Foi publicada no Diário Oficial da União a transferência de três auditores fiscais federais agropecuários da Ceplac no Espírito Santo para os quadros da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Agricultura-Mapa.
A transferência pode significar o início da “operação desmonte” na Ceplac, orgão que nas décadas de 60, 70 e 80 do século passado, foi considerada fundamental para o desenvolvimento do Sul da Bahia.
O setembro de 2019, foi publicado o Processo nº 21000.065189/2019-74, que determina o remanejamento de todos os auditores e técnicos agropecuários da Ceplac para a Secretaria de Defesa Agropecuária.
Na época, várias entidades, encabeçadas pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira se mobilizaram e uma audiência pública chegou a ser realizada em Brasília, para tentar reverter o processo de sucateamento da Ceplac. Parte a estrutura do Centro de Pesquisas do Cacau/Cepec, na rodovia Ilhéus-Itabuna já é utilizada por pesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário