O ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou que irá conversar com o presidente Jair Bolsonaro, a respeito do Bolsa Família.
A ideia do ministro é combater as fraudes do programa através do acesso ao Imposto de Renda (IR) dos beneficiários.
“Eu devo falar com o presidente Bolsonaro nesta semana sobre uma proposta para combater fraudes no Bolsa Família. Hoje, temos dificuldades em ter acesso a dados de renda das famílias que recebem o benefício.
Se tivermos a autorização para ter acesso aos dados deles de declaração de Imposto de Renda, a checagem seria quase que automática e reduziria as irregularidades no programa”, afirmou Osmar Terra.
Segundo o ministro, se Bolsonaro acatar sua estratégia, ele irá enviar um Projeto de Lei nesse sentido ao parlamento.
Atualmente o Ministério da Cidadania não tem controle sobre a renda das famílias que recebem o Bolsa Família, pois essa parte fica a cargo do gestor local, que repassa as informações de sua cidade ao Ministério.
Com a avaliação do IR, as fraudes iriam baixar. Na medida em que uma família beneficiária do programa não deveria fazer a declaração.
“Eu acredito que os parlamentares vão aprovar, afinal quem recebe Bolsa Família é isento de IR. Se encontrarmos alguém com renda mais elevada neste cruzamento, o controle de fraudes ficaria bem mais eficaz”, explicou o ministro. Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário