Imagem: NHK
Um tufão, espécie de ciclone tropical maduro, atingiu o leste e o centro do Japão na noite de sábado (12) e na manhã deste domingo. Chamado de Hagibis, o tufão matou pelo menos 10 pessoas, deixou 90 feridas e outras 16 estão desaparecidas.
Segundo o G1, o ciclone foi acompanhado por chuvas com intensidade "sem precedentes", avaliam meteorologistas japoneses. Ele causou inundações e deslizamentos de terra, o que deixou quase meio milhão de casas sem energia. A expectativa agora é de que o tufão saia para o mar na noite de hoje, depois de passar pela ilha de Hokkaido, no norte do país.
Diante desse quadro, o primeiro-ministro Shinzo Abe convocou uma reunião de emergência com os demais ministros e encaminhou o responsável pela gestão de desastre para as áreas mais afetadas. Além disso, uma força-tarefa foi instaurada para a resolução dos danos.
"O governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para cooperar com as agências relevantes para restaurar os serviços o mais rápido possível", declarou Abe.
A NHK, emissora pública do Japão, informa que as 10 mortes foram registradas em Chiba, Gunma, Kanagawa e Fukushima. Uma das vítimas fatais é um homem de 60 anos, encontrado em um apartamento inundado em Kawasaki.
Nenhum comentário:
Postar um comentário