> TABOCAS NOTICIAS : O que é pagamento instantâneo? Entenda como funciona a nova tecnologia

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O que é pagamento instantâneo? Entenda como funciona a nova tecnologia

Modalidade vai funcionar 24 horas por dia e pode substituir TED, DOC e cartão físico
Por Paulo Alves, para o TechTudo
Com a chegada do pagamento instantâneo ao Brasil, o cartão de crédito físico e as transferências bancárias tradicionais poderão ter fim. O projeto do Banco Central, anunciado no final de 2018, visa criar uma modalidade de transações eletrônicas rápida, disponível 24 horas pelo celular e aceita em qualquer estabelecimento no país.

Com custo mais baixo e compensação em poucos segundos, a novidade tem o propósito de substituir, gradativamente, as transferências por DOC ou TED. Bancos, bandeiras de cartão e fintechs apoiam a iniciativa e se preparam para aderir à plataforma desenvolvida pelo BC, cujos testes começam em fevereiro. Veja, a seguir, tudo o que se sabe até o momento sobre a nova forma de pagar e transferir valores.

Pagamento instantâneo vai funcionar via QR Code 24 horas por dia, sete dias por semana — Foto: Divulgação/Itaú

O que é pagamento instantâneo
O pagamento instantâneo será um meio de liquidação de valores feito de forma eletrônica em tempo real entre instituições financeiras. A operação funcionará em uma plataforma unificada, chamada de Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), desenvolvida e gerida pelo Banco Central. Ao contrário de transferências bancárias comuns, será preciso apenas de um dado identificador para realizar a transação, como CPF, e-mail ou celular. Leia mais em https://www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário