Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
A Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu à Zeus Mineração Ltda os direitos de exploração do minério manganês, em uma área de 970 hectares, em Caetité, a 100 km de Brumado.
A Bahia Mineração (Bamin) havia sido escolhida no processo inciado em 2011 e concluído em 2015, mas, após análise do recurso da concorrente quase cinco anos depois, a ANM decidiu alterar o resultado do procedimento.
O processo de concessão está sob a mira da Operação Terra de Ninguém, deflagrada pela Polícia Federal no início de 2019. De acordo com a Agência Sertão, a Zeus Mineração questionou diversos pontos da avaliação realizada pela Superintendência Regional do extinto DNPM (atual ANM), após ficar em segundo lugar no processo.
Na reavaliação realizada pela ANM em Brasília, a Zeus conseguiu aumentar a sua pontuação e superar a Bamin nos critérios estabelecidos para exploração do manganês no local. Nesta semana, a Diretoria Colegiada da ANM referendou a decisão e ainda citou o ofício no qual a PF destaca a existência de “fortes indícios de ocorrência de atos ilícitos para beneficiar empresa classificada em primeiro lugar”, com base em investigações da “Terra de Ninguém” contra servidores da ANM no Estado. O órgão entendeu que a Zeus apresentou projeto mais consistente do ponto de vista técnico e socioeconômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário