> TABOCAS NOTICIAS : MPF de Sergipe aciona governo federal por falta de esforços para conter óleo

sábado, 12 de outubro de 2019

MPF de Sergipe aciona governo federal por falta de esforços para conter óleo

Foto: Adema/Governo de Sergipe
O Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe ajuizou uma ação nesta sexta-feira (11) para que o governo federal seja obrigado a adotar medidas efetivas de proteção do litoral sergipano em um prazo de 24 horas.

As manchas de óleo começaram a aparecer no dia 2 de setembro, em praias da Grande Recife, e depois se espalharam por toda a região. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), 156 praias já registraram aparecimento de manchas em 71 municípios dos nove estados da região. Em Sergipe, são ao menos 15 pontos afetados.

Segundo o autor da ação, o procurador da República Ramiro Rockenbach, o poder público “não está empregando todos os esforços necessários para minimizar os danos causados pelo derramamento de óleo”. A ação tem como foco as áreas mais sensíveis, como unidades de conservação, pontos de captação de água, mangues e a foz do rio São Francisco.

No entendimento do MPF, como não se sabe a causa nem as responsabilidades do acidente, cabe à União a tarefa de proteção do meio ambiente e da saúde da população.

Em caso de descumprimento, o MPF requereu que a Justiça Federal estabeleça multa diária de R$ 1 milhão.  *Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário