A iniciativa se dá porque a partir deste ano este tipo de propaganda está expressamente proibida pela Justiça Eleitoral.
Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Como medida de enfrentamento de “comportamentos inautênticos” durante as eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta semana, um formulário online no qual a população pode denunciar disparos de mensagens em massa feitos através do WhatsApp.
A iniciativa se dá porque a partir deste ano este tipo de propaganda está expressamente proibida pela Justiça Eleitoral. Além disso, os termos de uso do próprio aplicativo vedam o envio de mensagens em massa e o WhatsApp se comprometeu a investigar as denúncias e desativar contas suspeitas, além de enviar as informações ao TSE.
A proibição visa desestimular o uso de robôs e contas falsas para promover campanhas de ódio, que segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário