Uma programação especial nesta quinta-feira (27) marcará os 20 anos de fundação de uma das maiores instituições de saúde da região: o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães em Itabuna (HBLEM). A programação será aberta às 10 horas da manhã, com um culto ecumênico, seguido de uma homenagem ao prefeito Fernando Gomes, que idealizou, construiu e inaugurou o hospital, no dia 27 de setembro de 1998, com recursos do próprio município.
Ainda na sequência, haverá a entrega de novos lençóis arrecadados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do projeto “Amigas do Base”. A programação contará com a presença de secretários, diretores e servidores municipais, além de convidados.
Mantido pela Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI), o HBLEM tem seu financiamento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento a pacientes de Itabuna, de outros 160 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia e também de outras regiões do país. O prefeito Fernando Gomes lembra que, por Itabuna ser cortada pelas principais rodovias federais, as BRs 101 e 415, e o que a unidade é exclusiva de urgência e emergência, o hospital jamais negaria atendimento a pessoas vindas de outros estados, quando se tornam vítimas de acidentes que ocorrem nessas estradas federais.
Só no segundo semestre do ano passado, o HBLEM recebeu cerca de 36.753 pacientes atendidos entre as unidades do Pronto Socorro, ambulatório/área diagnóstica, internações com procedimentos de urgência/emergência e eletivos, além de cirurgias nas áreas de: clínica cirúrgica, ortopedia e traumatologia, bucomaxilofacial, neurocirurgia e cirurgia vascular.
O prefeito Fernando Gomes destacou ainda a participação da sociedade civil organizada, que tem contribuído ao longo do tempo para o funcionamento da unidade hospitalar. Ele cita, por exemplo, a enfermaria B que foi instalada no ano passado, com os recursos de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, lembrando que a juíza do Trabalho, Eloína Maria Barbosa Machado, é uma pessoa preocupada com as questões sociais, principalmente na área de saúde “e possui uma visão humanista e benéfica à população itabunense e regional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário