assim que o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for obtido. O preço médio dos similares de mercado está em torno de R$ 140.
Ele foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC) e da startup paulistana Biolinker, com apoio da FAPESP.
A tecnologia poderá ser facilmente adaptada para as novas variantes virais, se necessário, disse o professor do IQSC-USP Frank Crespilho, coordenador do estudo, à Agência FAPESP.
Para baratear a produção, os pesquisadores otimizaram a quantidade de insumos utilizados e desenvolveram uma tecnologia baseada em nanopartículas que facilita a identificação dos anticorpos.
“Nós conjugamos uma nanopartícula de ouro [que dá a cor avermelhada às bolinhas] a um pedaço da proteína spike do SARS-CoV-2, que é reconhecido pelos anticorpos humanos. Esse bioconjugado é aproximadamente 1 milhão de vezes menor do que um fio de cabelo”, explicou Crespilho.
Como funciona
O dispositivo funciona de forma semelhante à dos testes rápidos já disponíveis nas farmácias.
Ao analisar uma gota de sangue do usuário, ele identifica a presença de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), produzidos ainda na fase aguda da doença (em média dez dias após o início dos sintomas).
Quando isso acontece, duas bolinhas avermelhadas aparecem no leitor. Mais em https://www.sonoticiaboa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário