Segundo farmacêutica, doses estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo.
Foto: Secom/PMS
A farmacêutica AstraZeneca divulgou hoje (26) um posicionamento sobre a venda de doses da sua vacina contra a Covid-19 para o setor privado. Na nota, a empresa informou que, por ora, não tem condições de vender doses para esse segmento.
“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility [consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)], não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, disse a farmacêutica.
A vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, teve o uso emergencial autorizado no Brasil. O governo federal fez um acordo para obter 100 milhões de doses desse imunizante, mas as doses para o setor privado não estão nesse acordo.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro disse ter assinado uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca por empresas do Brasil.
“Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo.
No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado.
Como parte do nosso acordo com a Fiocruz, mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca (AZD1222) estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o Governo Federal.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário